A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Business Process Modeling Notation (BPMN)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Business Process Modeling Notation (BPMN)"— Transcrição da apresentação:

1 Business Process Modeling Notation (BPMN)
Maurício Rosito Rafael Garcia Modelagem de Sistemas de Informação Prof. Ricardo Melo Bastos

2 Agenda Introdução Business Process Management Initiative (BPMI)
Business Process Modeling Notation (BPMN) Simbologia do BMPN Usos gerais de BPMN Referências

3 Introdução As soluções de Tecnologia da Informação adotadas pelas empresas têm como requisitos uma forte aderência às regras de negócio, grande flexibilidade para acompanhar as constantes mudanças e o estabelecimento de um ambiente colaborativo que propicie o aprendizado contínuo.

4 Introdução Os sistemas de BPM (Business Process Management) se apóiam no profundo conhecimento do negócio para garantir o sucesso da automação das atividades.

5 Business Process Management Initiative (BPMI)
Organização independente voltada ao desenvolvimento de especificações abertas para o gerenciamento de processos empresariais. Em 2005 o Business Process Management Initiative e o Object Management Group anunciaram sua junção. Business Modeling & Integration Domain Task Force (BMI DTF).

6 Business Process Management Initiative (BPMI)
O BPMI desenvolveu três padrões para facilitar BPM: BPMN (Business Process Modeling Notation): como um padrão para modelar processos do negócio BPML (Business Process Modeling Language): como a linguagem padrão de desenvolvimento BPQL (Business Process Query Language): como uma interface padrão de manutenção para a distribuição e a execução de processos e-Business

7 Business Process Modeling Notation (BPMN)
O BPMN fornece uma notação necessária para expressar os processos de negócio em um único diagrama de processo de negócio (Business Process Diagram – BPD) Fornece uma notação que compreensível por todos os utilizadores, analistas e técnicos do negócio. Garante que linguagens projetadas para a execução de processos de negócio, tais como o BPEL4WS e o BPML sejam visualmente expressos com uma notação comum.

8 Simbologia do BMPN Um dos objetivos da BPMN é criar um mecanismo simples para o desenvolvimento dos modelos processos de negócio, e ao mesmo tempo poder garantir a complexidade inerente aos processos.

9 Simbologia do BMPN Quatro categorias básicas de elementos:
Objetos de Fluxo Objetos de Conexão Swimlanes Artefatos

10 Objetos de Fluxo Evento
Descrição Figura Evento É algo que acontece durante um processo do negócio. Estes eventos afetam o fluxo do processo e têm geralmente uma causa (trigger) ou um impacto (result). Há três tipos de eventos, baseados sobre quando afetam o fluxo: Start, Intermediate, e End. Atividade É um termo genérico para um trabalho executado. Os tipos de atividades são: Tarefas e sub-processos. O sub-processo é distinguido por uma pequena cruz no centro inferior da figura. Gateway É usado para controlar a divergência e a convergência da seqüência de um fluxo. Assim, determinará decisões tradicionais, como juntar ou dividir trajetos.

11 Objetos de Conexão Objeto Descrição Figura Fluxo de seqüência
É usado para mostrar a ordem (seqüência) com que as atividades serão executadas em um processo. Fluxo de mensagem É usado mostrar o fluxo das mensagens entre dois participantes diferentes que os emitem e recebem. Associação É usada para associar dados, texto, e outros artefatos com os objetos de fluxo. As associações são usadas para mostrar as entradas e as saídas das atividades.

12 Exemplo de um processo A simbologia da BMPN permite criar modelos de processos para finalidades de documentação e comunicação

13 Swimlanes Funcionam como um mecanismo de organização das atividades em categorias visuais separadas. Objeto Descrição Figura Pool Um pool representa um participante em um processo. Ele atua como um container gráfico para dividir um conjunto de atividades de outros pools, geralmente no contexto de situações de B2B. Lane Uma lane é uma subdivisão dentro de um pool usado para organizar e categorizar as atividades.

14 Swimlanes - pools Pools são utilizados quando o diagrama envolve duas entidades de negócio ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama. Especifica o "que faz o que" colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, chamados de pools

15 Swimlanes - lanes Os objetos do tipo lanes são utilizados para separar as atividades associadas para uma função ou papel específico Um pool representa uma organização e uma lane representa tipicamente um departamento dentro dessa organização.

16 Exemplo de um segmento de processo utilizando lanes

17 Artefatos (Artefacts)
Ilustram as entradas e as saídas das atividades no processo Objeto Descrição Figura Objetos de dados O objeto de dado é um mecanismo para mostrar como os dados são requeridos ou produzidos por atividades. São conectados às atividades com as associações. Grupo Um grupo é representado por um retângulo e pode ser usado para finalidades de documentação ou de análise. Anotações As anotações são mecanismos para fornecer informações adicionais para o leitor de um diagrama BPMN.

18 Exemplo de um segmento de processo utilizando artefatos

19 Usos gerais de BPMN A BPMN é projetada para cobrir diferentes tipos de modelagens. Dois tipos básicos de modelos que podem ser criados com um BPD: Processos cooperativos de B2B Processos internos de negócio

20 Processos Cooperativos de B2B
B2B descreve as interações entre duas ou mais entidades de negócio. Os diagramas processos são geralmente de um ponto de vista global. As interações são descritas como as seqüências de atividades e as trocas de mensagens entre os participantes.

21 Processos Internos de Negócio
Um processo negócio focalizará geralmente no ponto da vista de uma única organização do negócio Definem as actividades que não são geralmente visíveis ao público e são, consequentemente, actividades confidenciais O fluxo da sequência do processo é contido consequentemente dentro do pool e não pode cruzar os limites do pool.

22 Finalidades diferentes – níveis diferentes da precisão
Inicia-se com a captura de atividades utilizando uma visão de alto nível, para depois realizar um detalhamento em diagramas separados. Exemplo de Processo High-Level

23 Níveis diferentes de Precisão

24 Referências IGRAFX. BPMN: Business Process Modeling Notation. Capturado em: Junho de 2006.OMG. Business Process Modeling Notation (BPMN) Information. Capturado em: Junho de 2006. Owen M., Raj J. BPMN and Business Process Management: Introduction to the New Business Process Modeling Standard. Capturado em: Junho de 2006.


Carregar ppt "Business Process Modeling Notation (BPMN)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google