A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica de Academia II Força e Resistência Muscular Localizada Profa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica de Academia II Força e Resistência Muscular Localizada Profa"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Paraíba / CCS – Departamento de Educação Física
Ginástica de Academia II Força e Resistência Muscular Localizada Profa. Caroline de Oliveira Martins

2 Fortalecendo músculos
McArdle, Katch e Katch (p. 520, 2008): Um músculo se fortalece quando treinado próximo de sua atual capacidade de gerar força [...] Ainda mais importante,a intensidade da sobrecarga (nível de tensão aplicada ao músculo), e não o tipo de exercício que aplica a sobrecarga, em geral governa os aprimoramentos de força.

3 Força & Resistência muscular
Heyward (p.107, 2004): Força muscular é a capacidade de um grupo muscular de desenvolver força contrátil máxima contra uma resistência em uma única contração. “A força máxima é produzida quando o membro não está em rotação (i.e., velocidade zero).” ”Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular de exercer força submáxima por períodos prolongados.”

4 Força & Resistência muscular
Heyward (p.107, 2004): “Se a resistência é imóvel, a contração muscular é estática ou isométrica.” “Se a resistência é menor do que a força produzida pelo grupo muscular, a contração é concêntrica.” O músculo também é capaz de exercer tensão enquanto se alonga [...] contração excêntrica tipicamente ocorre quando os músculos produzem força para desacelerar rapidamente segmentos corporais ou para resistir à gravidade.

5 Contrações concêntricas e excêntricas
Heyward (2004): termo contração isotônica  incorreto: tensão produzida por grupo muscular oscila, mesmo que resistência seja constante ao longo da amplitude de movimento (ADM);

6 Contrações Contrações dinâmicas (Heyward, 2004)  movimento articular visível = concêntricas, excêntricas ou isocinéticas; Contração excêntrica (Heyward, p.108, 2004): “força dos flexores do joelho é máxima entre 160º e 170º.”

7 Contração isocinética
“Contração máxima de um grupo muscular em uma velocidade constante ao longo de toda a amplitude de movimento articular” – figura b (Heyward, p.108, 2004);

8 Treinamento de resistência
Forma + popular de treinamento de resistência = levantamento de pesos (McArdle, Katch e Katch, 2008): Manipulação adequada e progressiva do volume de treinamento, da intensidade e da frequência para aprimorar resposta à dose fortalecimento seletivo de músculos que superam resistência inicial fixa;

9 Treinamento de resistência
Média de aprimoramento (McArdle, Katch e Katch, 2008): 40%  destreinados; 20%  moderadamente treinados; 15%  treinados; 10%  atletas avançados; 2%  atletas de elite.

10 Treinamento de resistência
Fonte: McArdle, Katch e Katch (p.526, 2008).

11 Treinamento para crianças e adolescentes
McArdle, Katch e Katch (2008): treinamento de resistência supervisionado com apenas contrações concêntricas com repetições relativamente elevadas e resistência baixa melhora força muscular em crianças e adolescentes sem efeitos adversos sobre ossos, músculos ou tecido conjuntivo.

12 Treinamento para crianças e adolescentes
Fonte: McArdle, Katch e Katch (p.523, 2008).

13 Referências Bibliográficas
Heyward, V.H. Avaliação física e prescrição de exercício. Técnicas avançadas. Porto Alegre: Artmed, 2004. McArdle, W.D.; Katch, F.I.; Katch, V.L.. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2008.


Carregar ppt "Ginástica de Academia II Força e Resistência Muscular Localizada Profa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google