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Aula II – O Projeto de Pesquisa Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I.

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Apresentação em tema: "Aula II – O Projeto de Pesquisa Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I."— Transcrição da apresentação:

1 Aula II – O Projeto de Pesquisa Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

2 Veja esta apresentação sobre os cuidados com o projeto de pesquisa.esta Cuidados com o projeto de pesquisa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

3 Evento: algo que acontece no mundo (ou é percebido) para o qual buscamos uma explicação racional. Exemplos: Problema de Pesquisa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Uma estrela que explodeUma pirâmide.

4 Como as pirâmides foram construídas? Por que a estrela explodiu? Problemas de pesquisa possíveis de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

5 Conjunto de ações de pesquisa, abordando subproblemas, que visam responder partes do problema de pesquisa geral. Exemplo: Programa de Pesquisa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Qual a composição da estrela? Qual a idade da estrela? Quais reações nucleares acontecem na estrela?

6 Não existe pesquisa sem uma pergunta !!! A questão básica de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

7 Toda Questão Básica é uma pergunta, mas nem toda pergunta é uma questão básica! Questão Básica (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Questão Básica É uma pergunta Indica o seu método de solução (hipótese) É uma pergunta sobre o como e não sobre o porquê.

8 O nosso próprio trabalho de pesquisa, nossa experiência pessoal com o tema; O trabalho dos outros pesquisadores no mesmo campo, divulgado através das revistas científicas. Origens da questão básica de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

9 Hipótese de pesquisa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

10 A estrutura do trabalho científico: O projeto de pesquisa 10Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Edital Órgão de Fomento Órgão de Fomento Projetos de Pesquisa Lança Direcionado a Chamada induzida: Por demanda: Projeto de Pesquisa Órgãos de fomento Direcionado a Fluxo contínuo

11 Informações que devem constar de um projeto de pesquisa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Projeto de Pesquisa Objeto do Projeto Estado da arte da área Referencial Teórico da Pesquisa Procedimentos de Pesquisa Procedimentos de Pesquisa Cronograma Orçamento

12 Partes do Formulário de Pesquisa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

13 Veja também (os artigos estão na área Textos de Apoio): de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Uma análise sobre os objetivos de pesquisa em Educação pode ser encontrada em : LAROCCA, P., ROSSO, A. J. & SOUZA, A.P. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira da Pós-Graduação 2(3), P: 118 – 133; Um análise divertida sobre os obstáculos para concluir um mestrado podem ser vista em CHAM, J. Newtons Three Laws of Graduation. The Stanford Daily, As regras relacionadas às boas práticas científicas recomendadas pela FAPESP podem ser encontradas em FAPESP. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: FAPESP, Uma reflexão sobre a pesquisa em Educação pode também ser vista em Gatti, B. Reflexões sobre questões metodológicas e práticas em pesquisas em Educação. IN: Garcia, W. G. (org.) Bernardete Gatti. Educadora e Pesquisadora. Belo Horizonte: Autentica Editora, (Perfis da Educação) e em Gatti, B. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. IN: Garcia, W. G. (org.) Bernardete Gatti. Educadora e Pesquisadora. Belo Horizonte: Autentica Editora, (Perfis da Educação). Um portal bastante divertido sobre as agruras associadas à obtenção de um título na pós- graduação é Outro portal bastante interessante é o Blog Ciência na Prática (link na página inicial da disciplina).

14 Fim da segunda aula de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

15 Folha de Rosto de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Traz as informações básicas sobre o projeto: Título; Instituição; Dados do Coordenador; Resumo do projeto; Resumo do orçamento do projeto. Um exemplo de folha de rosto. Voltar

16 Introdução de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS O problema é apresentado; O problema é contextualizado; O estado da arte é descrito; A questão básica da pesquisa é colocada. Voltar

17 Justificativa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Traz elementos de convencimento, juízos de valor. Voltar Por que responder a questão proposta é importante? Por que alguém deveria dar dinheiro para financiar este projeto? O que será ganho com a resposta a esta questão?

18 Objetivos e metas de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Objetivo : O que queremos obter com a pesquisa. Exemplo Neste projeto de pesquisa temos por objetivo que os alunos aprendam a redigir projetos de pesquisa; Meta Mensuração dos objetivos, expressa por meio de entidades mensuráveis, quantificáveis ou observáveis. Exemplo Neste projeto de ensino os alunos deverão escrever um projeto de pesquisa completo.

19 Metas Podem ser, também, etapas a serem atingidas em nível intermediário para atingir o objetivo (quantificáveis, mensuráveis, observáveis). Exemplo Objetivo Aprender a escrever um projeto de pesquisa. Metas: Escrever corretamente uma questão básica até o final da primeira quinzena de março; Escrever corretamente uma Introdução até o final do mês de março; Escrever corretamente uma Justificativa até o final da primeira quinzena do mês de abril. Objetivos e metas (cont.) de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Voltar

20 Quais procedimentos serão necessários para responder à questão básica proposta? Procedimentos de pesquisa de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Voltar Procedimentos Referencial Teórico Questão básica Delineamento Métodos de coleta de dados Métodos de análise de dados Métodos de seleção do grupo estudado DeterminaDetermina DeterminaDetermina DeterminaDetermina DeterminaDetermina

21 Equipe –Pessoas que participam da execução do projeto; –É necessário especificar qual o tipo de participação; –É necessário especificar o tempo semanal dedicado ao projeto. –Exemplo de formulário para descrição dos recursos humanos.formulário Instituições participantes –Instituições que participam do projeto, cedendo RH ou materiais e equipamentos; –Exemplo de formulário para descrição das instituições participantes.formulário Equipe e Instituições Participantes de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Voltar

22 É a sequência de ações necessárias para que o objetivo do projeto seja atingido com a descrição do tempo que cada tarefa tomará para ser executada. Etapas da elaboração do cronograma: Descreva cada tarefa a ser realizada; Faça um fluxograma de tarefas a serem realizadas (veja um exemplo aqui);aqui Estime o tempo que cada tarefa tomará; Preencha uma tabela com as tarefas e o tempo que elas tomarão: na primeira coluna liste as tarefas em ordem de execução e nas demais colunas os meses (ou outra unidade de tempo) em que elas serão executadas (veja um exemplo aqui).aqui Cronograma de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Voltar

23 Fluxograma de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Início Tarefa 1 Tarefa 6 Tarefa 5 Tarefa 2 Tarefa 3 Tarefa 4 Mesmo tempo Outras tarefas Voltar

24 É a descrição dos custos do projeto. Orçamento de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Somente pode ser listado com o custo gastos efetivos com o projeto! Cuidado: preste atenção no tipo de despesa que pode ser realizada com os recursos do projeto!tipo de despesa Exemplo de Formulário de Orçamento Voltar

25 Capital Natureza das despesas de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Material Permanente: móveis e equipamentos. Custeio Material de Consumo Pessoa Jurídica Pessoa Física Diárias Passagens Voltar

26 FUNDECT – Mato Grosso do SulFUNDECT CNPq – Governo FederalCNPq CAPES – Governo FederalCAPES FINEP – Governo FederalFINEP Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia Órgãos de Fomento de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS Voltar


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