A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO08I - U09 Logística, Supply Chain e Desenvolvimento Sustentável. Carolina Batista Roberta Salomão Sandra Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO08I - U09 Logística, Supply Chain e Desenvolvimento Sustentável. Carolina Batista Roberta Salomão Sandra Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO08I - U09 Logística, Supply Chain e Desenvolvimento Sustentável. Carolina Batista Roberta Salomão Sandra Diniz

2 Histórico Conceitos de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável: Década 50: decorre do poder econômico de cada empresa. Década 70: procedimento vonluntário que vai além dos aspectos econômicos. Década 80: ampliou a visão para desenvolvimento sustentável considerando as dimenções econômicas, ambiental e social.

3 Analisando a visão da década de 80 Responsabilidade econômica: Diz respeito a condição necessária à viabilidade da empresa. Responsabilidade ambiental: Abordagem interfuncional; As decisões e os métodos logísticos tem repercussões positivas no ambiente; Orientação do produto ao processo.

4 Analisando a visão da década de 80 Responsabilidade Social Principais práticas em estudo: Compras socialmente responsáveis (preocupações sociais e éticas das partes integrantes) Transporte sustentável (preservar a saúde humana e o ecossistema) Embalagem (forma de adicionar valor) Armazenagem (gestão de recursos humanos conforme o desenv. sustentável) Logística reversa

5 Gestão de cadeia de suprimentos verde Consiste em levar em conta objetivos ambientais nas decisões de abastecimento, projeto, fabricação e de distribuição e a integrá-los aos problemas ambientais ligados ao fim do ciclo de vida do produto.

6 Desencadeadores de ações sustentáveis Pressões de regulamentação. Ex: Resoluções CONAMA. Demanda do consumidor. Partes interessadas. Grupos de pressão. Perda de reputação. Busca de vantagem concorrencial.

7 Responsabilidade Social Considerações: Abrange toda a cadeia de suprimentos. Fornecedores atuando como principal veículo em favor da sustentabilidade. Eficácia no comprometimento depende do comprometimento de todos os integrantes. A integração dos objetivos ambientais, sociais, econômicos e das partes interessadas muda a natureza da cadeia logística.

8 Logística Reversa O que é Logística Reversa – LR? Fluxo inverso do produto, partindo do consumidor ao produtor. Objetiva a disposição final segura desses produtos de forma que não prejudique o meio ambiente e a sociedade. É dividida em duas áreas de análise: pós-venda e pós- consumo.

9 Estudo de caso: lixo eletrônico São considerados lixo eletrônico os resíduos de equipamentos eletrônicos descartados que contém componentes tóxicos e cancerígenos. A indústria de computadores é a que mais produz lixo eletrônico nos dias hoje.

10 Estudo de caso: lixo eletrônico Motivações: Consumidor moderno mais consciente da questão ambiental. Custos em direcionar materias para aterros sanitários. Ações para a LR: Minimização de insumos na produção. Aumentar a vida útil do produto. Reprocessamento de equipamentos.

11 Cadeia de suprimentos e a LR Características: Fornecimento: Muitas origens e poucos destinos. Ocorre o problema da dispersão geográfica. Produto: valor agregado inferior. Dificuldade em avaliar a qualidade e valor dos produtos. Demanda e oferta: Incertas. Percebe-se a necessidade de uma coordenação e alinhamento dos objetivos das partes envolvidas para um sucesso.

12 Gestão de suprimentos e LR Segundo pesquisa realizada pelo IDEC em 2009, 50% das empresas obtiveram resultado satisfatório; o principal motivo das empresas fazerem o LR é a imagem perante os clientes.

13 Considerações finais Percebemos que a Logística Reversa no Brasil ainda está iniciando e encontra diversos obstáculos. Porém destacamos a importância dela para o nosso meio ambiente e bem estar social. Algumas ações podem ser úteis no desenvolvimento da LR, tais como: Regulamentação mais rigorosa; Programas de orientação e educação da sociedade; Técnicas de arranjo produtivos para integrar os atores da LR.


Carregar ppt "GRUPO08I - U09 Logística, Supply Chain e Desenvolvimento Sustentável. Carolina Batista Roberta Salomão Sandra Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google