A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Torre de Davi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Torre de Davi."— Transcrição da apresentação:

1 Torre de Davi

2 Cada invocação da Ladainha esconde em suas metáforas uma das virtudes de Maria. Repetimos estas invocações com o desejo de aplicar em nossas próprias vidas estas virtudes. É como se a ladainha fosse um livro didático e Maria a professora.

3 Com ela aprendemos os caminhos da santidade.
O que poderia significar esta invocação: “Torre de Davi”? O significado sempre deve ser buscado nas páginas da Bíblia. Neste caso temos que visitar o 1º Livro de Macabeus, capítulo 1, versículos 33 e 34. Ali encontramos a seguinte afirmação: “A cidade de Davi, fortificada com sólidas torres, tornou-se uma fortaleza invencível”.

4 As cidades antigas precisavam de muralhas para defender-se dos ataques inimigos. Nestas muralhas erguiam-se as torres aonde as sentinelas vigiavam noite e dia. Somente em uma cidade bem fortificada o povo poderia se sentir seguro. Maria é esta mulher forte que Deus colocou como sentinela na vida de seu filho, Jesus, conhecido como Filho de Davi.

5 Ela está atenta também à vida de cada um de nós e intercede junto ao seu filho. Um episódio onde isso aparece com clareza são as Bodas de Cana. Como boa sentinela, Maria percebeu que faltava vinho naquela festa. Conhecemos a história. Ela continua presente em nossas festas da vida e sabe o que nos falta. A mãe sempre sente, ou pressente o que falta na vida dos seus filhos. É uma torre forte e atenta.

6 Outra torre aparece na Bíblia. É a Torre de Babel (Gn 11,14)
Outra torre aparece na Bíblia. É a Torre de Babel (Gn 11,14). O povo queria ser como Deus, chegar ao céu erguendo um edifício. O resultado foi a confusão. Na metade da construção ninguém se entendia mais. Ainda hoje muitos querem atingir o status de Deus por meio do dinheiro ou do poder. Construímos shoppings centers e achamos que “somos o máximo”.

7 Entramos nestes templos do consumo e nos perguntamos: “Pra que eu ainda preciso de igreja, se tenho estas belas vitrines?” Estas belas torres que vão da terra para o céu sempre acabam em tragédia. As “torres” mais dia menos dia acabam caindo. Maria não poderia jamais ser elogiada como Torre de Babel.

8 Ela não é torre de confusão; é torre de comunhão
Ela não é torre de confusão; é torre de comunhão. Neste caso a torre vem do céu para a terra. O próprio Deus se faz carne em seu seio. Ele acampa no meio de nós. Outras frases do Antigo Testamento se referem à torre. Por exemplo: “O nome do Senhor é uma torre: para lá corre o justo a fim de procurar segurança” (Provérbios 18,10). O livro do Cântico dos Cânticos compara a beleza da mulher à beleza imponente da Torre de Davi (Ct 4,4).

9 Assim, podemos louvar Maria como a sentinela de nossas vidas
Assim, podemos louvar Maria como a sentinela de nossas vidas. Devemos invocar a sua intercessão. Ela nos avisa quando o inimigo se aproxima; nos auxilia com suas preces; nos ilumina com seus exemplos de virtude. Quem tem Maria em sua vida pode sentir-se como o povo de uma cidade bem fortificada, com altas torres onde os vigias garantem a segurança noite e dia.

10 Nada precisamos temer. Hoje em dia podemos entender bem esta invocação da ladainha, porque cada vez mais as pessoas colocam alarmes, cercas elétricas, câmeras, contratam segurança profissional… tudo para proteger-se da violência dos assaltantes. Nem sempre é possível. Pobres e ricos acabam sendo vítimas.

11 Torre de Davi, rogai por nós!
Vemos isso todos os dias no jornal. Mas quem tem Maria em sua vida pode sentir a segurança de uma criança no colo da mãe. Ali ela está tão segura quanto Davi em sua torre. Torre de Davi, rogai por nós! 

12 Formatação – Altair Castro
Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria A. Bruchner – Imagens –Google Formatação – Altair Castro


Carregar ppt "Torre de Davi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google