A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade U07 Os fluxos associados aos tipos de gestão de estoque.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade U07 Os fluxos associados aos tipos de gestão de estoque."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade U07 Os fluxos associados aos tipos de gestão de estoque.
Grupo 19Q Subgrupo 1 Elias Freitas e Jaime Sánchez

2 Problemas do Controle de estoques
O controle de estoques em sua visão tradicional, visa manter os estoques para acomodar variações nas demandas do mercado. Mas isso gera alguns riscos para a empresa: Custos mais altos de manutenção de estoques Falta de tempo na resposta ao mercado Risco do inventário se tornar obsoleto

3 Gestão de estoques A gestão de estoques se originou na função de compras em empresas, em que estas empresas entenderam a importância de integrar o fluxo de materiais a suas funções de suporte. A gestão de estoques abrange a função de compras , de acompanhamento, gestão de armazenagem, controle de produção e gestão de distribuição física.

4 Técnica de gestão de estoques: Just in Time
O Just in Time (JIT) visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdícios. Ela possibilita o fornecimento da quantidade necessária de componentes, no momento e em locais corretos, utilizando o mínimo de recursos. O propósito do JIT é ser uma atividade de valor agregado para a organização, eliminando as perdas.

5 Fluxo descontínuo de Materiais
Nesta técnica o fluxo de materiais é empurrado ao longo do processo pela fábrica até a distribuição, para suprir clientes.(PUSH) A relação com os fornecedores neste sistema é denominado ‘Arm’s Lenght’, em que os fabricantes solicitam cotações periodicamente e resselecionam seus fornecedores.

6 Curva ABC A curva ABC baseia-se no raciocínio do diagrama de Pareto, em que nem todos os itens têm a mesma importancia e a atenção deve ser dada para os mais significativos. Segundo este método, 20% em quantidade de qualquer item é reponsável por 80% do valor do item. Ou seja, 20% dos clientes da empresa representam 80% das vendas realizadas e 20% dos produtos são responsáveis por 80% das vendas de todos os produtos.

7 Exemplo curva ABC

8 Balanceamento de capacidade
Uma forma de fazer com que os recursos sejam utilizados com altas eficiencias é aumentar o nível de estoque em processo, porém, altos estoques não são uma boa alternativa de solução e a pressão para reduzir custos acaba forçando as empresas na busca de uma fábrica balanceada, na busca de um aproveitamento otimizado nos recursos.

9 Balanceamento da Capacidade
Ter ama fábrica balanceada não é algo possível ou desejável. Para tirar proveito dela, precisa-se certificar-se de que todos os recursos tenham uma quantidade mínima de capacidade a mais que o recurso com menor capacidade, para que o fluxo não seja interrompido pela restrição. Quantidade essa, denominada de capacidade protertora. Esta capacidade é um investimento necessário para adminstrar uma fábrica e sua falta causa problemas como aumento de custos e falta de controle da produção.

10 Fluxo Contínuo de Material
Nesse enfoque o estoque de produtos acabados é evitado tanto quanto possível, especialmente estoque de segurança. A razão disso é que a produção ocorre contra a demanda real. Um pequeno estoque, porém, pode ser produzido contra a previsão, como estoque regulador para facilitar o transporte e reduzir os custos.

11 Fluxo sincrônico de material
Esse enfoque demanda uma relação ainda mais próxima cliente-fornecedor, denominada relação simbiótica. Nesse caso, o cliente trata com poucos fornecedores, normalmente um único fornecedor para cada tipo de produto ou serviço. Essas relações são estabelecidas para um largo período,de modo que os fornecedores se sintam motivados a investir para melhorar suas performances.


Carregar ppt "Unidade U07 Os fluxos associados aos tipos de gestão de estoque."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google