A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁFRICA : DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. QUADRO FÍSICO DO CONTINENTE Possui área total de 30,2 milhões de Km² (aproximadamente ¼ de todas as terras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁFRICA : DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. QUADRO FÍSICO DO CONTINENTE Possui área total de 30,2 milhões de Km² (aproximadamente ¼ de todas as terras."— Transcrição da apresentação:

1 ÁFRICA : DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA

2 QUADRO FÍSICO DO CONTINENTE Possui área total de 30,2 milhões de Km² (aproximadamente ¼ de todas as terras emersas do planeta). Encontra-se cortado pelo Equador distribuindo suas terras entre os dois hemisférios de forma equilibrada. Além do equador o continente encontra-se cortado pelo meridiano de Greenwich, determinando assim o centro geográfico do planeta. Parte do continente está entre o oriente e o ocidente. A vasta extensão do litoral africano (cerca de 27500km) e acompanhado de sua linearidade, com poucos recortes (poucas baias, golfos e penínsulas). Este ponto dificulta a fixação de portos.

3

4 QUADRO FÍSICO DO CONTINENTE O relevo do continente retrata sua idade (muito antigo / pré-cambriano), onde os processos de desgaste e erosão são predominantes. Encontramos extensos planaltos cristalinos coesos intercalados por bacias sedimentares mais recentes e, principalmente, por extensas falhas tectônicas. Estas falhas encontram-se localizadas nos diversos e profundos lagos que encontramos no continentes.

5

6 QUADRO FÍSICO DO CONTINENTE Outra marca deste sistema de falhas são os diversos vulcões extintos como o Kilimanjaro (5.895m), o Quênia (5.201m) e os montes Ruvenzóri. Além dos grandes lagos (formados nas fendas das falhas) temos os rios africanos que também se estabelecem nesta falhas. A hidrografia do continente é muito pobre, visto o clima seco predominante no continente. As principais bacias são: as do rio Nilo, que nasce no lago Vitória (uma falha geológica) corta boa parte do continente de Norte a Sul e desemboca no Mediterrâneo em formato de delta (6.670Km).

7 QUADRO FÍSICO DO CONTINENTE O rio Congo, que nasce no sul do Congo, percorre em direção ao oeste, desembocando no Atlântico (4.400Km). O rio Niger é o menos extensos e nascendo no oeste da África e desemboca no golfo da Guiné (4.200Km). Notamos que o continente em sua porção central (em uma linha de nordeste a sudoeste) é constante açoitada por abalos sísmicos provocados pelos ativos falhamentos existentes.

8

9 O CLIMA AFRICANO O principal responsável pelas características climática da África são as baixas latitudes, visto que 80% do território continental está na faixa intertropical. As temperaturas médias abaixo de 20ºC no continente encontram-se nas extremidades Norte e Sul (clima mediterrâneo) e nas grandes altitudes. Outra característica do continente são os grandes desertos, dentre eles o Saara e o Kalahari. Para explicar a origem dos desertos que notamos no continente devemos enfocar, em primeiro lugar, as correntes frias que banham a costa atlântica Norte do continente (Corrente fria das Canárias) e a costa atlântica Sul (corrente fria de Benguela).

10

11 O CLIMA AFRICANO A convergência dos alísios possibilita que o clima seja extremamente úmido da faixa equatorial. Porém os contra-alísios não disponibilizam umidade nos trópicos, contribuindo assim para a formação dos desertos, em especial o Saara. O regime pluviométrico na África é o principal responsável pela composição da cobertura vegetal. As chuvas são poucas e concentradas em determinadas regiões e períodos.

12

13 Regiões Africanas Problemáticas O MAGREB Corresponde a porção oeste (ocidental) do Norte da África. Onde encontramos os seguintes países: Marrocos, Tunísia e a Argélia. Magreb significa onde o sol se põe. O relevo é montanhoso e o clima é o subtropical mediterrâneo. Atividades econômicas debruçadas sobre a especificidade climática(oliveiras e videiras).

14

15 Regiões Africanas Problemáticas O SAHEL Significa orla ou costa do deserto.Significa orla ou costa do deserto. É uma faixa de terra que se estende ao Sul do Saara de Leste (da Etiópia) a Oeste (ao Senegal).É uma faixa de terra que se estende ao Sul do Saara de Leste (da Etiópia) a Oeste (ao Senegal). É a zona de transição entre o Deserto e a Savana.É a zona de transição entre o Deserto e a Savana. A baixa pluviosidade castiga a região e impõe forte sofrimento a população.A baixa pluviosidade castiga a região e impõe forte sofrimento a população. A expansão de práticas agrícolas obsoletas está potencializando a expansão do deserto sobre o Sahel.A expansão de práticas agrícolas obsoletas está potencializando a expansão do deserto sobre o Sahel. A atividade agrícola encontra forte dificuldade em atender as demanda alimentar das populações locais.A atividade agrícola encontra forte dificuldade em atender as demanda alimentar das populações locais. Os fortes problemas econômicos dos países do Sahel é um fruto do passado colonial e das políticas econômicas mantidas pelas potências atuais.Os fortes problemas econômicos dos países do Sahel é um fruto do passado colonial e das políticas econômicas mantidas pelas potências atuais.

16 O SAARA O maior deserto do continente e do planeta com aproximadamente Km². Tem sua origem ligada aos seguintes fatores A cadeia do Atlas que impede a entrada de umidade. A corrente marítima fria das Canárias. A existência de uma zona de alta pressão constante sobre o trópico de Câncer que corta o Saara, dispersando ventos (zona anticiclonal). Regiões Africanas Problemáticas

17 A expansão do deserto está intimamente ligado a ação humana no Sahel. As formas de conter a expansão do deserto são economicamente inviáveis a curto prazo (não dá lucro a curto prazo). A produção agrícola voltada ao mercado externo vem ampliando o desgaste dos solos, expansão do deserto e ampliação da fome no continente.

18 O SAARA

19

20 ESCASSES DE ÁGUA

21 O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO e DESCOLONIZAÇÃO Os interesses dos europeus em explorar o continente potencializou uma fragmentação que não respeitou os limites territoriais dos diversos grupos étnico-culturais do continente. Estes novos territórios definidos pelas potências européias agrupavam diversos grupos (muitos deles rivais) dentro de um mesmo território. Após a descolonização iniciada após a segunda guerra mundial notamos uma eclosão de conflitos, guerras civis e intensos fluxos de refugiados. Porém os etnocídios são a marca principal do período, visto os diversos conflitos entre os grupos rivais pelo controle político dos país em questão.

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32


Carregar ppt "ÁFRICA : DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. QUADRO FÍSICO DO CONTINENTE Possui área total de 30,2 milhões de Km² (aproximadamente ¼ de todas as terras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google