A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBSOLESCÊNCIA PERCEPTiva X PLANEJADA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBSOLESCÊNCIA PERCEPTiva X PLANEJADA"— Transcrição da apresentação:

1 OBSOLESCÊNCIA PERCEPTiva X PLANEJADA
GT8 – Mahal Bruno dos Santos – N° 4 Danielly Zuza – N° 8 Hanna Amaral – N° 14 Matheus Corrêa – N° 27 Susana Antunes – N°36

2 OBSOLESCÊNCIA PERCEPTIVA
A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca.

3 OBSOLESCÊNCIA PERCEPTIVA
A Obsolescência Perceptiva ocorreu, neste caso, porque houveram pequenas mudanças no design e funcionamento do carro ao passar dos anos, como percebido: a mudança do farol traseiro do Corolla 2011 para o Corolla 2013.

4 OBSOLESCÊNCIA PERCEPTIVA
A Obsolescência Perceptiva ocorre, neste exemplo, devido à moda atual; você é induzido à comprar o tênis mais novo, o mais “moderno”, bonito.

5 OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA
Também conhecida como “Obsolescência Programada”, é uma estratégia utilizada pela indústria que consiste em criar um produto suficientemente resistente para que dure pelo período de garantia e ao mesmo tempo suficientemente frágil para que não dure demais. Isso pode acontecer já na fabricação do material (literalmente planejado para estragar mais rápido) ou na elaboração do produto (que pode ser lançado agora propositalmente com menos funcionalidades somente para que daqui a um ano se lance nova versão com as funcionalidades completas, de forma que o consumidor troque um produto pelo outro). Isso quer dizer que hoje em dia, quando uma fábrica de torradeiras, por exemplo, cria uma nova torradeira, o faz de forma que a torradeira dure pelo menos 1 ano mas não muito mais do que isso. Essa é uma estratégia das empresas para aumentar o consumo e fazer girar as engrenagens do mercado.

6 OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA
A Obsolescência Planejada ocorre, no caso do iPhone 4 e 4s, na elaboração do produto. O iPhone 4s, lançado um ano após o 4, possui o mesmo design; as únicas diferenças são a câmera (que possui 3 megapixels a mais e o processador do celular).

7 OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA
Outro exemplo de Obsolescência Planejada é a máquina de lavar roupas, deliberadamente programada para parar de funcionar cinco ano após a compra.


Carregar ppt "OBSOLESCÊNCIA PERCEPTiva X PLANEJADA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google