A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, Teresa DÁvila, nasceu Teresa de Ahumada y Cepeda a 28 de março de 1515, foi batizada no dia 04 de abril, faleceu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, Teresa DÁvila, nasceu Teresa de Ahumada y Cepeda a 28 de março de 1515, foi batizada no dia 04 de abril, faleceu."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, Teresa DÁvila, nasceu Teresa de Ahumada y Cepeda a 28 de março de 1515, foi batizada no dia 04 de abril, faleceu aos 67 anos a 04 de outubro de 1582 em Alba de Tormes (Espanha), foi canonizada em 1622 pelo Papa Gregório XV e o Papa Paulo VI, no dia 27 de setembro de 1970, a proclamou doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro. A melhor forma de compreender a figura dessa mulher é aproximar-se de seus escritos em atitude de simplicidade, sem esquecer que Madre Teresa fala mais ao coração que à inteligência. A sua afetividade encontra pleno transbordamento no íntimo diálogo com Deus. O método de oração Teresiano é o caminho que devemos seguir para obter a água da fonte para regar o jardim de nossa alma (Frei Patrício Sciadini, OCD). Vamos aprender com ela que é na oração que obtemos forças para levar a cabo o que o Senhor nos pede. É com ela que transpomos as dificuldades que humanamente nos parece insuperáveis. Teresa é a mãe e reformadora do Carmelo. Foi grande amiga de S.João da Cruz. Fundou vários Carmelos, na Espanha. Dizia: Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência. Teresa professou um grande amor à Igreja. Em seus escritos convida-nos a viver a atitude fundamental de responder às interpelações de Deus em comunhão com a Igreja. Escolheu como sinal de santidade autêntica o serviço evangelizador e o amor à Igreja até o fim da vida. Dizia: Por fim, Senhor, morro filha da Igreja. Carinhosamente, Graziela

4

5 Santa Teresa de Ávila é unanimemente considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres- pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.

6 Segundo seus contemporâneos, Teresa tinha particular ar e graça no andar, no falar, no olhar, e em qualquer ação ou gesto que fizesse, ou qualquer estado de espírito que mostrasse. A veste ou roupa que trazia, embora fosse o pobre hábito de saial de sua Ordem ou um farrapo remendado que vestisse, tudo lhe caía bem.

7 O Cristo de Teresa O Cristo muito chagado do Convento da Encarnação, em Ávila, diante do qual Teresa experimentou a sua reconversãodefinitiva em 1554.

8 Os fenômenos místicos que Teresa experimentava deixavam desconcertados seus confessores e diretores, dos quais teve muito que sofrer. Às vezes tinha arroubos e êxtases na igreja, em público, o que era objeto de comentários de toda a pequena Ávila de então.

9 Favores místicos, ela recebeu muitos, como o noivado espiritual, a transverberação de seu coração por um Serafim e o desposório místico com Cristo.

10 RELICÁRIO Após a morte da Santa, seu corpo foi autopsiado, e então a ciência pôde comprovar que o coração estava realmente ferido por um dardo, porém cicatrizado. Hoje ele se conserva numa pequena urna, na igreja dos Carmelitas desçalços, em Alba de Tormes (Espanha).

11 Desembaraça o coração e esvazia-o de qualquer criatura. De todas as coisas deves extrair amor; amar tudo, mas em Deus e por Deus. (Abecedário Espiritual)

12 Palavras da Santa a respeito de S.José: A outros santos, Deus parece ter-lhes dado graça para socorrer numa determinada necessidade; quanto ao glorioso S.José, tenho a experiência de que socorre em todas, e de que o Senhor nos quer dar a entender que, assim como lhe esteve sujeito na terra e lhe chamava pai{...}, também no céu faz tudo o que lhe pede. Sobre Nossa Senhora: Tenho encontrado essa Virgem soberana sempre que me encomendo a ela. Quando perdi minha mãe, supliquei-lhe com muitas lágrimas que me servisse de mãe.

13 Texto – vários Música –Nada te Perturbe -Intérp. Maria do Rosário -Louvemos o Senhor Imagens – google Formatação - Graziela


Carregar ppt "Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, Teresa DÁvila, nasceu Teresa de Ahumada y Cepeda a 28 de março de 1515, foi batizada no dia 04 de abril, faleceu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google