A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I GUERRA MUNDIAL Prof.ª Fernanda Gouveia 9historia.blogspot.com/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I GUERRA MUNDIAL Prof.ª Fernanda Gouveia 9historia.blogspot.com/"— Transcrição da apresentação:

1 I GUERRA MUNDIAL Prof.ª Fernanda Gouveia 9historia.blogspot.com/

2 MOTIVOS PARA ESTUDAR Mudança na hegemonia mundial: O desfecho desta guerra é uma das causas da II Guerra Mundial Surgimento de novos países Uso de novas tecnologias

3 Mudança no papel social das mulheres

4 CAUSAS DA GUERRA: 1. Expansão e disputa imperialista (gerada pela 2ª Revolução Industrial)

5 São esses europeus que querem nos civilizar?

6 2. Militarismo e Sistema de alianças paz armada Tríplice Aliança: Império Alemão Império Austro-Húngaro Império Turco-Otomano Bulgária Itália (até 1915) Tríplice Entente: França Império Britânico Império Russo (até 1917) Estados Unidos (a partir de 1917) Sérvia Portugal Itália (a partir de 1915) Japão e outros x

7

8 Se a Alemanha fosse extinta amanhã, depois de amanhã não haveria um só inglês no mundo que não fosse rico. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou um direito de sucessão - não deveríamos nós lutar por um comércio de duzentos e cinqüenta milhões de libras? A Inglaterra deve compreender o que é inevitável e constitui sua mais grata esperança de prosperidade. A Alemanha deve ser destruída (Trechos de The Saturdaw Review, citado por BLRNS, E.. MCNALL,. op. cit., pág. 784.) Um país desfibrado está à mercê do primeiro que chegar, um pais armado, anima do pelo espírito militar e pronto para o combate, está certo de impor o respeito e de evitar os horrores da guerra. (Afirmativa de Paul Cambon, diplomata francês, em 1909.)

9 O Kaiser, propaganda militar humorística francesa.francesa 3. Nacionalismo (ufanismo, chauvinismo)

10 Propaganda ufanista alemã

11 4. Disputa pela região balcânica

12 ESTOPIM DE INÍCIO DA GUERRA: Assassinato do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, pelo estudante Gavrilo Prinzip na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia- Herzegovina (aliada da Sérvia).

13 A região balcânica foi o palco de conflitos no início e no final do século XX. O surgimento recente de um novo país na região balcânica - Kosovo em fevereiro de altera novamente o mapa europeu. O _____________________é uma causa da Primeira Guerra Mundial e, nos dias atuais, é também apontado como o responsável pela independência de Kosovo.

14 FASES DA GUERRA

15 FASE 1 - GUERRA DE MOVIMENTO (AGO A NOV.1914) Avanços da Tríplice Aliança: ofensiva alemã na frente ocidental, com a penetração em território francês, e pelo avanço nos Bálcãs, onde a presença turca foi essencial. Soldados da Áustria executam soldados da Sérvia.

16 FASE 2 – GUERRA DE TRINCHEIRAS (NOV.1914 A MAR.1918)

17 Nas trincheiras : Infantaria com máscaras de gás, Ypres, 1917Ypres

18 VIDA DE SOLDADO NO FRONT TRECHO – I A mesma velha trincheira, a mesma paisagem... Os mesmos ratos, crescendo como mato... Os mesmos abrigos, nada de novo... Os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma... Os mesmos cadáveres no front... A mesma metralha, das duas às quatro... Como sempre cavando, como sempre caçando... A mesma velha guerra dos diabos. (soldado inglês). TRECHO – II Estamos tão exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros. Ninguém se importa conosco. Não seremos substituídos. Os aviões lançam projéteis sobre nós. Ninguém mais consegue pensar. As rações estão esgotadas – pão, conservas, biscoitos, tudo terminou! Não há uma única gota de água. É o próprio inferno. (soldado alemão).

19 Veterano da Primeira Guerra de 107 anos recebe homenagem nos EUAVeterano da Primeira Guerra de 107 anos recebe homenagem nos EUA Veterano da Primeira Guerra, Frank Buckles, 107, recebe homenagem na Casa Branca Frank Buckles

20 1917 – ANO DECISIVO Saída da Rússia devido à revolução comunista ou bolchevique Entrada dos EUA

21 EXPLIQUE a charge:

22 FASE 3 – FINALIZAÇÃO VIA NOVAS TECNOLOGIAS (MAR. A NOV. 1918)

23 Países vencedores, membros da Tríplice ______________

24 CONSEQUÊNCIAS

25 Novos países

26 Curiosidade – quem é?

27 FIM DA GUERRA: TRATADOS Fragmentação dos impérios derrotados por meio dos Tratados de Sèvres, Saint- Germain, Lousanne, Trianon, Neuilly. Tratado de Versalhes ou Ultimato de Versalhes humilhante derrota alemã, propicia o início do nazismo, ideologia ultranacionalista.

28 SITE: grande-guerra-mundialhttp://veja.abril.com.br/historia/primeira- grande-guerra-mundial


Carregar ppt "I GUERRA MUNDIAL Prof.ª Fernanda Gouveia 9historia.blogspot.com/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google