A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I 9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I 9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I."— Transcrição da apresentação:

1 9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I 9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I

2 A importância da organização Como organizar arquivos (Gerenciador de arquivos) Criando pastas Extensão de arquivos A importância da organização Como organizar arquivos (Gerenciador de arquivos) Criando pastas Extensão de arquivos

3 A importância da organização

4 Disco rígido Pastas Armazenamento

5 PASTA ARQUIVOS Pasta x Arquivos

6 Gerenciadores de Arquivos Para mantermos os arquivos e as pastas do computador organizados, utilizamos um programa chamado Gerenciador de Arquivos. Esse programa nos permite Criar, Mover, Excluir e Renomear pastas e arquivos. No Windows esse Gerenciador de Arquivos é chamado de Windows Explorer, e no Linux na distribuição Ubuntu ele é o Nautilus ou simplesmente Navegador de Arquivos.

7 DICA: Também podemos abrir o Windows Explorer usando a tecla de atalho: + E Gerenciadores de Arquivos

8 CURIOSIDADE: Não é só nos sistemas operacionais de computadores que encontramos Gerenciadores de Arquivos, também encontramos Gerenciadores de arquivos em aparelhos celulares, MP3, MP4, Palmtops e vários outros dispositivos que trabalham com arquivos.

9 Janela dos Gerenciadores de Arquivos Tanto no Windows quanto no Linux as janelas dos Gerenciadores de Arquivos são muito semelhantes. Nome Fun ç ão Sistema Operacional Barra de t í tulos Mostra o nome da pasta atual.Windows e Linux Barra de menus Aonde temos os menus: Arquivo, Editar, Exibir (Ver), Favoritos (Marcadores) e Ajuda. Windows e Linux Barra de ferrament as Aqui se encontram os botões de navega ç ão, voltar, avan ç ar e um n í vel acima. Windows e Linux Barra do Explorer Localizada no lado esquerdo da tela, nela é definida a estrutura de drives, pastas e subpastas. Organizada em á rvore. Windows Barra de Locais Mostra os principais locais do usu á rio e do sistema. Linux Á rea de conte ú do Exibe o conte ú do do drive ou pasta que estiver selecionado na Barra do Explorer, ou na Barra de Locais. Windows e Linux Barra de Status Aparece na parte inferior da janela dos Gerenciadores de Arquivos, mostra informa ç ões sobre a pasta ou drive selecionado. Windows e Linux

10 IMPORTANTE Quando estivermos trabalhando na barra exploradora ou na barra de locais para selecionar e exibir itens damos 1 clique simples na pasta, já na área de conteúdo devemos utilizar 2 cliques para acessar pastas.

11 Criando pastas Para que possamos manter nossos arquivos organizados, podemos criar pastas para organizá-los de acordo com a nossa necessidade, por exemplo, para armazenar músicas, posso criar uma pasta chamada Músicas, e criar subpastas de acordo com estilo de música, exemplo: Rock, Samba, MPB, Sertaneja

12 Nome de arquivos e pastas. Todas as pastas e arquivos que criamos nos sistemas operacionais precisam de um nome. Podemos batizar como quisermos os arquivos e pastas, porém não devemos utilizar caracteres como: dois pontos (:), barra (\), asterisco (*) e interrogação (?), o tamanho máximo para nomes é de 256 caracteres.

13 Criando pastas no Windows Explorer e no Navegador de Arquivos (Nautilus). Menu Arquivo em Criar pasta Novo Novo Pasta.

14 Extensão de Arquivos WindowsLinux ExtensãoTipo de arquivoExtensãoTipo de arquivo.exe Arquivo execut á vel.bin Arquivo bin á rio execut á vel.cfgArquivo de configura ç ão do Windows.conf Arquivo de configura ç ão do Linux Extensões comuns ao Windows e Linux.bmp/.jpg/.gifArquivos de imagens.doc /.txtDocumento de texto.avi /.wmv /.flv Arquivos de v í deo.xlsPlanilha eletrônica.mp3 /.wav/.wma Arquivos de m ú sica.zip /.rarArquivo compactado

15 1, 2 e o DESAFIO


Carregar ppt "9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I 9/6/2014 Aula 12 – Organização de arquivos I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google