A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Tarcisio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Tarcisio."— Transcrição da apresentação:

1 São Tarcisio

2 Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito, isto é, coroinha na igreja. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão. 

3 Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar o Pão dos Fortes à cadeia. Foi então que o acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Relativamente ao perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. 

4 Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram.

5 Encolerizados, espancaram e maltrataram Tarcísio sem piedade
Encolerizados, espancaram e maltrataram Tarcísio sem piedade. Exausto e quase morto, segurava as Santas Hóstias com força, sobrenatural. Neste instante, passou um soldado, alto e robusto que era também cristão. Percebeu o que se passava. Com a mão forte, dispersou os malvados, tomou Tarcísio sobre seus braços e levou-o ao sacerdote.

6 Não pense em mim, disse Tarcisio: eu estou com o meu Senhor nos braços, tome aos teus cuidados!. O soldado, com os olhos cheios de lágrimas, tomou o jovem nos braços, seu aspecto era o de um anjo, seus olhos pareciam ver o céu aberto. Ninguém ousou impedir-lhe o passo, até que uma senhora foi ao encontro, olhando maravilhada. Foi bem perto e observou atentamente o rapaz que ele apertava entre os braços.

7 “Não é possível! Exclamou aterrorizada – Este é o Tarcísio, o rapaz que vi há pouco, tão belo e gentil? Quem o reduziu a este estado?”. “Senhora, disse o soldado – queriam matá-lo porque era cristão”. A mulher olhou um instante o semblante do jovenzinho, que abriu os olhos, sorriu e expirou. Daquele olhar emanou um raio de fé. E ela se fez logo cristã.

8 Era como se levasse não só a doce vítima de um sacrifício jovem e as relíquias de um mártir, mas o mesmo Rei e Senhor dos Mártires e a mesma Divina Vitima da salvação eterna. O rapaz apoiou confiante a cabeça nos ombros do robusto soldado, sem diminuir um só instante o aperto fiel ao tesouro O soldado não sentia peso algum do duplo fardo bendito.

9 No caminho, morreu nos braços do soldado
No caminho, morreu nos braços do soldado. O sacerdote recebeu-o com grande veneração. Tirou com facilidade as Santas Hóstias, tão heroicamente defendidas pelo pequeno mártir, e, beijou, por entre lágrimas, as mãos deste santo herói, que tinha derramado seu sangue em defesa de Jesus Hóstia.

10 O pequeno mártir morreu nos braços do soldado, com as mãos apertando ainda a Santa Eucaristia contra o peito. Tarcísio: o pequeno coroinha que, desde cedo amou Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia, e é, para nós hoje, um exemplo a ser seguido. São Tarcísio, patrono dos coroinhas e dos Ministros Extraordinários da Eucaristia!

11 Ainda se conservam nas catacumbas de São Calisto inscrições e restos arqueológicos que atestavam a veneração que Tarcísio granjeou na Igreja Romana. Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Mais uma vez encontramos a importância da Eucaristia na vida do cristão e vemos que os santos existem não para serem adorados, mas para nos lembrar que eles também tiveram fé em Deus.

12 Bento XVI dedica catequese da audiência geral a São Tarcísio, patrono dos coroinhas
04/08/20010 Acompanhava o Papa na audiência geral o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, que leva o nome do santo homenageado. Ao lado do púlpito destinado ao Papa foi disposta uma grande imagem de São Tarcísio, primeiro jovem mártir romano e patrono dos coroinhas. A estátua de bronze de cinco metros de altura e quatro toneladas será transferida amanhã para as Catacumbas de São Calixto em Roma, onde, segundo a tradição, o jovem mártir foi sepultado.

13 Música - Adoremos o Sangue de Jesus Anjos de Resgate
Texto - Internet Música - Adoremos o Sangue de Jesus Anjos de Resgate Imagens - Google T. Office 2007 Formatação - Altair Castro Festa de São Tarcisio 15/08


Carregar ppt "São Tarcisio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google