A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Virgem Venerável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Virgem Venerável."— Transcrição da apresentação:

1 Virgem Venerável

2 Quando nós católicos veneramos Maria, não fazemos nada mais do que repetir o gesto de sua prima Santa Isabel que disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Logo em seguida a própria Maria profetiza por ação do Espírito Santo: “Sim! Doravante todas as gerações me chamarão de bendita, pois o todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor!” (Lc 1,48).

3 Fazemos parte desta geração que tem coragem de cumprir a profecia bíblica e chamar Maria de “bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. Este é o fundamento do culto mariano. A Igreja Católica pratica o culto em espírito e  verdade (cf. Jo 4,24), no qual adora o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e “venera com particular amor Maria Santíssima, Mãe de Deus” (Sacrosanctum Concilium 103),

4 e honra com religioso obséquio a memória dos mártires e dos outros santos, conforme proclamou o Papa Paulo VI na sua Encíclica Marialis Cultus, em Em hipótese alguma podemos admitir a acusação superficial de alguns evangélicos de que os católicos “adoram Maria”. Se algum membro da Igreja Católica comete este desvio deve ser advertido. Maria, juntamente com todos os mártires e santos… o céu inteiro se une à terra para prestar um culto de adoração à Deus.

5 Assim como na Bíblia, no culto cristão, Maria e os santos aparecem como setas que apontam para o endereço da salvação: Jesus. Maria não é ponto de chegada. Ela é uma dica para os que querem encontrar Jesus. É bendita, abençoada, cheia de graça. Não é possível simplesmente ignorar Maria como alguns pretendem fazer, como se isso fosse diminuir a figura de Jesus. Pelo contrário, qual é o filho que não fica feliz ao ouvir elogios feitos à sua mãe?

6 Um evangélico certa ocasião encontrou um conhecido bispo e reclamou: “- Tenho um pouco de inveja de vocês católicos. Eu não consigo viver em minha igreja o versículo da bíblia em que Maria profetiza que todas as gerações a chamarão de bendita. Nós não conseguimos rezar a ave-maria. Temos um bloqueio histórico.” Isso é verdade. E é verdade também que já aconteceram na história da Igreja alguns abusos em que a figura de Maria acabava sendo colocada acima da de Cristo.

7 Contra estes abusos alguns evangélicos com justiça reagiram
Contra estes abusos alguns evangélicos com justiça reagiram. Mas daí a excluir completamente o culto mariano é um exagero que também eles poderiam aos poucos corrigir. Na verdade, Lutero, o pai da reforma protestante, não tinha esse bloqueio e chegou a compor músicas em honra a Maria. Não tenho ouvido essas canções nos cultos evangélicos de hoje. Certamente lá no céu Jesus se pergunta: “-Porque será que alguns dos que se dizem meus discípulos lá na terra, nunca elogiam a minha mãe?”

8 Venerar Maria não é adorar
Venerar Maria não é adorar. É simplesmente elogiar a ação de Deus nesta criatura. Ela é a obra-prima do Criador. Como não reconhecer tamanha ação da graça? No fundo não veneramos Maria, mas a ação de Deus em sua vida.

9 e estar disposto a imitá-las em nossa vida.
Maria é para nós um exemplo de mulher que sabia ouvir, responder, rezar, obedecer, entregar-se a Deus, interceder, servir, seguir Jesus até a cruz, estar presente no pentecostes. Ela é nosso primeiro exemplo de alguém que viveu o culto em espírito e verdade proposto por Jesus. É mãe e discípula. Venerar Maria é reconhecer essas virtudes e estar disposto a imitá-las em nossa vida.

10 AVE! Virgem Venerável, rogai por nós.
Devemos purificar nosso culto mariano evitando todos os exageros para edificar os irmãos na fé até o dia em que ecumenicamente possamos rezar juntos a ave-maria, como o anjo Gabriel não teve vergonha de fazer, afinal, até os céu proclamam: AVE! Virgem Venerável, rogai por nós.

11 Formatação – Altair Castro
Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria F. P. Tosti – Imagens Google Formatação – Altair Castro


Carregar ppt "Virgem Venerável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google