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Logística Empresarial Componentes do Grupo 19Z: Arthur Biocalti Ilo Ribeiro Silvana Pereira Wesley Oliveira.

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1 Logística Empresarial Componentes do Grupo 19Z: Arthur Biocalti Ilo Ribeiro Silvana Pereira Wesley Oliveira

2 Padrões de Distribuição: Distribuição baseada na fonte: as empresas centralizam estoques e despacham para as localidades dos clientes, por meio de entregas parceladas ou menor que carga de caminhão. Ambiente ideal para essa distribuição: 1- Alto valor/produto de baixo peso; 2-Ciclos de entrega curtos não são necessários; 3-Itens de lenta movimentação com padrões de demanda instáveis.

3 Distribuição baseada no mercado: as empresas estocam localmente, atendem aos pedidos dos clientes por meio de depósito local e despacham aos clientes da região. Ambiente ideal para essa distribuição: 1- Alto custo de transporte; 2- Ciclos de entregas curtos; 3- Padrões de demanda estáveis.

4 Cross Docking Distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados aos veículos. O investimento em estoque é reduzido pela eliminação dos vários locais de armazenamento e pela sincronização obtida pela otimização dos recursos do armazém. Ambiente ideal para essa distribuição: 1- Produto de alto valor; 2- Disponibilidade de estoque; 3- Custo de estocagem e manuseio são significativos.

5 Níveis de Cross Docking: Nível 1: os produtos chegam de várias fábricas ou fornecedores e vão para outro veículo diretamente para clientes, sem nenhuma outra seleção ou preparação. Nível 2: há separação, os produtos são recebidos e separados por caixas para uma região especifica. Nível 3: há separação e reembalagem.

6 A ferramenta ECR possibilita que o fornecedor abasteça o varejista nas quantidades necessárias, por meio de informações de estoques e venda de produto que este transfere eletrônica e periodicamente àquele, eliminando-se assim o pedido tradicional emitido pelo comprador e encaminhado ao vendedor. (Retirado do texto Gessy-Galassi).

7 Um exemplo de empresa que utiliza O ECR é o Wal- Mart, que foi uma das primeiras empresas a adotar computadores para monitorar as vendas das lojas e os estoques, assim como foi a pioneira no desenvolvimento de uma rede informatizada para compartilhar esses dados com seus fornecedores. ( Thomas L. Friedman). A idéia era que, quanto mais conhecimento todos tivessem sobre o que os clientes tiravam das prateleiras, mais eficientes seria o processo de compras do Wal-Mart e mais rápido seus fornecedores conseguiriam se adaptar às demandas do mercado em transformação.( Thomas L. Friedman). O CASO Gessy – Galassi O objetivo do caso prático Gessy Lever / Galassi é implementar um projeto de reposição eficiente entre uma indústria de grande porte e uma rede varejista de pequeno/médio porte envolvendo as áreas comerciais de ambos.

8 O caso teve a contribuição de duas empresas associadas: um fornecedor de expressão Nacional ( Gessy Lever) e um pequeno varejista de expressão regional (Supermercado Galassi -Campinas). O texto relata que a diretoria comercial do supermercado Galassi obteve informações sobre o ECR participando de apresentações e palestras, que despertaram o seu interesse em utilizar esta tecnologia em sua operação. O sucesso da adoção de tal prática era a parceria, e no começo o Galassi enfrentou dificuldades em assimilar a necessidade de compartilhar informações de estoques com a Gessy Lever. Quando ambas passaram a se comunicar, sensíveis ganhos foram notados como controle apurado de estoque, que permitiam a Gessy Lever saber exatamente quais eram os produtos, e as quantidades que deveriam ser entregues. Resumindo, a Galassi,conseguiu baixar o seu nível de estoque para menos da metade em comparação ao período anterior ao início do processo.Verificou-se também um aumento no volume de vendas, por causa do aumento de disponibilidade de produtos nas lojas. Já para a Gessy Lever foi essencial o estabelecimento da comunicação, pois pela apresentação da Galassi sobre o seu sistema de abastecimento das lojas, a partir do depósito central, desde a requisição de produtos na loja até a entrega e reposição das gôndolas. Permitiram que a Gessy Lever otimizasse a sua logística de distribuição e de priorização de entregas.


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