A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Gestão Empresarial Para Pedagogos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Gestão Empresarial Para Pedagogos"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Gestão Empresarial Para Pedagogos
Parte 01 Prof. Wanderley Carneiro, PhD

2 Objetivo principal Fornecer aos profissionais ligados a educação um aprofundamento nas principais questões gerenciadoras dos negócios.

3 Interessado em empreendê-la
Como surge um negócio? Idéia ou Oportunidade + Interessado em empreendê-la Sucesso Fracasso

4 Dois pontos são fundamentais:
Ser ou desenvolver o perfil empreendedor Sucesso Ter um bom plano de negócios

5 O que é determinante para o sucesso?
Estar disposto a investir recursos financeiros, emocionais e materiais; Ter uma idéia que terá como resultado bons produtos ou serviços; Ter uma boa equipe de trabalho; Estar preparado para enfrentar as incertezas; Ter conhecimento do mercado e saber como conviver com suas peculiaridades; Ser uma pessoa organizada e ter um método de trabalho.

6 Definições de Empreendedor
1) (ô) Adj. Que empreende; ativo, arrojado, cometedor. (Aurélio, 1986) 2) Aquela pessoa que efetua uma obra, para um cliente, sem se subordinar a ele. Chefe de uma empresa artesanal ou industrial. (Nova Larousse Clássica, 1959) 3) Alguém que provê fundos para uma empresa e, assim, assume os riscos. (Reuters, 1982) 4) Pessoa que organiza e gere um negócio, assumindo o risco em favor do lucro. (Dicionário Webster, 1970). 5) O empreendedor é um inventor, um mercador, ou simplesmente alguém que busca independência, que usa uma oportunidade para desenvolver seus talentos para fundar uma nova companhia. (Schuwarts, 1978) 6) O Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. (Dornellas, 2001)

7 1- Bom senso + boa dose de paciência 2- Bom negociador;
Algums características típicas do empreendedor 1- Bom senso + boa dose de paciência 2- Bom negociador; 3- Hábil no tratamento de conflitos; 4- Pensamento amplo de um generalista; 5- Alta dose de auto-confiança; 6- Forte esforço e muito realista 7- Necessidade básica de controlar e dirigir; 8- Moderação em assumir riscos; 9- Habilidades interpessoais moderadas; 10- Suficiente estabilidade emocional; e 11- Baixa necessidade de status.

8 1 - Qual é o seu estilo de negociação ?
Cinco tipos básicos de personalidade de negociação Competidores Solucionadores de problemas Transigentes Prestativos Evitam conflito Se baseia no potencial para conflitos interpessoais, que é o que fornece a negociação sua característica “nervosa”. 1 - Qual é o seu estilo de negociação ? Ganha mil dólares cada uma das duas primeiras pessoas que convencer a pessoa que está sentada no lado oposto a se levantar, dar a volta na mesa e ficar atrás de sua cadeira.

9 Você é um empreendedor em potencial
Você é um empreendedor em potencial? Então faça o teste e analise seu desempenho. 1) Você gosta de assumir responsabilidades? ( ) sim ( ) não 2) Você se considera uma pessoa com boa habilidade de comunicação oral e capacidade de persuasão? ( ) sim ( ) não 3) Você é criativo e curioso? ( ) sim ( ) não 4) Você arriscaria tudo e recomeçaria do zero, abrindo mão de um emprego estável, com boa remuneração e benefícios? ( ) sim ( ) não 5) Você tem ambição em ganhar dinheiro e ficar rico? ( ) sim ( ) não 6) Você gosta de lidar com números e aplicações financeiras? ( ) sim ( ) não 7) Você tem algum tipo de agenda em que planeja suas ações e confere posteriormente os resultados com o que foi planejado? ( ) sim ( ) não 8) Você tem alguma experiência anterior (ou gosta de) em marketing ou finanças? ( ) sim ( ) não 9) Você conhece pessoas próximas que têm talentos complementares aos seus e já pensou em convidá-las para compor uma sociedade? ( ) sim ( ) não 10) Você está disposto a abrir mão de finais de semana, rotina de trabalho e bens pessoais, para começar um novo negócio? ( ) sim ( ) não

10 A importância do planejamento e do plano

11 Plano Futuro desejado Presente projetos Chamaremos essas ações que irão de fato implementar o plano estratégico de “Projetos”e os definimos como: Empreendimento, com características próprias, tendo princípio e fim, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas dentro dos parâmetros de prazo, custo e qualidade.

12 Planejamento: Processo de se estabelecer objetivos e determinar o que precisa ser feito para realizá-los Planejamento - Passos Define os objetivos do planejamento Determina o ponto em que as coisas estão agora Desenvolve premissas sobre as futuras condições Identifica meios de realizar os objetivos Implementa plano de ação e avalia resultados Organização Liderança Controle Figura: O planejamento visto em relação as outras funções gerenciais

13 O Planejamento não deve ser confundido com:
Previsão: Esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades. Projeção: Corresponde à situação em que no futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica Predição: Corresponde à situação em que no futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre seu processo de desenvolvimento. Resolução de problemas: Corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes. Plano: Corresponde a um documento formal que se constitui na consolida ção das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento; é o limite da formalização do planejamento; é uma visão estática do planejamento; é um decisão em que a relação custo benefício deve ser observada.

14 Tipos de Planejamento:
Planejamento estratégico Processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa. Normalmente é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa diz respeito tanto da formulação de objetivos como dos cursos de ação a serem seguidos. Planejamento tático Tem como objetivo otimizar determinada área e não a empresa como um todo. Trabalha com decomposições de objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. Planejamento operacional Pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento implantações estabelecidas.Nesta situação tem-se os planos de ação ou planos operacionais. Planejamento Contingencial: Identificar cursos de ação alternativos que possam ser implementados se e quando um plano original se torna impróprio porque as circunstâncias mudaram.

15 Plano de Negócios ou Business Plan
É um documento especial, único e vivo que deve refletir a realidade, as perspectivas e a estratégia da empresa, respondendo ao leitor as perguntas: Quem sou? Identificação O que faço? Credibilidade Como faço? Obtenção de Investimentos Por que faço? Justificativas O que eu quero, em particular, de você (leitor)? Para onde vou?

16 Modelo de um Plano de negócios
Devido sua natureza versátil, não é possível estabelecer um padrão para sua elaboração, sendo apenas possível sugerir a profundidade no uso das informações assim como alguns princípios básicos que norteiam seu conteúdo. Sugerimos a estrutura do Business Plan: Resumo executivo Visão e missão da empresa Descrição geral da empresa Análise estratégica Plano de marketing Plano financeiro

17 Algumas observações importantes sobre a empresa

18 Histórico da empresa Início da empresa Como se desenvolveu Conquistas e particularidades Certificações Prêmios Etc

19 Missão: Uma boa definição de missão deve contemplar clientes finais, intermediários e internos, fornecedores, a sociedade e outros setores envolvidos com as atividades da empresa.

20 Exemplo fictício: Missão da Nestlé
Resumindo: Por que a empresa existe? Exemplo fictício: Missão da Nestlé “Produzir e fornecer alimentos de qualidade em vários segmentos em todo mundo, cuidando do meio ambiente e da sociedade onde está inserida, bem como, atender as expectativas de seus clientes e acionistas.”

21 Visão da Empresa “Os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa”.OLIVEIRA (2001) Exemplos fictícios de Visão: Petrobrás 2015 – Ser a empresa líder de combustível na América do Sul, bem como empreender ações socialmente responsáveis e reconhecidas mundialmente. Petrobrás 2050 – Ser a empresa líder em energia no mundo, empreendendo ações socialmente responsáveis e reconhecidas, promovendo o desenvolvimento sustentável.

22 Análise SWOT ou FFOA Forças:
Algo que você faz direito. Pode ser uma habilidade, uma capacidade ou uma vantagem competitiva sobre o concorrente. Fraquezas: Algo que você não tem ou que faz mal em relação aos rivais. Uma condição que o deixa em desvantagens. Oportunidades: Uma via realista para o crescimento de seu negócio no futuro. Algo a ser usado para desenvolver vantagem competitiva. Ameaças: Um fator sobre o qual você pode levar a uma queda seus negócios.

23 Análise SWOT ou FFOA Forças: Quais são suas vantagens ?
O que você faz bem ? Fraquezas: O que pode ser melhorado ? O que é mal feito ? O que deve ser evitado ? Oportunidades: Quais são as tendências de mercado ? Como podem ser exploradas? Que chances há para mim ? Ameaças: Que obstáculos você encara? O que a concorrência está fazendo ? Que efeito terá o avanço da tecnologia ?

24 Como chegar na situação que se deseja?
Instrumentos Prescritivos Vão proporcionar a explicação do que deve ser feito pela empresa para que se direcione ao alcance dos propósitos estabelecidos, as etapas são: Estabelecimento dos objetivos, desafios e metas Estabelecimento de estratégias e políticas funcionais Estabelecimento dos programas, projetos e planos de ação Instrumentos Qualitativos Consistem nas projeções econômico-financeiras do planejamento orçamentá- rio, devidamente associadas a estrutura organizacional da empresa, necessá- rias ao desenvolvimento dos planos de ação, projetos e atividades previstas.

25 Fatores críticos de sucesso (FCS’s)
São aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios. Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo.

26 Exercício: Elaboração plano de negócio


Carregar ppt "Curso de Gestão Empresarial Para Pedagogos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google