A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VERBOS. VERBOS INTRANSITIVOS São aqueles que são capazes de sozinhos formar um predicado, não necessitando, por isso, de complemento. Ex: Ele adormeceu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VERBOS. VERBOS INTRANSITIVOS São aqueles que são capazes de sozinhos formar um predicado, não necessitando, por isso, de complemento. Ex: Ele adormeceu."— Transcrição da apresentação:

1 VERBOS

2 VERBOS INTRANSITIVOS São aqueles que são capazes de sozinhos formar um predicado, não necessitando, por isso, de complemento. Ex: Ele adormeceu.

3 VERBOS TRANSITIVOS São aqueles que, sozinhos, não são capazes de formar o predicado, exigindo, por isso, um complemento. Ex: Ele trouxe o livro.

4 a) Verbos transitivos diretos; b) Verbos transitivos indiretos; c) Verbos transitivos diretos e indiretos. Os verbos transitivos exigem complemento; dependendo do verbo, o complemento pode vir com ou sem preposição. Por isso, dividem-se em:

5 VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS Exigem complemento direto A Rita levou o meu caderno. Eu não falo a sua língua. Complemento direto

6 VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS Exigem complemento indireto A Rita obedeceu-me. Ele surpreendeu a todos. Complemento indireto

7 VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS Exigem dois complementos: direto e indireto. A Rita deu um beijo ao irmão. Eu emprestei o livro a um amigo. Complemento indireto Complemento indireto Complemento direto

8 VERBOS COPULATIVOS Faz a ligação (cópula) entre o verbo e o predicativo do sujeito para lhe completar o sentido. Geralmente exprime um estado ou aspeto do verbo. Eu estou feliz. Predicativo do sujeito Verbos copulativos – SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, PARECER, CONTINUAR, ANDAR, TORNAR-SE

9 ASPETO DO VERBO Demonstra o ponto de vista do qual o falante considera a ação expressa pelo verbo e o seu tempo de realização. Aspeto pontual Acabo de ler Os Lusíadas. Aspeto durativo Continuo a ler Os Lusíadas. Aspeto contínuo Vou lendo Os Lusíadas. Aspeto descontínuo Voltei a ler Os Lusíadas. Aspeto incoativo Comecei a ler Os Lusíadas. Aspeto conclusivo Acabei de ler Os Lusíadas.


Carregar ppt "VERBOS. VERBOS INTRANSITIVOS São aqueles que são capazes de sozinhos formar um predicado, não necessitando, por isso, de complemento. Ex: Ele adormeceu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google