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Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Aula II – O Projeto de Pesquisa

2 Cuidados com o projeto de pesquisa
Veja esta apresentação sobre os cuidados com o projeto de pesquisa. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

3 Problema de Pesquisa Evento: algo que acontece no mundo (ou é percebido) para o qual buscamos uma explicação racional. Exemplos: Uma estrela que explode Uma pirâmide. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

4 Problemas de pesquisa possíveis
Como as pirâmides foram construídas? Por que a estrela explodiu? Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

5 Programa de Pesquisa Conjunto de ações de pesquisa, abordando subproblemas, que visam responder partes do problema de pesquisa geral. Exemplo: Por que a estrela explode? Quais reações nucleares acontecem na estrela? Qual a composição da estrela? Qual a idade da estrela? Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

6 A questão básica Pesquisamos para descobrir algo sobre o mundo em que vivemos Não existe pesquisa sem uma pergunta !!! Questão Básica Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

7 Questão Básica (cont.) Toda Questão Básica é uma pergunta, mas nem toda pergunta é uma questão básica! Questão Básica É uma pergunta sobre o como e não sobre o porquê. É uma pergunta Indica o seu método de solução (hipótese) Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

8 Origens da questão básica
O nosso próprio trabalho de pesquisa, nossa experiência pessoal com o tema; O trabalho dos outros pesquisadores no mesmo campo, divulgado através das revistas científicas. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

9 Hipótese de pesquisa É uma resposta provisória que deve ser testada
Se o teste for “positivo” Verdade permanente provisória! Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

10 A estrutura do trabalho científico: O projeto de pesquisa
Chamada induzida: Projetos de Pesquisa Órgão de Fomento Edital Direcionado a Lança Por demanda: Projeto de Pesquisa Direcionado a Órgãos de fomento Fluxo contínuo Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

11 Informações que devem constar de um projeto de pesquisa
Referencial Teórico da Pesquisa Objeto do Projeto Procedimentos de Pesquisa Projeto de Pesquisa Estado da arte da área Orçamento Cronograma Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

12 Partes do Formulário de Pesquisa
Introdução Folha de rosto Justificativa Formulário de Projeto de Pesquisa Orçamento Objetivos e Metas da pesquisa Procedimentos de Pesquisa Cronograma RH e Instituições participantes Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

13 Veja também (os artigos estão na área Textos de Apoio):
Uma análise sobre os objetivos de pesquisa em Educação pode ser encontrada em : LAROCCA, P., ROSSO, A. J. & SOUZA, A.P. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira da Pós-Graduação 2(3), P: 118 – 133; Um análise divertida sobre os obstáculos para concluir um mestrado podem ser vista em CHAM, J. Newton’s Three Laws of Graduation. The Stanford Daily, 2001. As regras relacionadas às boas práticas científicas recomendadas pela FAPESP podem ser encontradas em FAPESP. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: FAPESP, 2011. Uma reflexão sobre a pesquisa em Educação pode também ser vista em Gatti, B. Reflexões sobre questões metodológicas e práticas em pesquisas em Educação. IN: Garcia, W. G. (org.) Bernardete Gatti. Educadora e Pesquisadora. Belo Horizonte: Autentica Editora, (Perfis da Educação) e em Gatti, B. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. IN: Garcia, W. G. (org.) Bernardete Gatti. Educadora e Pesquisadora. Belo Horizonte: Autentica Editora, (Perfis da Educação) . Um portal bastante divertido sobre as agruras associadas à obtenção de um título na pós-graduação é Outro portal bastante interessante é o Blog Ciência na Prática (link na página inicial da disciplina). Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

14 Fim da segunda aula paulo.rosa@ufms.br
Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

15 Folha de Rosto Traz as informações básicas sobre o projeto: Título;
Instituição; Dados do Coordenador; Resumo do projeto; Resumo do orçamento do projeto. Um exemplo de folha de rosto. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

16 Introdução O problema é apresentado; O problema é contextualizado;
O estado da arte é descrito; A questão básica da pesquisa é colocada. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

17 Justificativa Traz elementos de convencimento, juízos de valor.
Por que responder a questão proposta é importante? Por que alguém deveria dar dinheiro para financiar este projeto? O que será ganho com a resposta a esta questão? Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

18 Objetivos e metas Objetivo: Meta O que queremos obter com a pesquisa.
Exemplo Neste projeto de pesquisa temos por objetivo que os alunos aprendam a redigir projetos de pesquisa; Meta Mensuração dos objetivos, expressa por meio de entidades mensuráveis, quantificáveis ou observáveis. Neste projeto de ensino os alunos deverão escrever um projeto de pesquisa completo. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

19 Objetivos e metas (cont.)
Podem ser, também, etapas a serem atingidas em nível intermediário para atingir o objetivo (quantificáveis, mensuráveis, observáveis). Exemplo Objetivo Aprender a escrever um projeto de pesquisa. Metas: Escrever corretamente uma questão básica até o final da primeira quinzena de março; Escrever corretamente uma Introdução até o final do mês de março; Escrever corretamente uma Justificativa até o final da primeira quinzena do mês de abril. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

20 Procedimentos de pesquisa
Quais procedimentos serão necessários para responder à questão básica proposta? Questão básica Referencial Teórico Determina Determina Procedimentos Delineamento Métodos de seleção do grupo estudado Métodos de coleta de dados Métodos de análise de dados Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

21 Equipe e Instituições Participantes
Pessoas que participam da execução do projeto; É necessário especificar qual o tipo de participação; É necessário especificar o tempo semanal dedicado ao projeto. Exemplo de formulário para descrição dos recursos humanos. Instituições participantes Instituições que participam do projeto, cedendo RH ou materiais e equipamentos; Exemplo de formulário para descrição das instituições participantes. Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

22 Cronograma É a sequência de ações necessárias para que o objetivo do projeto seja atingido com a descrição do tempo que cada tarefa tomará para ser executada. Etapas da elaboração do cronograma: Descreva cada tarefa a ser realizada; Faça um fluxograma de tarefas a serem realizadas (veja um exemplo aqui); Estime o tempo que cada tarefa tomará; Preencha uma tabela com as tarefas e o tempo que elas tomarão: na primeira coluna liste as tarefas em ordem de execução e nas demais colunas os meses (ou outra unidade de tempo) em que elas serão executadas (veja um exemplo aqui). Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

23 Fluxograma Início Tarefa 1 Mesmo tempo Tarefa 2 Tarefa 3 Mesmo tempo
Outras tarefas Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

24 Orçamento É a descrição dos custos do projeto.
Somente pode ser listado com o custo gastos efetivos com o projeto! Cuidado: preste atenção no tipo de despesa que pode ser realizada com os recursos do projeto! Exemplo de Formulário de Orçamento Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

25 Natureza das despesas Capital Custeio
Material Permanente: móveis e equipamentos. Material de Consumo Pessoa Jurídica Custeio Pessoa Física Diárias Passagens Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

26 Órgãos de Fomento FUNDECT – Mato Grosso do Sul CNPq – Governo Federal
CAPES – Governo Federal FINEP – Governo Federal Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia Voltar Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 2 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS


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