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Formação Técnica em Administração de Empresas Gestão da Inovação Prof. Fábio Diniz FTAD Módulo de Planejamento.

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1 Formação Técnica em Administração de Empresas Gestão da Inovação Prof. Fábio Diniz FTAD Módulo de Planejamento

2 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS Gestão da Inovação (continuação)

3 TEMAS DA AULA DE HOJE Mortalidade das MPE. Pesquisa de Mercado e seus tipos. Inovações nas Empresas, exemplos. Inovação por Guy Kawasaki. Nicho de Mercado.

4 TEMAS DA AULA DE HOJE Ciclo de Vida do Produto. Inovação Disruptiva. Três Zonas da Inovação. As 12 Dimensões da Inovação por Mohanbir Sawhney. Gamification, exemplos.

5 MORTALIDADE DAS MPE Recentes estudos de mercado revelam que cerca de 58% das micro e pequenas empresas fecham suas portas antes de completar cinco anos. (FONTE: Revista PEGN)

6 MOTIVOS DE FECHAMENTO Ausência de comportamento empreendedor; Planejamento prévio inadequado por parte do investidor; Deficiências no processo de gestão empresarial; Insuficiência de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios.

7 PESQUISA DE MERCADO Mecanismo para se conhecer o seu público alvo; Coleta, análise e interpretação sistemática de dados importantes sobre o cliente para o planejamento das ações de Marketing; Tipos de pesquisa: Quantitativa ou Qualitativa.

8 PESQUISA DE MERCADO Quantitativa: Quantitativa: – Utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. – Realizada através de questionários a serem respondidos por pessoal com o perfil do mercado.

9 PESQUISA DE MERCADO Qualitativa: Qualitativa: – Caráter exploratório: estimulam entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. – Reune-se um grupo de pessoas com perfil do mercado alvo para discussão em grupo.

10 DADOS PRIMÁRIOS X SECUNDÁRIOS Dados Primários: Dados Primários: – Levantados pelo próprio pesquisador. Dados Secundários: Dados Secundários: – Fontes já levantadas anteriormente: IBGE, Institutos, estatísticas, internet, etc.

11 Criar um ou linha de produtos de cosméticos com sensorial inovador, encantando e ultrapassando as expectativas do consumidor visitas; 1295 downloads do desafio; 107 conceitos recebidos. EXEMPLO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

12 Qual sugestão inovadora você tem para diferenciar os Postos Ipiranga no mercado em 2012? 2964 visitas; 852 downloads edital; 79 conceitos recebidos de universidades. EXEMPLO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

13 Desenvolver uma forma simples, interativa e intuitiva de configurar os manuais de uso dos produtos visitas ao desafio; 814 downloads do desafio; 34 conceitos recebidos. EXEMPLO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

14 VÍDEO VÍDEO: Gestão da Inovação.

15 INOVAÇÃO (por Guy Kawasaki) Enfrente oposições frequentemente; Crie nichos para seu mercado; Nada de enrolações; Não deixe que os bozós te derrubem; Criando, não escute ninguém. Só depois.

16 INOVAÇÃO (por Guy Kawasaki) Fazer sentido no mundo; Substituição da Missão por um Mantra; Ficar além da curva; Não se preocupe em fazer tudo perfeito; Clientes aprimoram o que já existem.

17 EXEMPLOS DE MANTRA Nestlé: Good Food, Good Life (Boa alimentação, boa vida) – Já usado por eles, mas talvez só como slogan. Spoleto: Satisfação em Servir Felicidade (um dos únicos a colocar um mantra como missão).

18 NICHO DE MERCADO NICHO DE MERCADO É uma segmentação de mercado para um determinado produto ou serviço; Deve ser grande o suficiente para gerar lucros; Exige alta especialização; É em geral mais protegido da concorrência.

19 CICLO DE VIDA DO PRODUTO É a história completa do produto através de suas fases de vendas: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Algumas empresas, ao perceberem que um de seus produtos entrou na fase de Declínio, promovem intensa divulgação, fazem modificações substanciais no produto e tentam reposicioná-lo para o estágio de crescimento.

20 CICLO DE VIDA DO PRODUTO

21 INOVAÇÃO DISRUPTIVA Estratégia que paralisa o líder e reinventa o mercado, oferecendo serviços/produtos que fujam do que a concorrência oferece, mas sejam realmente diferentes para mercados novos. E-book vs. Papel. VoIP vs. telefone tradicional e serviços de celular. Web TV vs emissoras convencionais.

22 INOVAÇÃO DISRUPTIVA

23 AS TRÊS ZONAS DE INOVAÇÃO

24 Zona 1 (Básica): Zona 1 (Básica): Pequenas melhorias do produto/serviço. Ex: Coca-Cola com Limão. Zona 2 (Relativa): Zona 2 (Relativa): Baseiam em produtos/serviços existentes, voltados para novos mercados. Ex: Gillette para mulheres. Zona 3 (Conceitual): Zona 3 (Conceitual): Produto/serviço com novo conceito, proposta de valor e modelos de negócios revolucionários. Ex: iPod, da Apple.

25 AS 12 DIMENSÕES DA INOVAÇÃO (por Mohanbir Sawhney) Radar da Inovação: Radar da Inovação: Mostra a maturidade relativa das inovações em determinados domínios e pondera a sua importância para a organização. Excelente ferramenta estratégica não só para identificar, mas também para priorizar o retorno de investimento.

26 AS 12 DIMENSÕES DA INOVAÇÃO (por Mohanbir Sawhney) Radar da Inovação cobre 4 âncoras do negócio: –O quê: –O quê: Oferta que a organização cria. –Quem: –Quem: Os clientes que serve. –Como: –Como: Processos que emprega. –Onde: –Onde: Ponto de presença - que usa para fazer chegar a sua oferta ao mercado.

27 AS 12 DIMENSÕES DA INOVAÇÃO (por Mohanbir Sawhney) As 4 "âncoras" do radar permite às organizações inovarem em 12 áreas: 1. Oferta: 1. Oferta: Novos produtos/serviços oferecidos pela empresa ao mercado. 2. Plataforma: 2. Plataforma: Habilidade em usar uma mesma plataforma para oferecer um maior número de produtos.

28 AS 12 DIMENSÕES DA INOVAÇÃO (por Mohanbir Sawhney) 3. Soluções: 3. Soluções: Através da combinação de produtos, serviços e informação capazes de solucionar o problema do cliente. 4. Clientes: 4. Clientes: Encontrar um novo nicho de mercado para determinado produto. 5. Relacionamento: 5. Relacionamento: Ações visando fornecer experiências positivas aos clientes.

29 AS 12 DIMENSÕES DA INOVAÇÃO (por Mohanbir Sawhney) 6. Agregação de Valor: 6. Agregação de Valor: Analise da cadeia de valor para descobrir fluxos de receitas não explorados e formas de captar valor a partir de interações com clientes e parceiros. 7. Processos: 7. Processos: Configurações das atividades usadas na condução das operações internas. Organização: 8. Organização: Reorganização para realizar tratamento diferenciado a segmentos de clientes.

30 AS 12 DIMENSÕES DA INOVAÇÃO (por Mohanbir Sawhney) 9. Cadeia de Fornecimento: 9. Cadeia de Fornecimento: Abrange os aspectos logísticos do negócio, como transporte, estocagem e entrega. 10. Presença (praça): 10. Presença (praça): Criar novos canais de distribuição ou utilização dos já existentes. 11. Rede (networking): 11. Rede (networking): Realizar melhorias na rede capazes de ampliar o valor das ofertas da empresa e trazer benefícios logísticos. 12. Marca: 12. Marca: Alavancar a marca em novos domínios.

31 AS 12 DIMENSÕES DA INOVAÇÃO (por Mohanbir Sawhney)

32 GAMIFICAÇÃO Uso de técnicas de Game Design, utilizando jogos como estratégia para melhorar ambientes que normalmente jogos não seriam usados, para engajar clientes, usuários e visitantes de blogs e sites; Encoraja pessoas a realizar tarefas que normalmente consideram chato, como a conclusão de pesquisas, compras, preenchimento de formulários ou leitura de sites.

33 EXEMPLOS DE GAMIFICAÇÃO Nike+: Nike+: Monitora corridas por GPS no seu iPhone ou dispositivo ligado ao seu tênis e envia para o site, mantendo um ranking. Mostra todas as suas corridas, velocidades médias, distância total percorrida com uma cor correspondente.

34 EXEMPLOS DE GAMIFICAÇÃO FourSquare: FourSquare: Aplicativo para celulares que permite que você dêcheckin em lugares no mundo real utilizando o GPS do seu telefone – você ganha recompensas e badges por visitar lugares diferentes, há ranking de liderança (últimos 7 dias), você pode se tornar o prefeito dos lugares se tiver mais checkins no local.

35 Momento DPF!! Crie e/ou desenvolva hábitos de leitura; Durma bem; Trabalhe em algo que goste. Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Paulo Freire

36 ATIVIDADE 1ª Parte: Faça um breve resumo sobre Gamificação. Cite exemplos. 2ª Parte: Estudo de caso do filme De Porta em Porta (2002). TODOS devem responder o tópico (Fórum) e/ou complementar uma resposta do colega (NÃO É JULGAR qualquer ideia sugerida). 36

37 DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. ATIVIDADEATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIAD A

38 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! 38 Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nº da Atividade. Sumário: Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão : Conclusão : Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa : Bibliografia/Fonte de Pesquisa : Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA

39 DÚVIDAS Acesse o Fórum!! Acesse o Fórum!! Chat!! Chat!!


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