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Aula VII – Instrumentos de coleta de registros Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I.

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Apresentação em tema: "Aula VII – Instrumentos de coleta de registros Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I."— Transcrição da apresentação:

1 Aula VII – Instrumentos de coleta de registros Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

2 Instrumentos de coleta de registros São as ferramentas que usamos para coletar informações sobre o universo pesquisado. Nos interessaremos aqui pelos seguintes instrumentos de coleta de registros: Testes de conhecimento; Questionários; Entrevistas; Opiniários. de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS 2

3 É uma boa ferramenta para averiguar o domínio do aluno de certo conteúdo em certo nível de competência cognitiva. Não serve como ferramenta para avaliar opiniões, percepções, atitudes. Construindo um teste de conhecimentos de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

4 Um bom teste avalia um conjunto coeso de conteúdos, utilizando um mesmo tipo de questão e avaliando um único nível cognitivo. Construindo um teste de conhecimentos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Somente com esta condição satisfeita, a construção de um escore total do teste, obtida pela soma dos escores individuais dos itens, tem sentido.

5 Todo teste deve ter sua fidedignidade calculada antes de ser usado na pesquisa !!! Construindo um teste de conhecimentos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Sobre o cálculo da fidedignidade de testes veja a Aula 9.

6 Construindo um teste de conhecimentos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Tipologia Quanto ao tipo de questão. Quanto ao tipo de competência cognitiva

7 Construindo um teste de conhecimentos (cont.) Dimensão Tipo de Questão de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Tipologia quanto ao tipo de questão Resposta Livre Solução de Problemas Solução de Problemas Múltipla Escolha Simples Múltipla Escolha Simples Múltipla escolha com somatória Múltipla escolha com somatória Lacunas Evocação Associação Gráficos Tabelas

8 Construindo um teste de conhecimentos (cont.) Dimensão Função Cognitiva de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Função Cognitiva Enunciação Compreensão Aplicação Avaliação Análise Síntese

9 Colocamos em cada célula o número de questões. A tabela de especificação: Construindo um teste de conhecimentos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Função Cognitiva ConteúdosEnunciaçãoCompreensãoAplicaçãoAnáliseSínteseAvaliação Listamos nesta coluna os conteúdos do teste. Colocamos em cada célula o número de questões. Listamos nesta coluna os conteúdos do teste.

10 Considere a extensão do teste: considere as habilidades exigidas para que os respondentes consigam sucesso no teste. Selecione o número de questões e a área do conteúdo a ser coberta pelo teste de acordo com isto; Considere o número de testes no período sendo avaliado: não há uma receita de quantos testes devem ser aplicados, entretanto um aspecto deve ser salientado: resultados de pesquisa mostram que quanto maior o número de testes aplicados, maior será correlação entre os resultados obtidos nos testes objetivos e os resultados obtidos em testes dissertativos. Um bom número seria algo em torno de quatro testes por semestre; Considere o nível de dificuldade: cada questão do teste deve ser classificada, por quem constrói o teste, de acordo com o nível de dificuldade que apresenta. Outros cuidados com testes objetivos de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

11 O aconselhável é que o teste comece por questões de baixo nível de dificuldade e vá em um crescendo até as questões de nível mais elevado. Construindo o teste dessa forma, a autoconfiança dos respondentes é reforçada. Uma estimativa que pode ser feita quanto ao tempo necessário à resolução de uma questão pode ser calculada nas seguintes bases: uma questão de nível 1 leva aproximadamente dois minutos para ser respondida e uma de nível 6 algo em torno de oito minutos; Providencie as fórmulas: com esse procedimento a memorização pura e simples é desencorajada; Uso de símbolos: o uso de símbolos tais como,,, etc. e possíveis respostas envolvendo, arcos, etc. exigirão algo mais que a simples manipulação de números para obter a resposta correta; Outros cuidados com testes objetivos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

12 Escolha não aleatória das respostas corretas: evite a possibilidade de que a manipulação aleatória de números possa levar à resposta correta. As opções de um teste devem sempre fazer sentido para o aluno. Procure seguir a lógica dos alunos na hora de construir as opções de um teste. Por exemplo, em um teste que solicite aos alunos o valor de x a partir da equação do primeiro grau: x = 5y + 1 para y=2 a resposta x=12 deve estar presente. Ela é obtida a partir de um erro, muito frequente dos alunos, que consiste em somar os coeficientes e depois substituir o valor de y; Outros cuidados com testes objetivos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

13 Evite o uso de fatores ''1'' e ''2'': a multiplicação ou divisão por 1 leva ao mesmo resultado. Com o fator 2 a mesma resposta pode ser obtida pela soma ou multiplicação pelo fator; Número de respostas por questão: aqui há um compromisso entre a escolha mínima (teste tipo verdadeiro ou falso) e um número tão grande de escolhas que fique impraticável responder ao teste. Um número razoável é cinco escolhas por questão; Número de respostas corretas por questão: evite mais que uma resposta correta por questão (exceto se a opção for por questões de múltipla escolha com somatória). Outros cuidados com testes objetivos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

14 14Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

15 Resposta Livre de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Avaliam ao estabelecimento de relações entre os aspectos fundamentais da disciplina. Avaliam a capacidade criadora. Avaliam a capacidade de organização. Avaliam a capacidade de julgamento. Avaliam a compreensão e aplicação de princípios Características

16 Resposta Livre (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Subjetividade de julgamento. Tempo necessário para a sua correção. Desvantagens

17 Resposta Livre (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Cuidados Definir no enunciado da questão o assunto que deve ser tratado na resposta. Possibilitar respostas dentro do tempo disponível. Formular questões em linguagem correta e técnica sempre que possível de modo a evitar falsas interpretações. Selecionar questões que exijam raciocínio ou conhecimentos importantes. Sugerir ao estudante que evite começar a escrever antes de organizar as ideias. Voltar

18 Solução de problemas de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Características Avaliam o conhecimento e aplicação de princípios. Avaliam a capacidade de pensamento reflexivo. Praticamente eliminam a possibilidade de adivinhação ou burla por parte dos estudantes.

19 Solução de problemas (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Cuidados Deixar claro para o estudante quais princípios, leis ou teorias se espera que ele use para resolver determinado problema. Providenciar para o aluno vir munido de todo material necessário à solução do problema. Indicar a forma sob a qual deve ser dada a resposta (esquema, gráfico, enumeração de itens que equacionem o problema, levantamento de hipóteses). Formular o problema de modo claro e conciso fornecendo todas as informações necessárias para a sua completa solução. Apresentar uma situação conhecida pelos alunos, de modo que requeira a descoberta das relações necessárias nela envolvidas. Voltar

20 Múltipla Escolha Simples de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Características Em um só teste, várias partes de um mesmo assunto. Avaliam a retenção de conhecimento. Avaliam a aplicação de princípios e domínio terminológico. Avaliam a capacidade do aluno para organizar e integrar o material estudado.

21 Múltipla Escolha Simples (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Cuidados Evitar a formulação de perguntas que possam ser respondidas sem conhecimento específico do assunto. Tratar de um assunto somente por questão. Dispensar todo o cuidado ao emprego dos artigos o, a, os, as, etc. como palavra final de uma afirmativa introdutória (mal empregados, poderão dar indicações a respeito da resposta). As alternativas apresentadas devem ser plausíveis (escolhemos respostas alternativas à correta que fazem sentido para o aluno). Mudar a posição da resposta certa (definir a posição da resposta correta é por sorteio). Usar linguagem clara e pontuação correta. Voltar

22 Múltipla escolha com somatória de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Semelhantes à escolha simples com as seguintes diferenças: São apresentadas várias asserções sobre um mesmo assunto. Há a possibilidade de que mais de uma asserção seja verdadeira Os números atribuídos a cada resposta devem ser potências de 2. O aluno deve indicar a soma dos itens que considera corretos. Grande vantagem: permite o acerto parcial. Voltar São apresentadas várias asserções sobre um mesmo assunto. Há a possibilidade de que mais de uma asserção seja verdadeira Os números atribuídos a cada resposta devem ser potências de 2. O aluno deve indicar a soma dos itens que considera corretos. Voltar

23 Lacunas de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Verificam a retenção de conhecimentos que devem ser memorizados com exatidão. Características Avaliam o conhecimento de termos técnicos, abreviaturas, pesos e medidas, símbolos, etc.

24 Lacunas (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Cuidados Usar somente um claro, no máximo 2, em cada sentença. Fazer com que a lacuna corresponda a palavras ou expressões que envolvam conhecimentos básicos e essenciais e não a detalhes secundários. Procurar manter os claros, de preferência, no fim da frase. Não reproduzir exatamente as frases usadas no material instrucional sobre o qual o estudo foi feito no enunciado. Voltar

25 Evocação de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Adaptam-se a quase todos os tipos de ensino. Permitem, às vezes, verificar a capacidade do aluno para organizar e apresentar seus conhecimentos em linguagem própria. Cuidados Redigir a pergunta de maneira clara de modo a não deixar dúvidas sobre seu conteúdo. Evitar perguntas que requeiram dissertação. Indicar na pergunta o número exato de itens exigidos na resposta. Organizar perguntas sobre pontos importantes no assunto. Voltar

26 Associação de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Características Avaliam a capacidade do aluno para reconhecer e associar noções e conhecimentos a outros com ele relacionados. Prestam-se para avaliar conhecimento e aplicação de princípios, bem como domínio terminológico. São relativamente fáceis de elaborar. Se a questão não for muito bem construída, muitos itens poderão ser correspondidos pelo processo de eliminação.

27 Associação (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Cuidados Tratar de um só assunto de cada questão. Redigir cuidadosamente os itens, a fim de que o aluno não seja levado a associar a resposta à pergunta, por simples concordância gramatical de gênero e número. Apresentar itens a serem associados em número não inferior a 5 e nem superior a 12. Colocar na coluna da direita (respostas sugeridas) mais elementos o que na coluna (itens a serem associados), para evitar que os dois últimos se associem obrigatoriamente. Voltar

28 Gráficos de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Características Adequadas para a medida de capacidade de discernimento e raciocínio em assuntos de natureza prática. Tipo I: interpretação do problema (o gráfico é fornecido e cabe ao estudante retirar dele as informações pedidas). Tipo II: solução do problema (o estudante constrói o gráfico a partir de dados fornecidos pelo avaliador (tabelas) ou obtidos em alguma atividade. Boas para avaliar se o aluno é capaz de identificar tendências em conjuntos de dados.

29 Gráficos (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Cuidados Evitar gráficos complicados, mal feitos ou imprecisos. Usar sempre gráficos simples, que possam ser reproduzidos com fidelidade. Avaliar a solução do problema sem levar em conta a possível falta de habilidade do aluno para o desenho. Usar folhas sem pauta para as respostas que exijam que o aluno trace o gráfico. Apresentar os problemas de forma objetiva a fim de que as respostas sejam dadas sem palavras explicativas. Voltar

30 Tabelas de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Características Os alunos devem construir ou interpretar tabelas com dados fornecidos pelo professor ou obtidos a partir de alguma atividade prática. Avalia as capacidades de organização, de síntese, de análise, etc. dos alunos. Tipo I - Análise Tipo II - Construção Voltar

31 Nível Cognitivo - Enunciação de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Neste nível o respondente deve ser capaz de repetir enunciar algo. Exige somente a memória. Não implica em compreensão do enunciado. Voltar Verbos utilizados: Escreva, Liste, Rotule, Nomeie Diga, Defina.

32 Nível Cognitivo - Compreensão de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Neste nível o respondente deve ser capaz parafrasear o conteúdo. Exige interpretação e internalização do conteúdo parafraseado. Implica em compreensão do enunciado. Voltar Verbos utilizados: explique, resuma, parafraseie, descreva, ilustre.

33 Nível Cognitivo - Aplicação de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Neste nível o respondente deve ser capaz aplicar o conhecimento na solução de alguma situação prática. Exige os dois níveis anteriores e mais a capacidade de incorporar novas informações. Implica na capacidade de coordenar o conhecimento. Voltar Verbos utilizados: Use, Compute Resolva, Demonstre, Aplique, Construa..

34 Nível Cognitivo - Análise de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Neste nível o respondente deve ser capaz identificar as partes de um todo. O aluno distingue, classifica, e relaciona pressupostos, hipóteses, evidências ou estruturas de uma declaração ou questão. Implica na capacidade de identificar os elementos constituintes de uma totalidade. Voltar Verbos utilizados: Analise, Categorize, Compare, Contraste, Separe.

35 Nível Cognitivo - Síntese de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Neste nível o respondente deve ser capaz compor uma nova totalidade a partir de elementos dados. O aluno cria, integra e combina ideias num produto, plano ou proposta, novos para ele. Implica na capacidade de identificar as relações entre os elementos constituintes de uma totalidade. Voltar Verbos utilizados: Crie, Planeje, Elabore hipótese(s), Invente, Desenvolva.

36 Nível Cognitivo - Avaliação de Metodologia da Pesquisa – Aula 7 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Neste nível o respondente deve ser capaz de avaliar e emitir juízos de valor. O aluno aprecia, avalia ou critica com base em padrões e critérios específicos. Capacidade de argumentação. Implica na capacidade de julgar uma situação levando em conta critérios éticos e morais. Voltar Verbos utilizados: Julgue, Recomende, Critique, Justifique.


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