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Práticas de Apoio à Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.

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Apresentação em tema: "Práticas de Apoio à Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília."— Transcrição da apresentação:

1 Práticas de Apoio à Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

2 Organizações de Aprendizagem Learning Organization

3 Conceitos Organizações de Aprendizagem são organizações que tem capacidade de: Aprender Renovar Inovar continuamente

4 Conceitos Uma organização de aprendizagem é aquela que tem a habilidade de criar, adquirir e transferir conhecimento e de modificar seu comportamento para acomodar os novos conhecimentos e ideias

5 Conceitos Nas organizações de aprendizagem as pessoas não são treinadas para exercer suas funções, mas sim: Educadas a desempenhar com satisfação suas atividades, desenvolvendo o espírito de equipe e a criatividade.

6 Conceitos Paulo Freire aborda a diferença entre treinar e educar: Treinar é aprender as técnicas e habilidades necessárias para determinado fim Educar é muito mais do que isso não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção

7 Conceitos Ao analisar a maneira como está se desenvolvendo a aprendizagem nas organizações, percebe-se que as pessoas estão sendo valorizadas e reconhecidas. Também, seus sentimentos, emoções e experiências são considerados fatores vitais para o comprometimento do indivíduo com seu trabalho e com a organização.

8 Conceitos A interação entre as pessoas também é um ponto importante para favorecer a aprendizagem organizacional. Paulo Freire considera na interação entre aluno e professor há uma troca mútua de conhecimentos e questionamentos, onde quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

9 Conceitos Na organização de aprendizagem o ambiente favorece a criação de objetivos compartilhados, gerando um sentimento de coletividade que permeia a organização e dá coerência às diferentes atividades, contribuindo para o engajamento e participação das pessoas e auxiliando-as a resolver os problemas juntas e com mais eficiência do que se fossem resolver isoladamente.

10 Conceitos Algumas habilidades típicas da aprendizagem organizacional não garantem por si que uma empresa é uma organização de aprendizagem:

11 Conceitos A habilidade de resolução sistemática de problemas é uma característica das empresas que aprendem.

12 Conceitos Mas, se o aprendizado baseado na solução de problemas é limitado a como eliminar as situações indesejáveis, a organização não pode ser uma organização de aprendizagem. Pois, a época de aprender não é somente quando existem crises.

13 Conceitos O seu principal conteúdo invoca a imagem de pessoas e grupos trabalhando para melhorar: Inteligência Criatividade Capacidade Organizacional

14 Condições Necessárias

15 A instituição precisa incentivar …. … condições favoráveis para a gestão do conhecimento.

16 Condições Necessárias Tem que haver um esforço planejado de uma organização para facilitar a aprendizagem exigida pelo trabalho (educação corporativa).

17 Condições Necessárias Potencializar o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais… … facilita o desenvolvimento de estratégias de aquisição, manutenção e transferência de conhecimento

18 Condições Necessárias A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional… … entretanto… …. sem ela, a aprendizagem organizacional não ocorre.

19 Condições Necessárias A organização que aprende é uma visão, um tipo ideal ao qual muitas organizações aspiram, mas não há um modelo a ser seguido. Cada empresa deve buscar à sua maneira a melhor forma de enfrentar o ambiente em que está inserida.

20 Condições Necessárias No entanto, os princípios e ferramentas sistematizados nas cinco disciplinas de Senge. pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipe procuram oferecer um alicerce de um sistema de gestão voltado para a aprendizagem

21 As Cinco Disciplinas Cinco componentes, ou cinco disciplinas, que convergem para organizações de aprendizagem: Objetivo Comum Modelos Mentais Aprendizado em Grupo Domínio Pessoal Raciocínio Sistêmico

22 As Cinco Disciplinas A Primeira Disciplina Objetivo Comum A capacidade de transmitir aos outros a imagem do futuro que pretendemos criar

23 As Cinco Disciplinas A Segunda Disciplina Modelos Mentais Os modelos mentais estão enraizados e impedem que muitas mudanças sejam colocadas em prática por serem conflitantes com os mesmos.

24 As Cinco Disciplinas A Terceira Disciplina Aprendizado em Grupo a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos que a compõem. Em equipe bem sucedidas reside a capacidade para ações coordenadas. Além de produzirem resultados extraordinários em conjunto, seus integrantes também se desenvolvem com maior rapidez no sentido individual

25 As Cinco Disciplinas A Quarta Disciplina Domínio Pessoal Aprendemos a esclarecer e aprofundar continuamente nosso objetivo pessoal, a concentrar nossas energias a desenvolver a paciência, e a ver a realidade de maneira objetiva.

26 As Cinco Disciplinas A Quinta Disciplina Raciocínio sistêmico O trabalho realizado pelo homem são sistêmicos, o que significa que são amarrados por fios invisíveis de ações inter-relacionadas.

27 Educação Corporativa

28 Necessidades do Mundo Corporativo Inovações Constantes Velocidade... valorização do conhecimento

29 Contexto de Surgimento Economia do Conhecimento Rápida Obsolescência do Conhecimento Educação para Estratégia Empresarial Distanciamento entre Empresas e Academia

30 Contexto de Surgimento Os ativos intangíveis da organização, como o capital intelectual, assumem importância estratégica cada vez maior em relação ao seu valor contábil e exigem novas formas de avaliação e mensuração Atrair, desenvolver e manter talentos são prioridades

31 Definições A educação corporativa deve estar relacionada aos objetivos e missão organizacional

32 Definições É uma iniciativa irradiada do local de trabalho que integra uma variedade de oportunidades de aprendizado

33 Definições Promove o aprendizado em toda a cadeia produtiva

34 Definições Um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais

35 Definições Uma verdadeira organização voltada para o aprendizado construída sobre o aprendizado individual e a gestão do conhecimento

36 Definições Um instrumento estratégico, desenhada para assistir a organização a atingir a sua missão, na condução de atividades que criem a cultura do aprendizado individual e organizacional.

37 Treinamento e Desenvolvimento Educação CorporativaT&D Desenvolver competências essenciais para o êxito do negócio Desenvolver competências essenciais para o trabalho Prática de negóciosFormação conceitual e universal Cultura empresarialCultura acadêmica

38 Estratégias

39 Estratégia Reforçar e perpetuar o comportamento Preocupação principal é oferecer conhecimentos que reflitam e reforcem a cultura e os valores que balizam a organização.

40 Estratégia Gerenciar a mudança Introduzir e promover as iniciativas da mudança organizacional. Os programas e atividades são desenhados para facilitar a formulação e implantação da mudança estratégica.

41 Estratégia Direcionar e moldar a organização A mais ambiciosa e, por conseguinte, a menos visível. Os líderes utilizam a universidade corporativa como força motriz para moldar as direções empresariais futuras. Programas e iniciativas de mudanças visam a exploração de novos contextos e alternativas futuras para a empresa.


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