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Estática comparativa - etapas 1.Identifique qual(is) a(s) curva(s) afetada(s) pelo choque. – Demanda: preços dos substitutos, renda, preferências do consumidor,...

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1 Estática comparativa - etapas 1.Identifique qual(is) a(s) curva(s) afetada(s) pelo choque. – Demanda: preços dos substitutos, renda, preferências do consumidor,... – Oferta: preços dos insumos, tecnologia, condições naturais (produtividade),... 2.Determine em que direção a curva se desloca. 3.Identifique o novo equilíbrio. 4.Compare com o equilíbrio inicial. – Preço – Quantidade

2 Efeito de um imposto sobre a produção p Q Demanda Oferta – antes do imposto Q0Q0 p0p0 Oferta – depois do imposto p1p1 Q1Q1 (1 + T) p 0

3 Efeito de um imposto sobre a produção Arrecadação Peso Morto

4 Efeito de um imposto sobre a produção p Q Q0Q0 p0p0 p1p1 Q1Q1 p Q Q0Q0 p0p0 p1p1 Q1Q1 Demanda Elástica a PreçoDemanda Inelástica a Preço

5 Efeitos sobre o preço e a quantidade Quanto maior a elasticidade preço da demanda: – Menor o aumento da arrecadação – Maior o peso morto do imposto – Menor o aumento do preço – Maior a redução da quantidade

6 Equilíbrio parcial - Economia aberta Possibilidade de transacionar com o exterior (importações e exportações) Nas importações, além do preço do produto no porto de origem (FOB), incidem custos relativos ao frete, seguro, despesas portuárias, e impostos (CIF). O exportador recebe o preço FOB do produto, mas arca com o frete interno até o porto e as despesas portuárias para colocar o produto no navio A demanda e a oferta internacionais são infinitamente elásticas a preço (hipótese do país pequeno)

7 INCOTERMS EXW - EX WORKS (local): a mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém, etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor FAS – Free Alongside Ship (porto de embarque): o exportador disponibiliza as mercadorias desembaraçadas para a exportação no cais do porto designado pelo importador, ao longo do costado do navio. A contratação da estiva (transporte do produto do cais para o interior da embarcação) é feita pelo importador. CFR or CNF – Cost and Freight (porto de embarque): o exportador contrata o transporte internacional até o porto de destino, mas o risco passa para o importador assim que a mercadoria passa sobre a amurada do navio. O seguro da mercadoria a bordo é contratado pelo importador.

8 INCOTERMS FOB – Free on board (porto de embarque): o exportador é responsável pela liberação da mercadoria dentro do navio designado pelo importador. O frete internacional e o seguro são contratados pelo importador. CIF – Cost, Insurance and Freight (porto de destino): o exportador libera os produtos no porto de destino, assumindo o risco da viagem. A entrega das mercadorias se dá no cais do porto de destino

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10 País exportador preço Quantidade DEMANDA DOMÉSTICA OFERTA DOMÉSTICA (FOB) DEMANDA EXTERNA Consumo domésticoExportação OFERTA EXTERNA (CIF) Preço de autarquia

11 País importador preço Quantidade DEMANDA DOMÉSTICA OFERTA DOMÉSTICA (FOB) Produção domésticaImportação OFERTA EXTERNA (CIF) Preço de autarquia

12 País importador / exportador preço Quantidade OFERTA EXTERNA (CIF) DEMANDA EXTERNA (FOB) Equilíbrio com importações Equilíbrio de autossuficiência Equilíbrio com exportações

13 Economia aberta A amplitude da variação dos preços é menor que numa economia fechada A quantidade ofertada total (produção doméstica + importações) é maior ou igual à de uma economia fechada A diferença entre preços domésticos e preços externos corresponde aos custos de realizar o comércio externo (importações e exportações)

14 Estoques e Arbitragem p QQ0Q0 p0p0 p1p1 Q1Q1 Demanda Corrente + Formação de Estoques p Q Q0Q0 p0p0 p1p1 Q1Q1 Oferta Corrente + Liberação de Estoques Safra Entressafra

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16 Soja – Preços Recebidos pelo Produtor (PR)


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