A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ideb e o Censo Escolar. Por que fazer? Situação do Aluno 2009 Esses dados são fundamentais para conhecer: o rendimento escolar dos alunos da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ideb e o Censo Escolar. Por que fazer? Situação do Aluno 2009 Esses dados são fundamentais para conhecer: o rendimento escolar dos alunos da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Ideb e o Censo Escolar

2 Por que fazer? Situação do Aluno 2009 Esses dados são fundamentais para conhecer: o rendimento escolar dos alunos da Educação Básica, o acompanhamento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE e para o cálculo do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

3 O Ideb e o Censo Escolar O Índice de Desenvolvimento da Eduação Básica - Ideb - é calculado e divulgado periodicamente pelo INEP O Ideb é o indicador criado para orientar o direcionamento de verbas da educação, a partir dos dados sobre aprovações escolares, obtidas no Censo Escolar, e médias de desempenho no SAEB - para as unidades da federação e para o país, e na Prova Brasil - para os municípios.

4 O Ideb é calculado com base nos resultados alcançados pelos alunos ao término do ano letivo e coletados pelo Censo Escolar da Educação Básica no sistema Educacenso, por meio do módulo Situação do Aluno. Este ano será realizado o cálculo com base nas informações de aprovação e reprovação relativas ao ano de 2009. O Ideb e o Censo Escolar

5 O Ideb foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas monitora a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino O Ideb e o Censo Escolar

6 O Ideb foi desenvolvido para: ser um indicador que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre o rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance em termos de rendimento e proficiência, já que seus resultados são divulgados por escola e rede de ensino O Ideb e o Censo Escolar

7 Verificar o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. agregar ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino O Ideb e o Censo Escolar

8 É importante esclarecer que o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono só levam em consideração as matrículas relativas à escolarização informadas ao Censo Escolar, isto é, não utilizam os dados relativos às matrículas em atividades complementares e em atendimento educacional especializado. O Ideb e o Censo Escolar

9 O módulo Situação do Aluno que é a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica, coleta os dados sobre o movimento e rendimento escolar das matriculas informadas na primeira etapa (matrícula inicial) Por isso é importante ressaltar que os alunos que chegaram ao sistema escolar após a data de referência do Censo Escolar (última quarta-feira do mês de maio) também terão os dados de movimento ou rendimento informados no módulo Situação do Aluno, por meio da funcionalidade admitidos após o Censo. O Ideb e o Censo Escolar

10 O correto preenchimento do módulo Situação do Aluno, a análise sistemática e o tratamento dos dados são fundamentais para assegurar a qualidade e maior fidedignidade das taxas calculadas. O Ideb e o Censo Escolar

11 Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. O Ideb e o Censo Escolar

12 A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb e o Censo Escolar

13 Erros encontrados no Banco de Dados Exemplo nº 01 MunicípioRedeCódigoNome da EscolaCod_TurmaNome da TurmaSerieTurnoAlunos ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA102221353º ANO B 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalVespertino16 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA10223188 5º ANO A 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalMatutino28 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA102232154º ANO B 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalVespertino23 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA102263723º ANO A 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalMatutino24 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA102298041º ANO C 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalVespertino21 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA102302742º ANO B 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalVespertino25 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA102389722º ANO A 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalMatutino25 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA102516591º ANO A 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalMatutino25 ANAPOLISMUNICIPAL52021750 ESC MUL JOAO AMELIO DA SILVA116822371º ANO B VESP 8ª Série (9º Ano) do Ensino FundamentalVespertino24

14 MunicípioRedeCódigoNome da EscolaCod_TurmaNome da TurmaSerie APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11481865PRIMEIRO ANO A8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11481967 QUINTO ANO A 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482009PRIMEIRO ANO B8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482054TERCEIRO ANO UNICO8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482059QUARTO ANO A8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482103SEGUNDO ANO B8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482121QUARTO ANO B8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482146SETIMO ANO A8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482174SEGUNDO ANO A8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482185 QUINTO ANO B 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482193SEXTO ANO A8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482201SEXTO ANO D8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482212SETIMO ANO B8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482230OITAVO ANO A8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482240OITAVO ANO D8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482285SEXTO ANO B8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482289SEXTO ANO C8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482300SETIMO ANO C8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482304OITAVO ANO B8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482308OITAVO ANO C8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental APARECIDA DE GOIANIAMUNICIPAL52031012ESC MUL SANTA CECILIA11482372 QUINTO ANO C 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental Exemplo nº 02

15 MunicipioRedeCodigoNome da EscolaCod_TurmaNome da TurmaSerie CRISTALINAMUNICIPAL52046028ESC MUL SOUZA LIMA117595553º ANO D8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental CRISTALINAMUNICIPAL52046028ESC MUL SOUZA LIMA118045314º ANO D8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental CRISTALINAMUNICIPAL52046028ESC MUL SOUZA LIMA11909424 5º ANO D 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental CRISTALINAMUNICIPAL52046028ESC MUL SOUZA LIMA124084576º ANO E8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental CRISTALINAMUNICIPAL52046028ESC MUL SOUZA LIMA124094336º ANO D8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental CRISTALINAMUNICIPAL52046028ESC MUL SOUZA LIMA125159598º ANO C8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental Exemplo nº 03


Carregar ppt "Ideb e o Censo Escolar. Por que fazer? Situação do Aluno 2009 Esses dados são fundamentais para conhecer: o rendimento escolar dos alunos da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google