A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caríssimos, "Havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caríssimos, "Havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Caríssimos, "Havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel..." (Lc 1, 5-25). "Embora os nomes desses santos não estejam presentes no calendário litúrgico da Igreja, há muitos séculos a tradição cristã consagrou o dia 5 de novembro à veneração da memória de são Zacarias e santa Isabel, pais de são João Batista. Encontramos a sua história narrada no magnífico evangelho de são Lucas. Eles viviam na aldeia de Ain-Karim e tinham parentesco com a Sagrada Família de Nazaré. Meditemos. Carinhosamente, Graziela

4 Conta-nos o Evangelista São Lucas que eram anciãos e não tinham filhos, o que acabava sendo vergonhoso e quase um castigo divino para a sociedade da época. Sendo assim recorreram à força da oração, por isso conseguiram a graça que superou as expectativas. Anunciado pelo Anjo e assistido por Nossa Senhora nasceu João Batista; um menino com papel singular na História da Salvação da humanidade.

5 Zacarias, inicialmente, manteve-se incrédulo ante o anúncio celeste do nascimento de um filho pelo qual havia rezado com tanto ardor; para que pudesse crer, precisou de um sinal: ele ficou mudo até que João veio à luz do mundo. Na ocasião, sua voz voltou e ele entoou o salmo profético em que, repleto do Espírito Santo, profetizou a missão do filho. Após o nascimento de João, Zacarias e Isabel recolheram- se à sombra da fama do filho, como convém aos que sabem ser o instrumento do Criador. Com humildade, alegraram-se e satisfizeram-se com a santidade da missão dada ao filho, sendo fiéis a Deus até a morte.

6 Estamos no limiar da casa de Zacarias, na localidade de Ain-Karim. A esta casa chega Maria, levando em si o mistério gozoso. O mistério de um Deus que se fez homem no seu seio. Maria vem ter com Isabel, pessoa que lhe está muito próxima, à qual se vê unida por mistério análogo; vem partilhar com ela a sua própria alegria.

7 E nesse instante, do fundo da intimidade de Maria, do fundo do seu silêncio, brota aquele cântico que exprime toda a verdade do grande Mistério. É o cântico que anuncia a história da salvação e manifesta o coração da Mãe: «A minha alma glorifica ao Senhor...» (Lc. 1, 46).

8 No limiar da casa de Zacarias espera-A uma bênção, que é a sequência do que ouviu dos lábios de Gabriel: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E bem-aventurada aquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor...» (Lc. 1, ).

9 . A tradição, apoiada por São Basílio e São Cirilo de Alexandria, assegura que Zacarias morreu como um mártir, morto pelos romanos no templo entre o pórtico e o altar a mando de Herodes, porque ele recusou a revelar onde se encontrava seu filho João. Entretanto, cumpre observar que os arquivos da Martirologia Romana não noticiam este incidente. Na arte litúrgica da Igreja Isabel é mostrada como uma senhora já idosa, segurando o filho João, o Batista ; ou grávida saudando a Virgem. Zacarias geralmente mostrado como um velho padre com uma vela e as vezes no nascimento de João ou ainda segurando uma vela iluminada.

10 O Cântico de Zacarias chamado hoje de Benedictus é diariamente rezado pelos cristãos na oração da manhã e faz parte do breviário. Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, * Que a seu povo visitou e libertou; E fez surgir um poderoso Salvador* Na casa de David, seu servidor, Como falara pela boca dos seus santos, * Os profetas desde os tempos mais antigos, Para salvar-nos do poder dos inimigos * E da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * Recordando a sua santa Aliança E o juramento que a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor, em santidade e justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. Serás profeta do Altíssimo, ó menino, Pois irás andando à sua frente do Senhor para aplainar e preparar os seus caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, que está na remissão de seus pecados; pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol Nascente que nos veio visitar lá do alto como luz resplandecente a iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados * E no caminho da paz guiar nossos passos. Glória ao Pai e ao Filho E ao Espírito Santo, Como era no princípio, Agora e sempre. Amém.

11 Texto - HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II 15 de Agosto de 1979; e outros coletados na Internet Imagens – Ain-Karim e outras trabalhadas Música - Com os Anjos te Adorar Anjos de Resgate Formatação - Graziela Nosso site: Nosso blog:

12


Carregar ppt "Caríssimos, "Havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google