Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O Papel do Monitor
2
Olá! Conheça, nesta aula, o papel do monitor.
Vamos em frente!
3
O Papel do Monitor
4
O Papel do Monitor Segundo França (2000), a monitoria atua no sentido de facilitar a socialização e interação dos alunos com os agentes que fazem parte do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Auxilia de forma interativa nos processos de aprendizagem e colabora para maior humanização do sistema e na adaptação dos alunos ao AVA. A monitoria, geralmente, não está envolvida com questões de conteúdo, e não influencia no processo de avaliação da aprendizagem.
5
Professor, então quais características deve ter o monitor
no desenvolvimento de suas atividades? Veja, o monitor deve ser proativo, observador, investigador, receptivo, amigável, organizado, flexível e dinâmico.
6
Acredito que ele também precisa ter domínio pleno da tecnologia utilizada e bons conhecimentos
de informática, certo? Isso mesmo, Yumi, e ainda dominar a navegação na Internet e utilização de correio eletrônico.
7
que é o atendimento ao aluno.
Além das questões de domínio da tecnologia, não se pode descuidar do aspecto principal do trabalho da monitoria que é o atendimento ao aluno.
8
A seguir estude sobre isso.
9
Atendimento ao Aluno
10
Atendimento ao Aluno Um aspecto principal do trabalho da monitoria é o atendimento ao aluno. Para isso, o monitor deve ser educado e cortês. Um bom tratamento pode determinar a conquista e manutenção de um cliente. Por meio de um atendimento adequado e educado, o aluno tende a se motivar e se interessar mais pelo curso, sendo então conquistado.
11
Atendimento ao Aluno No mundo competitivo em que a sociedade se encontra, conquistar clientes, garantindo a fidelidade de suas próximas aquisições, é um ponto importantíssimo para o êxito das organizações; e o trabalho do monitor deve trazer esse diferencial para a instituição. Agilidade e iniciativa na tomada de decisão também são fatores − chave para o sucesso no desenvolvimento das tarefas de monitoria.
12
Atendimento ao Aluno Segundo Garcia Aretio (1994) e Landim (1997), as principais áreas de atuação dos monitores são:
13
Com relação a atuação técnico-administrativa, o monitor tem algumas responsabilidades específicas. Conheça-as a seguir.
14
Técnico-administrativa
Atuação Técnico-administrativa
15
Atuação Técnico-administrativa
Com relação à atuação técnico-administrativa, as responsabilidades do monitor são: conhecer a estrutura do curso para orientar o aluno com segurança; estabelecer elos de comunicação entre alunos, professores, colegas e coordenação; assessorar o aluno por meio de ferramentas síncronas e assíncronas; orientar o aluno quanto às características de EaD e quanto aos direitos, deveres e atitudes a serem adotados, de acordo com o Manual do Aluno; acompanhar e estimular o desenvolvimento educacional dos alunos; Verificar acessos diariamente; cobrar participação do aluno que se ausenta durante muitos dias; controlar a situação de cada aluno (se está doente, se está de licença, viagem, etc.); alertar os alunos antes das avaliações, informando o prazo final para realização das mesmas, bem como, antes do final de cada disciplina e/ou curso, informando sobre o término e as pendências; sanar dúvidas e questionamentos relacionados com a prática didático-pedagógica por meio das diversas ferramentas de comunicação; administrar e repassar dados coletados por meio de relatório de acompanhamento, acessos, pesquisa de opinião, notas e/ou outras necessidades do curso, para os interlocutores, coordenadores e/ou responsáveis pela execução do produto; administrar e controlar a evasão por meio de relatórios e alertas para os envolvidos na execução do produto; administrar e relatar problemas no uso das ferramentas tecnológicas.
16
Vale ressaltar que o monitor deve estar sempre em contato com os alunos, identificando suas dificuldades e motivando-os na continuidade dos estudos e na realização das atividades solicitadas. Junto com o tutor, o monitor é uma referência da instituição perante os alunos, pois são os profissionais a que eles recorrem em todos os momentos.
17
Espero que você tenha gostado desta aula
Espero que você tenha gostado desta aula. Aguardo você na próxima, onde trataremos sobre o aluno a distância e suas necessidades. Até lá!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.