A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 7 Funções e suas propriedades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 7 Funções e suas propriedades."— Transcrição da apresentação:

1 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 7 Funções e suas propriedades

2 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 2 Objetivos de aprendizagem Definições de função e notação. Domínio e imagem. Continuidade de uma função. Funções crescentes e decrescentes. Funções limitadas. Extremos local e absoluto. Simetria. Assíntotas. Comportamento da função nas extremidades do eixo horizontal.

3 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 3 Definição de função e notação Uma função de um conjunto A em um conjunto B é uma lei, isto é, uma regra de formação que associa todo elemento em A a um único elemento em B. Sendo assim, o conjunto A é o domínio da função, e o conjunto B é o conjunto imagem. O conjunto C é um conjunto que contém os elementos do conjunto imagem. Esse conjunto C é então conhecido como contradomínio.

4 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 4 Definição de função e notação Diagrama de uma máquina para compreender função.

5 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 5 Definição de função e notação A notação utilizada para indicar que y vem de uma função que atua sobre x é a notação de função de Euler, dada por: y = f (x) (podemos ler como y igual a f de x ou o valor de f em x), onde x é a variável independente e y = f (x) é a variável dependente. A seguir, veja o diagrama em (a) retrata a relação de X em Y que é uma função. (b) retrata uma relação de X em Y que não é uma função.

6 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 6 Definição de função e notação

7 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 7 Domínio e imagem Podemos definir o volume de uma esfera como uma função do seu raio, pela fórmula: Essa fórmula está definida para todos os números reais, mas a função volume não está definida para valores negativos de r. Para encontrar o domínio, devemos observar os valores no eixo horizontal x, que são as primeiras coordenadas dos pontos do gráfico. Para encontrar a imagem, devemos observar os valores no eixo vertical y, que são as segundas coordenadas dos pontos do gráfico.

8 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 8 Continuidade de uma função Graficamente falando, diz-se que uma função é contínua em um ponto se o gráfico não apresenta falha (do tipo quebra, pulo etc.). Essa é uma das mais importantes propriedades da maioria das funções. Podemos ilustrar o conceito com exemplos de gráficos (veja figura a seguir).

9 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 9 Continuidade de uma função

10 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 10 Funções crescentes e decrescentes Exemplos de funções crescente, decrescente ou constante sobre um intervalo.

11 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 11 Funções crescentes e decrescentes Uma função f é crescente sobre um intervalo se, para quaisquer dois valores de x no intervalo, uma variação positiva em x resulta em uma variação positiva em f (x). Uma função f é decrescente sobre um intervalo se, para quaisquer dois valores de x no intervalo, uma variação positiva em x resulta em uma variação negativa em f (x). Uma função f é constante sobre um intervalo se, para quaisquer dois valores de x no intervalo, uma variação positiva em x resulta em uma variação nula em f (x).

12 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 12 Funções limitadas Uma função f é limitada inferiormente se existe algum número b que seja menor ou igual a todos os números da imagem de f. Uma função f é limitada superiormente se existe algum número B que seja maior ou igual a todos os números da imagem de f. Uma função f é limitada quando ela é limitada das duas formas, superior e inferiormente. Alguns exemplos de gráficos limitados e não limitados superior e inferiormente são apresentados na figura a seguir.

13 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 13 Funções limitadas

14 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 14 Extremo local e extremo absoluto Os valores extremos da função, também chamados extremo local, podem ser caracterizados como máximo local ou mínimo local. Gráfico com máximo local nos pontos P e R, e mínimo local em Q.

15 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 15 Extremo local e extremo absoluto Um máximo local de uma função f é o valor f (c) que é maior ou igual a todos os valores da imagem de f sobre algum intervalo aberto contendo c. Um mínimo local de uma função f é o valor f (c) que é menor ou igual a todos os valores da imagem de f sobre algum intervalo aberto contendo c. Extremos locais são chamados também de extremos relativos.

16 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 16 Simetria Simetria com relação ao eixo vertical y Exemplo: f (x) = x 2 Graficamente

17 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 17 Simetria Simetria com relação ao eixo vertical y Exemplo: f (x) = x 2 Numericamente

18 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 18 Simetria Simetria com relação ao eixo horizontal x Exemplo: x = y 2 Graficamente

19 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 19 Simetria Simetria com relação ao eixo horizontal x Exemplo: x = y 2 Numericamente

20 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 20 Simetria Simetria com relação a origem Exemplo: f (x) = x 3 Graficamente

21 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 21 Simetria Simetria com relação a origem Exemplo: f (x) = x 3 Numericamente

22 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 22 Assíntotas

23 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 23 Assíntotas Gráfico de

24 © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 24 Assíntotas Gráfico de com as assíntotas mostradas pelas retas tracejadas.


Carregar ppt "© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 7 Funções e suas propriedades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google