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Semana do Comércio Electrónico 2006 4 de Maio de 2006 Impacto e Oportunidades para a Economia Portuguesa.

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1 Semana do Comércio Electrónico 2006 4 de Maio de 2006 Impacto e Oportunidades para a Economia Portuguesa

2 Fonte: OSIC/UMIC, EUROSTAT Indivíduos Que Encomendaram Bens/Serviços pela Internet nos Últimos 3 Meses (%) 33%

3 2005 Fonte: EUROSTAT Meta para 2010 Indivíduos Que Encomendaram Bens/Serviços pela Internet nos Últimos 3 Meses, UE (%)

4 Fonte: INE, OSIC/UMIC Produtos Encomendados pela Internet 2005 (% de utilizadores de eComércio)

5 Fonte: INE, OSIC/UMIC Empresas Que Usam Comércio Electrónico para Aquisição e para Venda de Bens/Serviços (%) (excluídas as empresas do sector financeiro) 22% 42%

6 Fonte: INE, OSIC/UMIC Empresas Que Usam Comércio Electrónico para Efectuar ou Receber Encomendas, Segundo Nº de Trabalhadores, 2005 (%) (excluídas as empresas do sector financeiro) 40 35 30 25 20 15 10 5 0

7 Em Portugal Há uma Elevada Componente de Comércio Electrónico Não Considerada nas Estatísticas – Multibanco Pagamento de contas de utilities Carregamento de telemóveis Transportes públicos Bilhetes de espectáculos Serviços de telecomunicações Apostas de massa (totobola, totoloto, lotaria,...) Via Verde MBNet

8 Repartição das transacções realizadas sem dinheiro (2002) Cheques Transferências Electrónicas Débito Directo Portugal Alemanha Cartões Média UE15 Fonte: SIBS

9 Fonte: ANACOM, Mar 2006 Penetração de Banda Larga na População (%) Crescimento de 2004 para 2005 (4º Trimestre): 42%

10 Dez 2002 Dez 2003 Dez 2004 Out 2005 Penetração de Banda Larga na População, UE (%) Fonte: OCDE, CE 20 Fev 2006

11 Fonte: ANACOM Posse de Ligação em Banda Larga nos Agregados Familiares (%) 53% Meta estabelecida no para 2010: 50% 17% 26%

12 Fonte: EUROSTAT Posse de Computador nos Agregados Familiares UE, 2005

13 Facilitação da Compra de Computadores pelas Famílias De acordo com dados de uma grande distribuidora de computadores, o crescimento do nº de computadores vendidos nas suas lojas, em relação a um ano antes, foi: +65% em Dez 2005 +39% em Jan 2006 +31% em Fev 2006

14 Fonte: INE, OSIC/UMIC, Dez 2005 Utilizadores de Internet por Regiões (NUTII) 2005 (% indivíduos)

15 Utilizadores da Internet em Portugal, in 2004

16 Benefícios do Comércio Electrónico para as Empresas Acesso ao mercado global Acesso a clientes distantes Oportunidades para SME aparecerem em pé de igualdade com empresas maiores no mercado electrónico Negócio 24/7 Oportunidades acrescidas de relação com os clientes Redução de custos de marketing Mais e melhor conhecimento sobre os clientes Baixos overheads Maior flexibilidade de gestão de stocks

17 Dificuldades do Comércio Electrónico para as Empresas Custos associados a pagamentos em tempo real Necessidade de RH adequados Conhecimento do enquadramento legal Necessidade de novas técnicas de marketing Capacidade de responder a encomendas com entregas em tempo Capacidade de gestão de relações com clientes Manutenção de serviços computacionais fiáveis, seguros e que inspirem confiança


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