A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento."— Transcrição da apresentação:

1 Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento

2 Para VLAK e PIVALICA (2004): Handebol é um jogo de contato entre times em que os jogadores driblam, passam e arremessam a bola com suas mãos, tentando fazê-lo quantas vezes possíveis contra o gol adversário. Para VLAK e PIVALICA (2004): Handebol é um jogo de contato entre times em que os jogadores driblam, passam e arremessam a bola com suas mãos, tentando fazê-lo quantas vezes possíveis contra o gol adversário. O handebol mistura velocidade, potência e resistência, além de apresentar o contato direto entre os jogadores. Isso predispõe o atleta a lesões em todo o corpo, sejam elas por trauma ou lesões por esforço repetitivo (overtraning). O handebol mistura velocidade, potência e resistência, além de apresentar o contato direto entre os jogadores. Isso predispõe o atleta a lesões em todo o corpo, sejam elas por trauma ou lesões por esforço repetitivo (overtraning). Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento

3 Fatores Segundo Cohen e Abdalla (2003), existem 3 fatores causadores de lesão no handebol:Segundo Cohen e Abdalla (2003), existem 3 fatores causadores de lesão no handebol: 1.Fatores pessoais (idade, sexo, coordenação) 2.Fatores da modalidade (contato com os oponentes e colegas, gesto esportivo, equipamentos) 3.Fatores ambientais (temperatura e o piso)

4 Lesões As partes mais afetadas são:As partes mais afetadas são: 1.Os joelhos; 2.Tornozelos; 3.Ombros; 4.Região lombar; 5.Lesões crônicas (tendinite).

5 Causas Joelhos: repetições de saltos, mudanças de direções bruscamente Joelhos: repetições de saltos, mudanças de direções bruscamente Tornozelo: torção após queda do salto e mudanças de direções bruscamente Tornozelo: torção após queda do salto e mudanças de direções bruscamente Ombros: movimento do arremessar repetitivo, contato entre atacante e defensor Ombros: movimento do arremessar repetitivo, contato entre atacante e defensor

6 Causas Região Lombar: impacto após queda do salto, alguns movimentos especiais do esporte e contato entre atacante defensor. Região Lombar: impacto após queda do salto, alguns movimentos especiais do esporte e contato entre atacante defensor. Lesões crônicas: a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER). Lesões crônicas: a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER).

7 Formas De Prevenções Formas de treinamento correto de acordo com cada particularidade dos atletasFormas de treinamento correto de acordo com cada particularidade dos atletas Uso de equipamentos - joelheira, tornozeleiras e bandagens, órteses articuladas e apropriadas para cada articulação (INGHAM et al, 2004).Uso de equipamentos - joelheira, tornozeleiras e bandagens, órteses articuladas e apropriadas para cada articulação (INGHAM et al, 2004).

8 Conclusão As lesões que o atleta de handebol está predisposto, tem como a principal o de joelho, seguida das lesões de tornozelo e ombro. Não pudemos constatar que os membros inferiores são mais afetados que os membros superiores, muitos dos atletas também sofrem com a questão do overtraning. As lesões que o atleta de handebol está predisposto, tem como a principal o de joelho, seguida das lesões de tornozelo e ombro. Não pudemos constatar que os membros inferiores são mais afetados que os membros superiores, muitos dos atletas também sofrem com a questão do overtraning.


Carregar ppt "Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google