A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

02/04/2017 Aula 12 – Organização de arquivos I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "02/04/2017 Aula 12 – Organização de arquivos I"— Transcrição da apresentação:

1 02/04/2017 Aula 12 – Organização de arquivos I
Profª. : Élida Tavares

2 Nesta aula você aprendera:
A importância da organização Como organizar arquivos (Gerenciador de arquivos) Criando pastas Extensão de arquivos

3 A importância da organização

4 Armazenamento Pastas Disco rígido

5 Pasta x Arquivos PASTA ARQUIVOS

6 Gerenciadores de Arquivos
Para mantermos os arquivos e as pastas do computador organizados, utilizamos um programa chamado Gerenciador de Arquivos. Esse programa nos permite Criar, Mover, Excluir e Renomear pastas e arquivos. No Windows esse Gerenciador de Arquivos é chamado de “Windows Explorer”, e no Linux na distribuição Ubuntu ele é o “Nautilus” ou simplesmente “Navegador de Arquivos”.

7 Gerenciadores de Arquivos
DICA: Também podemos abrir o Windows Explorer usando a tecla de atalho: E

8 CURIOSIDADE: Não é só nos sistemas operacionais de computadores que encontramos Gerenciadores de Arquivos, também encontramos Gerenciadores de arquivos em aparelhos celulares, MP3, MP4, Palmtops e vários outros dispositivos que trabalham com arquivos.

9 Janela dos Gerenciadores de Arquivos
Nome Função Sistema Operacional Barra de títulos Mostra o nome da pasta atual. Windows e Linux Barra de menus Aonde temos os menus: Arquivo, Editar, Exibir (Ver), Favoritos (Marcadores) e Ajuda. Barra de ferramentas Aqui se encontram os botões de navegação, voltar, avançar e um nível acima. Barra do Explorer Localizada no lado esquerdo da tela, nela é definida a estrutura de drives, pastas e subpastas. Organizada em árvore. Windows Barra de Locais Mostra os principais locais do usuário e do sistema. Linux Área de conteúdo Exibe o conteúdo do drive ou pasta que estiver selecionado na Barra do Explorer, ou na Barra de Locais. Barra de Status Aparece na parte inferior da janela dos Gerenciadores de Arquivos, mostra informações sobre a pasta ou drive selecionado. Tanto no Windows quanto no Linux as janelas dos Gerenciadores de Arquivos são muito semelhantes.

10 IMPORTANTE Quando estivermos trabalhando na barra exploradora ou na barra de locais para selecionar e exibir itens damos 1 clique simples na pasta, já na área de conteúdo devemos utilizar 2 cliques para acessar pastas.

11 Criando pastas Para que possamos manter nossos arquivos organizados, podemos criar pastas para organizá-los de acordo com a nossa necessidade, por exemplo, para armazenar músicas, posso criar uma pasta chamada “Músicas”, e criar subpastas de acordo com estilo de música, exemplo: “Rock”, “Samba”, “MPB”, “Sertaneja”

12 Nome de arquivos e pastas.
Todas as pastas e arquivos que criamos nos sistemas operacionais precisam de um nome. Podemos batizar como quisermos os arquivos e pastas, porém não devemos utilizar caracteres como: dois pontos (:), barra (\), asterisco (*) e interrogação (?), o tamanho máximo para nomes é de 256 caracteres.

13 Criando pastas no Windows Explorer e no Navegador de Arquivos (Nautilus).
Menu Arquivo  em Criar pasta Novo  Novo Pasta.

14 Extensões comuns ao Windows e Linux
Extensão de Arquivos Windows Linux Extensão Tipo de arquivo .exe Arquivo executável .bin Arquivo binário executável .cfg Arquivo de configuração do Windows .conf Arquivo de configuração do Linux Extensões comuns ao Windows e Linux .bmp/ .jpg/ .gif Arquivos de imagens .doc / .txt Documento de texto .avi / .wmv /.flv Arquivos de vídeo .xls Planilha eletrônica .mp3 / .wav/ .wma Arquivos de música .zip / .rar Arquivo compactado

15 Atividade 1 , 2 e o DESAFIO


Carregar ppt "02/04/2017 Aula 12 – Organização de arquivos I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google