A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Globalização e as desigualdades regionais. Um novo modelo econômico Recessão de 1988-1992 Endividamento externo Programa de privatizações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Globalização e as desigualdades regionais. Um novo modelo econômico Recessão de 1988-1992 Endividamento externo Programa de privatizações."— Transcrição da apresentação:

1 A Globalização e as desigualdades regionais

2 Um novo modelo econômico Recessão de Endividamento externo Programa de privatizações

3 O Programa de privatizações 1991 e 1993 – envolveu a venda de siderúrgicas estatais, empresas químicas, petroquímicas e de fertilizantes e 1998 – ferrovias (RFFSA), alguns porto, Embraer e a CVRD. Terceira etapa – O cobiçado setor de telefonia.

4 Agências Reguladoras O estado deixou de ser o fornecedor direto de bens e serviços. Assumiu a função de normatização e fiscalização. Criou-se as agencias reguladoras (Aneel, Anatel, ANA, ANP)

5 A Região Concentrada Com a desestatização o Brasil inseriu-se no mercado globalizado, abrindo seu mercado ao capital estrangeiro e passou a receber muitos investimentos. Boa parte destes investimentos concentraram-se nas regiões mais desenvolvidas do país.

6 Os investimentos internacionais iniciados na década de 1990 uniu economicamente os estados do Sul e Sudeste. O que o Geógrafo Milton Santos denominou de REGIÃO CONCENTRADA.

7

8 Concentração Industrial O início da industrialização o custo de transferência limita a localização industrial. As indústrias buscam instalar-se nos locais de menor custo de produção, onde haja: mercado consumidor, oferta de força de trabalho e matéria-prima.

9

10

11 Atividades Que fatores induziram a política das privatizações? Quais fatores favorecem a instalação industrial? Quais os efeitos das privatizações?


Carregar ppt "A Globalização e as desigualdades regionais. Um novo modelo econômico Recessão de 1988-1992 Endividamento externo Programa de privatizações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google