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MANUAL DO FORNECEDOR COMDATA. ANEXO 2 INTRODUÇÃO Este manual visa informar aos Fornecedores e Clientes da COMDATA, dados relevantes e fundamentais para.

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1 MANUAL DO FORNECEDOR COMDATA

2 ANEXO 2 INTRODUÇÃO Este manual visa informar aos Fornecedores e Clientes da COMDATA, dados relevantes e fundamentais para o bom andamento do processo de aquisição trabalhado na empresa, bem como os critérios adotados no procedimento PR7.4 Aquisição para avaliar e monitorar a performance de fornecedores de materiais e serviços, além da análise e demais providências quando do resultado das avaliações realizadas. OBJETIVOS Garantir a qualidade de fornecimento, atendendo as melhores práticas do mercado; Capacitar os fornecedores para atender aos requisitos exigidos pela COMDATA; Selecionar e manter no quadro de fornecedores as melhores Empresas do mercado; Buscar atender os requisitos da NBR ISO 9001:2000, bem como o Sistema de Gestão da Qualidade da COMDATA. Página 2 de 11Revisão: 03 Data: 25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

3 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA FORNECIMENTO A COMDATA O comprador encaminhará ao fornecedor, via ou fax, solicitação para cotação de preços. O Fornecedor deverá analisar a solicitação de compra e elaborar proposta comercial contemplando as informações descritas abaixo, tendo em vista que sua avaliação de desempenho será realizada com base nos dados informados na referida proposta. Dados importantes/necessários: Especificação do produto e/ou serviço; Quantidade; Preços unitário e total; Marca do produto oferecido; Unidade de compra; Prazo para entrega; Prazo de pagamento; Validade da proposta; Campo de Observação, quando da necessidade de esclarecer dúvidas, ou quaisquer informações que julgarem necessárias; A proposta poderá ser encaminhada, por ou fax, ao Departamento de Material. FORNECEDOR: É importante observar a data e hora solicitadas pelo Comprador para que o retorno da proposta de fornecimento não atrapalhe o bom andamento do processo, respeitando um prazo máximo de resposta de 48 (quarenta e oito) horas; Página 3 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA FORNECIMENTO A COMDATA Após autorização do processo de aquisição, o Departamento de Material encaminhará ao fornecedor a Ordem de Compra para o fornecimento do produto e/ou serviço. No ato da entrega do produto e/ou serviço, o Fornecedor deverá apresentar a Nota Fiscal contendo os dados relacionados abaixo: Especificação do produto e / ou serviço; Quantidade; Preços unitário e total; Marca do produto entregue; Dados bancários para recebimento, via crédito on-line; Documentos comprobatórios quanto à isenção de recolhimentos de taxas de impostos, quando o caso requer. FORNECEDOR: A COMDATA não trabalha com as formas de pagamento: Boletos Bancários, Duplicatas, Recibos, salvo em casos excepcionais e contemplados em legislação pertinente. Quanto aos impostos retidos na fonte pagadora seguirão as normas previstas e vigentes na legislação tributária. Página 4 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS FORNECEDORES A Comdata segue critérios legais de acordo com a Lei 8.666/93 para aquisição de seus produtos e/ou serviços, afim de garantir que os produtos e/ou serviços adquiridos estejam em conformidade com os requisitos especificados na solicitação de compra, objetivando a prestação de serviço com qualidade aos seus clientes. A Avaliação de Desempenho de Fornecedor é feita com base em padrões de qualidade, através de requisitos estabelecidos nesse manual junto aos fornecedores de materiais e/ou serviços que impactam na qualidade do produto final da empresa, sendo realizada com todos aqueles que efetuam entrega de produtos e prestam serviço na Comdata. Quando do recebimento do produto no almoxarifado, o almoxarife realizará a avaliação via Sistema de Material e Patrimônio e, no caso de prestação de serviço, o próprio requisitante ou responsável designado para acompanhamento da execução dos serviços efetuará a avaliação. Os critérios adotados pela COMDATA para Avaliação de Desempenho do Fornecedor são: 1 – Pontualidade 2 – Integridade do Produto 3 – Atendimento A cada entrega realizada por parte do fornecedor serão atribuídos pontos conforme critérios estabelecidos, registrando-os no Sistema de Material e Patrimônio - Avaliação de Desempenho do Fornecedor; Página 5 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

6 PONTUAÇÕES ATRIBUÍDAS 1 - PONTUALIDADE Entrega ou atendimento no prazo 20 Atraso até 03 (três) dias 14 Atraso de 04 (quatro) a 07 (sete) dias 07 Atraso acima de 07 (sete) dias INTEGRIDADE DO PRODUTO Produto sem avarias/Serviço atendido plenamente 25 Produto com avarias aceito /Serviço atendido parcialmente 13 Produto com avarias não aceito / Serviço não aceito ATENDIMENTO À PROPOSTA APRESENTADA Conforme especificação 20 Especificação diversa da cotada - aceita 10 Especificação diversa da cotada - não aceita 00 Página 6 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

7 Anualmente será realizada a análise das avaliações de desempenho dos fornecedores pelo Departamento de Material, onde serão observados as pontuações e observações apontadas durante as avaliações. Após a análise, os fornecedores que obtiverem 04 (quatro) ou mais notas inferiores a 45 (quarenta e cinco) pontos – REGULAR, e os que obtiverem 02 (duas) ou mais notas inferiores a 25 (vinte e cinco) pontos – RUIM, serão informados de seus desempenhos junto à Comdata, para que possam tomar ações, quando necessárias, visando a melhoria contínua dos atendimentos feitos por eles. Ressaltamos que a Comdata por ser Sociedade de Economia Mista segue as normas vigentes na legislação brasileira e em especial da Constituição Federal artigo 37, inciso XXI e Lei Federal n.º 8.666/93. 25a0RUIM 45a26REGULAR 65a46BOM Faixa de pontuaçãoQualificação CLASSIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES Página 7 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR O fornecedor será classificado como BOM, REGULAR ou RUIM, conforme pontuação atribuída durante a avaliação de seu desempenho.

8 O Fornecedor é responsável pelo cumprimento do prazo de entrega dos materiais/serviços, acordados entre as partes. Caso o prazo de entrega não seja cumprido no quesito PONTUALIDADE Página 8 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

9 Caso os materiais e/ou serviços entregues pelo Fornecedor não atendam os requisitos de qualidade da COMDATA no quesito INTEGRIDADE DO PRODUTO Página 9 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

10 Caso o Fornecedor não entregue o produto e/ou serviço conforme especificação solicitada pelo Comprador no quesito ATENDIMENTO. Página 10 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR

11 INFORMAÇÕES PARA CONTATO: Departamento de Material Telefone: (62) 3524 – 1321 / 3524 – 1355 Fax: (62) 3524 – Departamento de Gestão da Qualidade Telefone: (62) 3524 – 1325 Departamento Financeiro Telefone: (62) 3524 – 1396 / 3524 – 1350 Fax: (62) 3524 – 1323 Página 11 de 11Revisão: 03 Data:25/08/2009 Emissor: DADPR 7.4 MANUAL DO FORNECEDOR


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