A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V)"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V) PROPOSTA DE ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA Antonio P. Formiga Júnior Membro da Incubes

2 É um instrumento feito para apresentar da forma mais clara, objetiva e detalhada possível, um empreendimento. Como todo o instrumento, é sempre passível de novos ajustes e adequações à realidade local onde se pretenda com ele trabalhar. Conceito de Plano de Negócio

3 Objetivos Objetivos 1- Representar um raio-x do empreendimento; 1- Representar um raio-x do empreendimento; 2- Ser analisado por órgãos / agências de fomento que lidem com recursos públicos e / ou privados. Para isto precisa ser elaborado dentro de uma linguagem e terminologia usuais ao meio financeiro. Na grande maioria das vezes o(s) examinador(es) nada ou pouco sabem sobre economia solidária ou autogestão. No entanto, esses aspectos ideológicos fundamentais que deram origem ao desenvolvimento do empreendimento precisa estar presente e realçado no plano de maneira que haja uma compreensão clara de qual filosofia de trabalho se apóiam. 2- Ser analisado por órgãos / agências de fomento que lidem com recursos públicos e / ou privados. Para isto precisa ser elaborado dentro de uma linguagem e terminologia usuais ao meio financeiro. Na grande maioria das vezes o(s) examinador(es) nada ou pouco sabem sobre economia solidária ou autogestão. No entanto, esses aspectos ideológicos fundamentais que deram origem ao desenvolvimento do empreendimento precisa estar presente e realçado no plano de maneira que haja uma compreensão clara de qual filosofia de trabalho se apóiam.

4 ETAPAS 1- CAPA Primeiro contato visual com o plano Primeiro contato visual com o plano 2- SUMÁRIO É o índice É o índice 3- SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo e é a parte primeiramente lida por conter as idéias e ações planejadas e executadas. Resumo e é a parte primeiramente lida por conter as idéias e ações planejadas e executadas. 4- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Situação atual – Metas – Objetivos ; Missão e Valores do empreendimento. Situação atual – Metas – Objetivos ; Missão e Valores do empreendimento.

5 5- DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO 5.1- Histórico; 5.2- Perspectivas de crescimento; 5.3- Impostos; 5.4- Estrutura organizacional; 5.5- Parcerias. 6- PRODUTOS / SERVIÇOS 6.1- Quais; 6.2- Fatores tecnológicos envolvidos; 6.3- Ciclos de vida.

6 7- ANÁLISE DE MERCADO 7- ANÁLISE DE MERCADO 7.1- Segmentação; 7.1- Segmentação; 7.2- Pesquisa de Mercado; 7.2- Pesquisa de Mercado; 7.3- Perfil do consumidor; 7.3- Perfil do consumidor; 7.4- Riscos. 7.4- Riscos. 8- PLANO DE MARKETING 8- PLANO DE MARKETING 8.1- Comercialização; 8.1- Comercialização; 8.2- Preços; 8.2- Preços; 8.3- Projeção de vendas; 8.3- Projeção de vendas; 8.4- Publicidade. 8.4- Publicidade.

7 9- PLANO FINANCEIRO: 9.1- Apresentar em números as ações planejadas e realmente executadas e com retorno; 9.2- Quanto precisa de capital?; 9.3- Horizonte para três anos; 9.4- Balanço financeiro mensal no primeiro ano e trimestral no segundo e terceiro anos.; 9.5- Lucratividade prevista.; 9.6- Curriculum Vitae dos empreendedores FIM FIM


Carregar ppt "UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google