A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3 O Conceito de Ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3 O Conceito de Ciência."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3 O Conceito de Ciência

2 O que é ciência? A ciência pode ser concebida como uma prática, pois sua ação fundamental é a descoberta de respostas para questionamentos, quase sempre, relevantes à vida do homem, por isso, um processo dinâmico e natural, dada à curiosidade inerente ao ser humano.

3 Ela se caracteriza tanto por buscar uma informação quanto por empenhar-se para explicar como essa informação sintoniza com ela de modo significativo.

4 A ciência portanto constitui-se em um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados, de maneira ascendente (indução) ou descendente (dedução), indo gradativamente de fatos particulares para os gerais e vice-versa, comprovados (fundamentados) pela pesquisa empírica (submetidos à verificação).

5

6 Em sentido literal, o termo ciência vem do latim scientia, que significa de modo amplo, conhecimento ou saber, referido como qualquer conhecimento ou prática sistemática.

7 Em sentido restrito, ciência refere-se a um sistema de aquisição conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através da pesquisa científica.

8 Segundo o Yourdictionary, ciência é...
O “conhecimento sistematizado derivado da observação, estudo e experimentação realizado com o objetivo de determinar a natureza ou os princípios do que está sendo estudado.”

9 Continuando... Inclui os departamentos de ensino e órgãos divididos em disciplinas como a antropologia, arqueologia, astronomia, biologia, botânica, química, cibernética, geografia, geologia, matemática, medicina, física, psicologia, sociologia, ciências sociais, sociologia e zoologia.

10 Os cientistas em geral, crêem que este tipo de conhecimento e a geração de novos conhecimentos se dão através da realização de pesquisa (científica) utilizando o método científico.

11 A Ciência e Ideologia A ciência é neutra?

12 A crescente internacionalização da ciência torna-a, em geral, cada vez menos sujeita a diferenciações nacionais, mas jamais a liberta dos condicionamentos gerados por fatores ligados a sistemas políticos, níveis econômicos, pressões sociais, religiões, etc.

13 Há quem defenda a tese da neutralidade da ciência, achando que o bom ou mau uso que dela se faz depende de decisões de não cientistas (políticos, militares, empresários, etc.) que se apropriam de seus resultados e os aplicam de acordo com seus interesses.

14 Trajetória do conhecimento
Mitos Cientificidade: é o único que é verdadeiro; Neutralidade Progresso: o desenvolvimento da ciência é o único que pode conduzir a humanidade a um estado superior de perfeição;   Positivismo Pilares do Positivismo: Objetividade, Neutralidade e Racionalidade

15 Componentes da Ciência
Objetivo ou Finalidade: preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos; Função: aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo; Objeto: Material - aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; Formal - enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

16 Classificação e Divisão da Ciência
Formais: que contêm apenas enunciados analíticos, isto é, cuja verdade depende unicamente do significado de seus termos ou de sua estrutura lógica; Factuais: que, além dos enunciados analíticos contêm, sobretudo, os sintéticos, aqueles cuja verdade depende não só do significado de seus termos, mas igualmente dos fatos a que se referem. Fonte: Mário Bunge

17 Classificação e Divisão da Ciência Psicologia Individual
Lógica Formal Matemática Física Ciência Química Natural Biologia Factual Psicologia Individual Psicologia Social Cultural Sociologia Economia Ciência Política História Material História das Idéias Fonte: Mário Bunge

18 Classificação e Divisão da Ciência
Teóricas: Aritmética, Geometria, Álgebra Matemáticas Aplicadas: Mecânica Racional, Astronomia Físico-Químicas Física, Química, Mineralogia, Geologia, Geografia Física Biológicas Botânica, Zoologia, Antropologia Psicológicas Psicologia, Lógica, Estética, Moral Ciências Morais Históricas História, Geografia Humana, Arqueologia Sociais e Políticas Sociologia, Direito, Economia, Política Cosmologia Racional, Psicologia Racional, Teologia Racional Metafísicas Fonte: Augusto Comte

19 Classificação e Divisão da Ciência
Formais - Matemática Química Física Fisiologia Fenomenológicas Cosmologia Geologia Embriologia Filogênese Ciências da Natureza Genéticas Mineralogia Zoologia Botânica Ciências Sistemáticas Reais Fenomenológica Psicologia Ciências de Espírito Genética História Direito Economia Política Sistemáticas Fonte: Wundt

20 Não se pode ingenuamente acreditar que a ciência, como um conjunto de conhecimentos (ciência-disciplina) e de atividades (ciência-processo), seja algo independente do meio social, alheio a influências estranhas e neutro em relação às várias disputas que envolvem a sociedade.

21 E agora, sintetizando... O problema político essencial para o intelectual não é criticar os conteúdos ideológicos que estariam ligados à ciência ou fazer com que sua prática científica seja acompanhada por uma ideologia justa; mas saber se é possível constituir uma nova política da verdade. O problema não é mudar a “consciência” das pessoas, ou o que elas têm na cabeça, mas o regime político, econômico, institucional de produção da verdade.

22 O problema não é mudar a “consciência” das pessoas, ou o que elas têm na cabeça, mas o regime político, econômico, institucional de produção da verdade.

23

24 Vamos ao vídeo e texto complementar????
Até a Próxima Aula!!!                                                                                  


Carregar ppt "AULA 3 O Conceito de Ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google