A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 14 Taxas Relacionadas. Introdução Em um problema de taxas relacionadas, a idéia é calcular a taxa de variação de uma grandeza em termos da taxa de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 14 Taxas Relacionadas. Introdução Em um problema de taxas relacionadas, a idéia é calcular a taxa de variação de uma grandeza em termos da taxa de."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 14 Taxas Relacionadas

2 Introdução Em um problema de taxas relacionadas, a idéia é calcular a taxa de variação de uma grandeza em termos da taxa de variação da outra. O procedimento é achar uma equação que relacione as duas grandezas e então usar a Regra da Cadeia para derivar ambos os lados em relação ao tempo.

3 Exemplo 1 Ar está sendo bombeado para dentro de um balão esférico e seu volume cresce a uma taxa Quão rápido o raio do balão está crescendo quando o diâmetro for

4 Solução Dado: (taxa de crescimento do volume do ar) Incógnita: (taxa de crescimento do raio quando o raio é )

5 Solução Volume da esfera Se colocarmos e nessa equação, obteremos O raio do balão está crescendo a uma taxa de

6 Exemplo 2 Uma escada de de comprimento está apoiada em uma parede vertical. Se a base da escada desliza, afastando-se da parede a uma taxa de quão rápido o topo da escada está escorregando para baixo na parede quando a base da escada está a da parede?

7 Solução Dado: Diagrama Derivando cada lado em relação a t usando a Regra da cadeia temos:

8 Solução Note que. Quando Logo O topo da escada está deslizando para baixo a uma taxa de

9 Exemplo 3 Um tanque de água tem a forma de um cone circular invertido, com base de raio e altura igual Se a água está sendo bombeada para dentro do tanque a uma taxa de encontre a taxa pela qual o nível da água estará se elevando quando a água tiver de profundidade.

10 Solução Dado: Esboço do cone

11 Solução Logo Substituindo e temos O nível da água estará subindo a uma taxa de

12 Exemplo 4 O carro segue em direção ao oeste a e o carro segue rumo ao norte a Ambos estão se dirigindo para a intersecção de duas estradas. A que taxa os carros se aproximam um do outro quando o carro está a e o carro está da intersecção?

13 Solução Dado: Esboço

14 Solução Para e Logo Os carros aproximam-se um do outro a uma taxa de

15 Exemplo 5 Um homem anda ao longo de um caminho reto a uma velocidade de Um holofote localizado no chão a do caminho é mantido focalizado no homem. A que taxa o holofote está girando quando o homem está a do ponto do caminho mais próximo da luz?

16 Solução Dado: Esboço:

17 Solução Quando temos. Logo O holofote está girando a uma taxa de

18


Carregar ppt "Aula 14 Taxas Relacionadas. Introdução Em um problema de taxas relacionadas, a idéia é calcular a taxa de variação de uma grandeza em termos da taxa de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google