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. Matemática I Profª Ms. Karine R. de Souza AULA 2.

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1 . Matemática I Profª Ms. Karine R. de Souza AULA 2

2 Exercícios - Conjuntos Resolva os exercícios de 1 a 5 com os conjuntos: A = {1,2,3,4} B= { 2,4,6,8} C= {1,3,4,5,7} 1)A U B U C 2)A B C 3)( A U B) C 4)( A B) U C 5)( A-B) C

3 Resolução 1) A U B U C = {1,2,3,4,5,6,7,8} 2) A B C = {4} – Só existe um elemento comum aos três conjuntos dados. 3) ( A U B) C = Inicialmente fazemos AUB = { 1,2,3,4,6,8} Depois { 1,2,3,4,6,8} { 1,3,4,5,7} = { 1,3,4 } 4) ( A B) U C = ( A B) = {2,4} logo, {2,4} U { 1,3,4,5,7} ={1,2,3,4,5,7} 5) ( A-B) C = ( A-B) = {1,3 } { 1,3,4,5,7} = {1,3}

4 Exercicios Enumere os elementos dos seguintes conjuntos: 1){ x I x é o mês com inicial m} 2){ x I x é o número inteiro maior que 4 e menor que 7} 3){ y I y é número inteiro maior ou igual a 4 e menor que 7} 4){ k I 10 < k < 12, k inteiro) 5){ x I x+1 =3} 6){ x I x+2 =2} 7){ n I n é inteiro maior que 3} 8){ q I q é ímpar maior que 3}

5 Resolução 1){ x I x é o mês com inicial m} = { março, maio} 2){ x I x é o número inteiro maior que 4 e menor que 7} = { 5,6} 3){ y I y é número inteiro maior ou igual a 4 e menor que 7} = { 4,5,6} 4){ k I 10 < k < 12, k inteiro) = { 11} 5){ x I x+1 =3} = {2} 6){ x I x+2 =2} = {0} 7){ n I n é inteiro maior que 3} = {4,5,6,7, } 8){ q I q é ímpar maior que 3} = {5,7,9,11, }

6 Exercícios: Numa pesquisa, verificou-se que, das pessoas consultadas 100 liam o jornal A, 150 liam o jornal B, 20 liam dos dois jornais e 110 não liam nenhum jornal. Quantas pessoas foram consultadas? a) 340 b) 380 c)170 d)210

7 . Resolução: n (A) = 100 n (B) = 150 n (A B ) = 20 Nem A nem B = 110 N(AUB) = n (A) + n (B) – n (A B) = = nem A nem B = = A B

8 . 2) Foi consultado um certo número de pessoas sobre os programas preferidos de determinadas emissoras de TV. Os dados obtidos foram os seguintes: 300 pessoas assistem ao programa Big Brother Brasil, 270 assistem ao programa Fazenda e 150 assistem a ambos os programas. O número de pessoas consultadas foram: a) 800 pessoas b) 420 pessoas c) 570 pessoas d) 500 pessoas

9 n (A) = 300 n (B) = 270 n (A B ) = 150 Resposta = 420 A (I) 120 B

10 .. NÚMEROS INTEIROS, RACIONAIS E REAIS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS (N) No dia-a-dia, utilizamo-nos de conceitos matemáticos sem mesmo perceber. Sempre que podemos contar as unidades de um conjunto de coisas, por exemplo, quando contamos o dinheiro que temos na carteira, ou o número de gols que o centroavante de nosso time marcou no último campeonato, ou ainda o número de votos que o Presidente Lula recebeu nas últimas eleições, obtemos como resposta um resultado que denomina- se número natural. Portanto, qualquer número que seja resultado ou consequência de uma contagem de unidades é denominado de número natural e é representado por N. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}

11 Um subconjunto importante de N é o conjunto N*: N* = {1, 2, 3, 4, 5,...} Como podemos ver, o zero foi excluído do conjunto, obtemos o conjunto dos números inteiros positivos. Obs: * indica a exclusão do zero de um conjunto. Dentro do conjunto dos números naturais podemos afirmar que todas as operações envolvendo adição (+) e multiplicação (x) SEMPRE dará como resultado outro número natural. Já não podemos dizer o mesmo quanto às operações inversas da adição – a subtração ( ), e da multiplicação – a divisão ( ÷ ), pois nem sempre podemos representar a diferença entre dois números naturais por outro número natural, o mesmo acontecendo com a divisão. Por exemplo, a diferença 5 – 8 ou a divisão 7 ÷ 5. Por este motivo, foi criado um novo conjunto numérico, chamado de números inteiros e indicado por Z, para se expressar o resultado de algumas subtrações.

12 CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS (Z) No nosso exemplo anterior vimos que dentro do conjunto dos números naturais a diferença 5 – 8 não podia ser representada por um número natural. Já no conjunto dos números inteiros esta diferença pode ser expressada, pois o resultado ( -3 ) é um número inteiro. Z= {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...} O conjunto N é subconjunto de Z, ou seja, está contido em Z. Outros subconjuntos de Z: Z+ = conjunto dos inteiros não negativos = {0,1,2,3,4,5,...} Z_= conjunto dos inteiros não positivos = {0,-1,-2,-3,-4,-5,...} Observe que Z+= N.

13 Da mesma maneira que foi criado o conjunto dos números inteiros para que pudéssemos expressar o resultado de algumas subtrações ou diferenças numéricas, o mesmo ocorreu quanto à impossibilidade de expressar o resultado de uma divisão de dois números inteiros. Assim, foi criado o conjunto dos números racionais, que é indicado por Q. CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS (Q) Os números racionais são todos aqueles que podem ser colocados na forma de fração (com o numerador e denominador pertencentes ao conjunto dos números inteiros). Ou seja, o conjunto dos números racionais é a união do conjunto dos números inteiros com as frações positivas e negativa. 2/3 ; 4/5; 7/9 por exemplo são números racionais

14 Todos os números que podem ser obtidos da divisão (razão) entre 2 números inteiros são chamados números racionais. Atenção: A representação decimal de um número racional: 1º) ou é exata ( 7/4 = 1,75) 2º) ou é periódica ( 7/11 = 0,636363)

15 . Conjunto dos Números Reais : R Existem números cuja representação decimal não é exata e nem periódica, não sendo, portanto, números racionais. São chamados de irracionais. 1, Raiz de 2 3, Como todo número natural é inteiro, como todo número inteiro é racional e como todo número racional é real, temos: N Z Q R Indicamos por R* o conjunto de números reais sem o zero, ou seja, R* = R - {0}

16 Exercícios: 1)Enumere os elementos dos conjuntos: a) A= { x e N I x <4} b) B = { x e Z I X < 2} 2) Resolva: { x e Z I -3

17 Solução: a)Queremos os números naturais menores que 4, logo: A = {0,1,2,3} b) Todos os números inteiros menores ou iguais a 2, incluindo todos os negativos, nos interessam, logo B = {......, -3,-2,-1,0,1,2}. 2) { -2,-1,0,1,2,3} { 0,1,2,3,4,5} = {0,1,2,3} ou { x e N I x <4}


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