A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Leitura Complementar Unidade 2 Aula 7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Leitura Complementar Unidade 2 Aula 7."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Leitura Complementar Unidade 2 Aula 7

2 Considerações Metodológicas -Na apresentação de slides sobre a Indústria Nacional, você pôde observar o uso de diferentes recursos, como tabelas, quadros e gráficos. -Esses diferentes instrumentos estão à disposição dos profissionais da educação para realizar o seu trabalho pedagógico.

3 Tabelas e quadros -Tabelas e quadros são muito parecidos, mas se diferenciam por um detalhe na forma: nos quadros, colocam-se linhas de contorno lateral, que não aparecem nas tabelas. -Tabelas geralmente possuem linhas e colunas; nos quadros, por sua vez, o conteúdo é mais livre. -Em princípio, as tabelas devem trazer dados quantitativos, enquanto que os quadros apresentam dados qualitativos – mas isso não é uma regra inflexível.

4 Exemplo de tabela Tabela 1 - Distribuição dos alunos matriculados em EAD no Brasil, por localização da instituição de ensino e por número de matrículas, em 2004 e 2005 (disponível em: acao-distancia-ensino/educacao-distancia- ensino.shtml acao-distancia-ensino/educacao-distancia- ensino.shtml

5 Exemplo de quadro Quadro 1– Competências e habilidades requeridas do engenheiro de produção (disponível em: &script=sci_arttext ).http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S &script=sci_arttext

6 Gráficos -Gráficos, por sua vez, são uma forma de apresentação dos dados estatísticos ou de resultados experimentais que permitem uma compreensão clara e rápida do fenômeno em estudo. -Existem diversos tipos de gráficos: de pontos, de curvas (ou linhas), de colunas, de barras, de pizza, entre outros.

7 Modelos de gráficos -Gráficos de pizza e de barras (ambos disponíveis em:

8 Modelos de gráficos -Gráficos de coluna e de linha (ambos disponíveis em: option=com_content&task=view&id=5331&Itemid=41)

9 Esses instrumentos na sala de aula -Você, educador, poderá lançar mão desses recursos para inovar a sua prática pedagógica, sem perder de vista o fato de que eles são apenas meios para se atingir os objetivos de conduzir o seu trabalhador- aluno à construção do conhecimento e à aquisição das competências de que ele necessita para a sua vida profissional e pessoal.

10 Esses instrumentos na sala de aula Quadros, tabelas e gráficos são gêneros textuais que podem ser explorados de forma interdisciplinar. Nas aulas de língua portuguesa, por exemplo, um gráfico pode ser lido e interpretado. Em matemática existem inúmeras possibilidades de explorar o conteúdo e a forma desses recursos. Para utilizar em ciências, basta definir seu tema dentro da área.

11 Na Biblioteca, você encontra oito relatórios baseados em pesquisa sobre a Indústria Nacional. Desses relatórios você pode retirar quadros, gráficos e tabelas para usar em suas aulas. Boas leituras!

12 © SESI. Projeto SESI - Curso Currículo Contextualizado. É permitida a reprodução parcial ou total desta apresentação, desde que citada a fonte. CAVALCANTE, Ilane Ferreira; MEDEIROS, Gilson Gomes de. Competências (Apresentação). Natal: SESI, Projeto SESI - Curso Currículo Contextualizado. Disponível em:.


Carregar ppt "CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Leitura Complementar Unidade 2 Aula 7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google