A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUERRA DOS TRINTA ANOS (1618-1648) Com certeza você j á participou daquela brincadeira que pergunta quanto tempo durou a Guerra dos Cem Anos e outros e,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUERRA DOS TRINTA ANOS (1618-1648) Com certeza você j á participou daquela brincadeira que pergunta quanto tempo durou a Guerra dos Cem Anos e outros e,"— Transcrição da apresentação:

1 GUERRA DOS TRINTA ANOS ( ) Com certeza você j á participou daquela brincadeira que pergunta quanto tempo durou a Guerra dos Cem Anos e outros e, que no final, tem a Guerra dos Trinta Anos como única resposta lógica. Mas você sabe o que foi a Guerra dos Trinta Anos ? Clique para prosseguir!

2 GUERRA DOS TRINTA ANOS MOMENTO HISTÓRICO 1600: Espanha: Controlava a Península Ibérica, parte da Península Itálica e dos Países Baixos e ainda possuía um vasto império colonial (ouro e prata); Holanda: Potência comercial; Possuía a principal frota mercantil do continente e uma política descentralizada; Inglaterra: Prosperava comercialmente pelas medidas estabelecidas pela Dinastia Tudor; França: Palco de conflitos entre católicos e huguenotes (protestantes franceses); Sacro Império Germânico: Fragilidade política devido sua fragmentação.

3 FATOS PRECEDENTES: Imperador Ferdinando II do Sacro Império Germânico pretendia impor o catolicismo como religião oficial, quebrando a Dieta de Augsburgo, a qual concedia liberdade de escolha religiosa aos principados. DEFENESTAÇÃO DE PRAGA: Nobres protestantes invadem o Palácio de Praga e atiram pela janela altos funcionários do Imperador. Em repreensão a isso se formam as Ligas, Evangélica e Sagrada: LIGA EVANGÉLICA: Príncipes protestantes germânicos; LIGA SAGRADA: Príncipes católicos + Imperador. Depois dos combates, vitória da Liga Sagrada. Mapa Sacro Império Germânico

4 França sente-se ameaçada pelo crescimento dos Habsburgos (Dinastia reinante no Sacro Império). 1618: Inicia-se a GUERRA DOS TRINTA ANOS. FRAN Ç A ( Católica ) + HOLANDA ( Protestante ) X SACRO IMPÉRIO GERMÂNICO ( Protestante ) + ESPANHA ( Católica )

5 A GUERRA ( ): É É uma guerra religiosa Catolicismo X Protestantismo representados pela França e Sacro Império, respectivamente. Com a independência holandesa ainda não reconhecida pela Espanha, Holanda entra no conflito no intuito de destruir os espanhóis, imediatamente declarando guerra aos mesmos. Atenção: HOLANDA E ESPANHA ENTRAM NA GUERRA DESPREOCUPADOS COM A QUESTÃO RELIGIOSA!!! Espanha enfraquecida por revoltas internas e a aproximação de tropas holandesas e francesas a Viena, obrigam os Habsburgos a negociarem o fim do conflito. 1648: PAZ DE WESTFÁLIA Fim da Guerra dos Trinta Anos, tendo como consequências: Fim do poder dos Habsburgos no Sacro Império;

6 Incorporação francesa da Alsácia e de outros territórios; Reconhecimento espanhol da independência holandesa; Liberdade de culto aos príncipes germânicos: Reativação da Dieta de Augsburgo; Início da hegemonia francesa na Europa. CONFLITOS PÓS-GUERRA: 1659: Conflito França X Espanha se prolonga; PAZ DOS PIRINEUS: Espanha é obrigada a ceder territórios a França; 1667: GUERRA DA DEVOLUÇÃO Expansão econômica francesa contraria os interesses holandeses; Guerra termina com vitória francesa.

7 Supremacia francesa provoca insatisfação na Europa; França perde e é obrigada a devolver praticamente todos os territórios conquistados. LIGA DE AUGSBURGO Espanha + Inglaterra + Holanda + Sacro Império X FRAN Ç A FIM !


Carregar ppt "GUERRA DOS TRINTA ANOS (1618-1648) Com certeza você j á participou daquela brincadeira que pergunta quanto tempo durou a Guerra dos Cem Anos e outros e,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google