A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

www.tesouroescondido.com São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Sabóia) em 1567, primogênito de treze.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "www.tesouroescondido.com São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Sabóia) em 1567, primogênito de treze."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Sabóia) em 1567, primogênito de treze irmãos, foi educado no Colégio de Clermont, em Paris, estudou em Annecy e em Pádua, na Itália; recebeu o doutoramento em leis com 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote apesar da oposição da família. Foi ordenado em 1593, tornando-se reitor em Genebra, Suíça. Após, foi para Chablais, cantão suíço na região da Sabóia, onde foi pároco, e onde trouxe calvinistas de volta à Igreja.ThorensSabóiaParisAnnecy Pádua1593Chablaiscalvinistas

4 Em 1599 Francisco foi indicado como bispo coadjutor em Genebra, tendo sucedido como bispo em Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos.Reforma Católica

5 Ele e Santa Joana Francisca de Chantal, de quem foi diretor espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Também fundou várias escolas e estabilizou a Igreja na região. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo. Faleceu em Lyon em Os seus restos mortais se encontram na Igreja da Visitação em Annecy.Santa Joana Francisca de ChantalOrdem da VisitaçãoSão Vicente de Paulo Annecy

6 Dois dos seus escritos, "Introdução à Vida Devota" e o "Tratado do Amor de Deus" são considerados clássicos espirituais. Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo Papa Alexandre VII e em 1877 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX. Foi declarado em 1923, pelo Papa Pio XI, patrono da imprensa católica.beatificadoBasílica de São Pedro1655Papa Alexandre VII1877Doutor da IgrejaPapa Pio IXPapa Pio XIimprensa

7 Segundo Joseph Ratzinger, atual papa da Igreja Católica, Francisco de Sales procurou criar uma forma de piedade acessível aos não piedosos. Neste ponto teria antecipado em parte a espiritualidade de Teresa de Lisieux, a do "pequeno caminho", a de uma vida voltada para Cristo com simplicidade, sem buscar coisas grandes, com paciência e sem heroísmos.Joseph RatzingerpapaIgreja CatólicaTeresa de Lisieux

8 Em 1632, na exumação dos seus restos mortais, o seu corpo encontrava- se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo.1632 São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um outro título, ou seja, o de Padroeiro dos de Difícil Audição (surdos).

9 Em seu leito de morte, o resplendor de seu rosto, que já era visível em seus últimos anos de vida, aumentava por vezes muito mais, arrebatando de admiração os que o contemplavam. Gostava o santo de dizer: "Se erro, prefiro que seja por excesso de bondade que por demasiado rigor ". A extraordinária mansidão que possuía foi fruto de muitos esforços e trabalhos.

10 Assim que faleceu, verdadeira multidão invadiu o convento das Visitandinas, em Lyon, na França, para beijar-lhe os pés, tocar-lhe tecidos em seu corpo, encostar-lhe rosários. Ao abrirem seu corpo, os médicos constataram que o fígado do Santo se petrificara com o esforço que fizera sempre para dominar seu temperamento sangüíneo, e conservar constantemente aquela suavidade e doçura, aparentemente tão naturais nele, que conquistavam os corações mais empedernidos.

11 "Onde estivermos, podemos e temos que aspirar a uma vida perfeita." Assim escreveu Francisco de Sales ( ), bispo e doutor da Igreja, há aproximadamente 400 anos, na sua obra espiritual clássica, Introdução à Vida Devota. Escrevendo primeiramente para os leigos, Francisco enfatizou que Deus chama todos à santidade. A santidade é possível e, porque Deus a quer, certamente ajudará os que procuram levar uma vida santa.

12 Criados à imagem e semelhança de Deus, todos somos chamados à mesma finalidade: a união com Deus. Reconhecendo isso, tratemos cada pessoa com respeito, até com reverência. Francisco nos faz lembrar de não alarmar-nos e desanimar-nos por nossas quedas, mas, pelo contrário, levantar-nos depois de uma queda.

13 Ele aconselha: "seja paciente com todo mundo, sobretudo consigo mesmo." A amabilidade para conosco conduz à amabilidade para com os outros. Aprendamos a abandonar atitudes de juiz e tornar-nos mais misericordiosos. São Francisco de Sales foi inspirador de D. Bosco quando da fundação da sua Congregação, que recebeu o nome do santo padroeiro, Salesianos.

14 Francisco lembra: "Assim como um arbusto que é transplantado freqüentemente não pode lançar raízes, e, conseqüentemente, não pode chegar à maturidade e produzir o fruto desejado, assim a alma que transplanta o seu coração de um plano para outro não pode desenvolver o crescer na perfeição, já que a perfeição não consiste em começos mas em cumprimentos."

15 Dentro da comunidade podem desenvolver-se certas amizades espirituais. A Espiritualidade Salesiana aprecia tais amizades como um dom de Deus. Enamorados já com Deus, os amigos crescem no amor mútuo e expressam esse amor em serviço generoso e, muitas vezes, criativo à comunidade e ao mundo. Na sua amizade duradoura, São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal deram-nos um modelo de verdadeiro amor fecundo que afetou a vida de inúmeras pessoas. Os amigos espirituais nos desafiam e sustentam; evocam o que há de melhor em nós; mostram-nos o rosto de Deus.

16


Carregar ppt "www.tesouroescondido.com São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Sabóia) em 1567, primogênito de treze."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google