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Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.

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1 Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares

2 Crenças e Valores Cultura Clima Componentes Estruturas Negócio Fatores Críticos de Sucesso Mudança Desenvolvimento Organizacional

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4 Refletem a ideologia central e autêntica da organização.

5 Crenças e Valores Não se deve sufocar uma nova ideia Integridade absoluta Respeito pela iniciativa individual e o crescimento pessoal Tolerância com respeito a erros honestos EXEMPLO

6 Crenças e Valores Ter confiança em si mesmo, na equipe de trabalho e na empresa. Buscar continuamente melhor produtividade. Ter competência na execução do trabalho, aprimorando suas habilidades, reconhecendo suas limitações e buscando o autodesenvolvimento e a capacidade de trabalhar em equipe. EXEMPLOS

7 Crenças e Valores Ter entusiasmo pelo trabalho Viver com honestidade, em todos os sentidos, dentro e fora da empresa, cumprindo seus deveres e respeitando os direitos e deveres da empresa e dos outros. EXEMPLOS

8 Crenças e Valores Comportar-se com dignidade, respeitando aos outros como a si próprio, levando em consideração que as pessoas são diferentes. Agir com lealdade, sendo fiel à missão, aos objetivos e às políticas da empresa. Buscar o aprimoramento constante da qualidade em todos os setores, atividades, serviços e produtos. EXEMPLOS

9 Crenças e Valores E também: Agilidade Valorização do Empregado Excelência no atendimento Ética com transparência e responsabilidade Austeridade, simplicidade e humildade EXEMPLOS

10 Valores Valores da Liderança Valores da Equipe Valores da Sociedade Valores dos Clientes e Parceiros

11 Os valores permitem : Explicitar a ética e moral da organização Motivar as pessoas à ação Orientar o comportamento Clarificar as responsabilidades sociais

12 E também saber: Onde estamos Como somos O que fazemos Para onde devemos ir

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14 Repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização.

15 A cultura de uma organização não é estática e permanente, mas sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas.

16 Algumas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo a sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com sua cultura amarrada a padrões antigos e ultrapassados.

17 A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.

18 Proporciona consistência para a organização e para as pessoas Proporciona ordem e estrutura para as atividades internas Estabelece um modo de viver dentro do ambiente interno Estabelece fronteiras e regras básicas Estabelece padrões para a comunicação Estabelece critérios para a entrada e permanência das pessoas na organização

19 Estabelece as condições para premiações e punições Determina a natureza e o uso do poder Estabelece os padrões de relacionamento entre as pessoas Fixa o estilo de gerenciamento da organização Limita estratégias Fundamental para a produtividade da organização

20 Elemento constitutivo presente em tudo que a organização pensa, faz ou deixa de fazer, todo o tempo.

21 É o mecanismo adaptativo responsável pela sobrevivência, desenvolvimento e evolução.

22 É um processo dinâmico e em transformação contínua, onde as pessoas e a organização interagem com o ambiente para crescerem ou simplesmente, para sobreviverem.

23 Como reconhecer: Roupas formais ou informais Flexibilidade no horário de trabalho Utilizar vocabulário formal

24 RITUAIS: Ações costumeiras e repetidas dentro de uma organização SÍMBOLOS: Nomes, logomarcas e características físicas usadas para conduzir a imagem de uma organização. IDEOLOGIAS: Crenças, princípios morais e valores que provêem a base para a tomada de decisão organizacional

25 Formas de comportamento na solução de problemas Prática de Ritos Coletivos Perpetuação dos Mitos Assuntos Proibidos Valores Emergentes Linguagem Atos Simbólicos

26 A forma como novos membros são admitidos na organização A forma como indivíduos sentam para almoçar (quem senta com quem), se existem restaurantes separados para executivos e operários

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28 Constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica característica em cada organização.

29 O clima organizacional está intimamente ligado ao moral e à satisfação das necessidades humanas dos empregados.

30 O clima pode ser saudável ou doentio, pode ser negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório, dependendo de como os participantes se sentem em relação à sua organização.

31 Antes de atingir seu potencial máximo, as pessoas precisam satisfazer certas necessidades.

32 Auto- Realização Necessidade de Status Necessidades Sociais Necessidade de Segurança Necessidade do Corpo Realização Pessoal Estima Relacionamento Segurança Fisiologia

33 É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa

34 1. Porque constitui uma oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados dos negócios. 2. Porque os clientes internos são importantes para a empresa. Logo a empresa deve mantê-los satisfeitos. 3. Porque o desempenho dos recursos humanos afeta o desempenho organizacional e porque o desempenho dos recursos humanos é afetado pela sua motivação.

35 5. Porque a recessão, o intenso uso da automação, aumento da concorrência, assim como as novas estratégias de RH (terceirização, dowsizing,...), vem modificando a atitude dos trabalhadores em relação às suas empresas. 6. Porque as recentes ondas de privatizações, fusões, aquisições e outras formas de associações vem misturando culturas empresariais, com valores e crenças muitas vezes conflitantes, o que tem contribuído para a degradação do clima organizacional.

36 Turnouver Pichações Absenteísmo Avaliação de desempenho Greves Conflitos interpessoais e interdepartamentais Desperdícios de materiais Queixas no serviço médico

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38 A organização é um sistema social complexo composto de um conjunto de partes diferentes - cada uma com papéis e funções específicas - trabalhando harmoniosamente para obter um resultado. Composta de:

39 Pessoas Processos Tecnologias Estruturas

40 Componentes Desempenham funções e papéis. Atuam por meio de relacionamentos e comunicações interpessoais. Interferem e influenciam processos. Pessoas

41 Componentes Conjuntos de atividades organizadas que garantem a realização das idéias. Grupos de tarefas interligadas logicamente, que fazem uso dos recursos da organização. Processos

42 Componentes Instrumentos usados para realizar tarefas. Facilitam os processos de trabalho. Trazem impacto e grande potencial de mudanças. Tecnologias

43 Componentes Diferentes modos de compor e organizar o ambiente de trabalho. Divisão do trabalho. Estruturas

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45 É o espaço que a instituição deseja ocupar em relação às demandas da sociedade.

46 Para se definir um negócio deve-se antes conhecer Quem é o cliente ? Quais necessidades do cliente serão atendidas? O que representa valor para o cliente? (o que deseja) O que será valor no futuro para o cliente atual? O que terá que ser feito para atender às expectativas do cliente no futuro?

47 A definição pode ser expressa de forma restrita, ampla ou generalizada. Saúde Saneamento Água e Esgoto

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49 Em que a organização deve se concentrar para que seja exitosa no seu negócio ?

50 Elementos que afetam os FCS: Escala Tecnologia Imagem Logística Motivação Credibilidade

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52 O mundo de hoje caracteriza-se por um ambiente em constante mudança. O ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência.

53 O processo de mudança organizacional começa com o aparecimento de forças que vêm de fora ou de algumas partes da organização. Essas forças podem ser endógenas ou exógenas à organização:

54 As forças exógenas provêm do ambiente, como :

55 Novas tecnologias Mudanças em valores da sociedade Novas oportunidades Limitações do ambiente (econômico, político, legal e social)

56 As forças endógenas que criam a necessidade de mudança estrutural e comportamental e provêm:

57 Tensão nas atividades Interações Sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho.

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59 É uma resposta da organização às mudanças.

60 É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização….

61 … de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma progressão crescente.


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