A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas

2 Competências a serem trabalhadas nessa aula OperadoresOperadores Lógica de ProgramaçãoLógica de Programação –if, switch, do, while, for

3 OperadoresOperadores

4 Operadores Operadores AritméticosOperadores Aritméticos +Adição -Subtração *Multiplicação /Divisão %Módulo

5 Operadores Operadores de StringsOperadores de Strings.Concatenação

6 Operadores Operadores de AtribuiçãoOperadores de Atribuição = atribuição simples += atribuição com adição -= atribuição com subtração *= atribuição com multiplicação /= atribuição com divisão %= atribuição com módulo.= atribuição com concatenação

7 Operadores Operadores de ComparaçãoOperadores de Comparação == Igual a != Diferente de < Menor que > Maior que <= Menor ou igual a >= Maior ou igual a

8 Lógica de ProgramaçãoLógica de Programação

9 Lógica de Programação Lógica de programação nada mais é do que uma forma de se escrever um programa de computador com uma linguagem de fácil entendimento para nós seres humanos.Lógica de programação nada mais é do que uma forma de se escrever um programa de computador com uma linguagem de fácil entendimento para nós seres humanos.

10 Lógica de Programação A lógica de programação é necessária para todas as pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas pois permite definir uma seqüência lógica para o desenvolvimento.A lógica de programação é necessária para todas as pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas pois permite definir uma seqüência lógica para o desenvolvimento.

11 Estruturas de Controle As estruturas que veremos a seguir são comuns para todas as linguagens de programação. PHP, Java, ASP, C#, C++, entre outras...

12 Blocos Um bloco consiste de vários comandos agrupados com o objetivo de relacioná-los com determinado comando ou função.Um bloco consiste de vários comandos agrupados com o objetivo de relacioná-los com determinado comando ou função. Em comandos como if, for, while, switch e em declarações de funções blocos podem ser utilizados para permitir que um comando faça parte do contexto desejado.Em comandos como if, for, while, switch e em declarações de funções blocos podem ser utilizados para permitir que um comando faça parte do contexto desejado.

13 Blocos Blocos em PHP são delimitados pelos caracteres { e }.Blocos em PHP são delimitados pelos caracteres { e }.

14 Estrutura if - else - elseif O if é o comando que você mais utilizará em toda sua vida de programador.O if é o comando que você mais utilizará em toda sua vida de programador. O if é um operador condicional que irá decidir o que o seu programa irá fazer, quais atitudes irá tomar dependendo de determinadas situações.O if é um operador condicional que irá decidir o que o seu programa irá fazer, quais atitudes irá tomar dependendo de determinadas situações. O if é a inteligência de seu programa.O if é a inteligência de seu programa.

15 Estrutura if - else - elseif O if testa a condição e executa o comando indicado se o resultado for true (verdadeiro).

16 Exemplo de if Não será impresso o texto nessa situação, porque o valor da variável $a é menor da variável $b.

17 Não será impresso o texto nessa situação, porque o valor da variável $a é igual da variável $b. Lembre-se que o teste do if é apenas quando for Maior.

18 Apenas nessa situação será impresso o texto do echo, porque o valor da variável $a é maior da variável $b.

19 Estrutura if - else - elseif E se eu precisasse testar quando não é verdadeiro para imprimir um texto diferente, o que e utilizaria? O else existe para essas situação, veja o exemplo:

20 Exemplo de if e else Nesse caso será impresso o valor do echo que está dentro bloco do else pois $a não é maior que $b então o if resultou false(mentira).

21 Estrutura if - else - elseif Podemos melhorar ainda mais esse código, colocando um teste para imprimir quando é apenas igual, outro quando é apenas maior e outro quando é apenas menor.Podemos melhorar ainda mais esse código, colocando um teste para imprimir quando é apenas igual, outro quando é apenas maior e outro quando é apenas menor. Utilizaremos dessa vez: if, elseif e else (obrigatoriamente nessa ordem)Utilizaremos dessa vez: if, elseif e else (obrigatoriamente nessa ordem)

22 Exemplo de if, elseif e else

23 No caso está existindo 3 testes, o principal do if, quando $a for maior que $b Caso contrário irá verificar se é igual. Se ainda assim não satisfazer entrará no caso onde nada satisfez a função.

24 Estrutura switch case O switch funciona igual ao if, muda apenas a forma é escrito (sintaxe).O switch funciona igual ao if, muda apenas a forma é escrito (sintaxe).

25 Estrutura switch case Veja que no exemplo do switch o valor é informado e os cases tratam de verificar um a um. Caso nenhum satisfaça o resultado do case entrará no caso default

26 Ao final de cada case deve existir um break obrigatoriamente, caso contrário entrará em todos os cases inclusive no default, se assim satisfazer a função.

27 Estruturas de Repetição As estruturas de repetição são utilizadas quando o programador precisa, por exemplo, repetir o mesmo comando várias vezes.As estruturas de repetição são utilizadas quando o programador precisa, por exemplo, repetir o mesmo comando várias vezes.

28 Estruturas de Repetição - while O while é o comando de repetição (laço) mais simples. Ele testa uma condição e executa um comando, ou um bloco de comandos, até que a condição testada seja falsa.O while é o comando de repetição (laço) mais simples. Ele testa uma condição e executa um comando, ou um bloco de comandos, até que a condição testada seja falsa.

29 Estruturas de Repetição - while Sintaxe do while diz-se: Enquanto a condição for verdadeira execute os determinados comandos.Sintaxe do while diz-se: Enquanto a condição for verdadeira execute os determinados comandos.

30 Exemplo while Lembre-se de manter o controle da condição do while, caso contrário ocorrerá o famoso loop eterno.

31 Estruturas de Repetição - do..while O laço do..while funciona de maneira bastante semelhante ao while, com a simples diferença que a expressão é testada ao final do bloco de comandos.O laço do..while funciona de maneira bastante semelhante ao while, com a simples diferença que a expressão é testada ao final do bloco de comandos.

32 Exemplo do..while

33 Estrutura de Repetição - for O tipo de laço mais complexo é o forO tipo de laço mais complexo é o for Veja a sintaxe abaixo:Veja a sintaxe abaixo:

34 Estrutura de Repetição - for As três expressões que ficam entre parênteses têm as seguintes finalidades:As três expressões que ficam entre parênteses têm as seguintes finalidades: –Inicialização: comando ou seqüência de comandos a serem realizados antes do inicio do laço. Serve para inicializar variáveis.

35 Estrutura de Repetição - for –Condição: Expressão booleana que define se os comandos que estão dentro do laço serão executados ou não. Enquanto a expressão for verdadeira (valor diferente de zero) os comandos serão executados. –Incremento: Comando executado ao final de cada execução do laço.

36 Estrutura de Repetição - for

37 Quebra de fluxo BreakBreak O comando break serve para quebrar um laço, interromper o processo. Ele pode ser utilizado dentro do for, while e doO comando break serve para quebrar um laço, interromper o processo. Ele pode ser utilizado dentro do for, while e do

38 Quebra de fluxo

39 AtividadeAtividade

40 Atividade 1.Crie um script que receba dois valores e verifique se os dois são igual, utilizando o comando if, caso sejam iguais imprima na tela Os valores são iguais., caso contrário Os valores são diferentes

41 2.Crie um laço utilizando o comando for e nesse laço imprima na tela os números de 1 até 600, separados por virgula e sempre que for um número par, coloque colchetes [2]. Dica: O operador mod verifica se o resto da divisão por 2 é zero, caso seja diferente então o número é impar. Atividade

42 3.Crie um laço com o comando while e nesse laço imprima na tela os números de 1 até 500 separados por virgula e a cada 100 números quebra a linha. Exemplo:1,2, ,102...Atividade

43 Atividade Prazo para postagem: 09/11/13 até às 23:55h 09/11/13 até às 23:55h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

44 FERRAMENTAS DE APOIO Apostilas e vídeos do AVASIS; Fórum durante o módulo, com resposta em até 6 horas úteis; do professor:

45 DÚVIDAS... Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Diariamente Chat na Terça-Feira: dia 05/11/13 no horário: das 19:00 às 20:30 h


Carregar ppt "FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google