A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 AULA 3 O Conceito de Ciência. O que é ciência? A ciência pode ser concebida como uma prática, pois sua ação fundamental é a descoberta de respostas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 AULA 3 O Conceito de Ciência. O que é ciência? A ciência pode ser concebida como uma prática, pois sua ação fundamental é a descoberta de respostas."— Transcrição da apresentação:

1 1 AULA 3 O Conceito de Ciência

2 O que é ciência? A ciência pode ser concebida como uma prática, pois sua ação fundamental é a descoberta de respostas para questionamentos, quase sempre, relevantes à vida do homem, por isso, um processo dinâmico e natural, dada à curiosidade inerente ao ser humano.

3 Ela se caracteriza tanto por buscar uma informação quanto por empenhar-se para explicar como essa informação sintoniza com ela de modo significativo.

4 A ciência portanto constitui-se em um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados, de maneira ascendente (indução) ou descendente (dedução), indo gradativamente de fatos particulares para os gerais e vice-versa, comprovados (fundamentados) pela pesquisa empírica (submetidos à verificação).

5

6 Em sentido literal, o termo ciência vem do latim scientia, que significa de modo amplo, conhecimento ou saber, referido como qualquer conhecimento ou prática sistemática.

7 Em sentido restrito, ciência refere-se a um sistema de aquisição conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através da pesquisa científica.

8 Segundo o Yourdictionary, ciência é... O conhecimento sistematizado derivado da observação, estudo e experimentação realizado com o objetivo de determinar a natureza ou os princípios do que está sendo estudado.

9 Continuando... Inclui os departamentos de ensino e órgãos divididos em disciplinas como a antropologia, arqueologia, astronomia, biologia, botânica, química, cibernética, geografia, geologia, matemática, medicina, física, psicologia, sociologia, ciências sociais, sociologia e zoologia.

10 Os cientistas em geral, crêem que este tipo de conhecimento e a geração de novos conhecimentos se dão através da realização de pesquisa (científica) utilizando o método científico.

11 A Ciência e Ideologia A ciência é neutra?

12 A crescente internacionalização da ciência torna-a, em geral, cada vez menos sujeita a diferenciações nacionais, mas jamais a liberta dos condicionamentos gerados por fatores ligados a sistemas políticos, níveis econômicos, pressões sociais, religiões, etc.

13 Há quem defenda a tese da neutralidade da ciência, achando que o bom ou mau uso que dela se faz depende de decisões de não cientistas (políticos, militares, empresários, etc.) que se apropriam de seus resultados e os aplicam de acordo com seus interesses.

14 Mitos Cientificidade: é o único que é verdadeiro; Neutralidade Progresso: o desenvolvimento da ciência é o único que pode conduzir a humanidade a um estado superior de perfeição; Pilares do Positivismo: Objetividade, Neutralidade e Racionalidade Positivismo Trajetória do conhecimento

15 Componentes da Ciência Objetivo ou Finalidade: preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos; Função: aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo; Objeto: Material - aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; Formal - enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

16 Classificação e Divisão da Ciência Formais: que contêm apenas enunciados analíticos, isto é, cuja verdade depende unicamente do significado de seus termos ou de sua estrutura lógica; Factuais: que, além dos enunciados analíticos contêm, sobretudo, os sintéticos, aqueles cuja verdade depende não só do significado de seus termos, mas igualmente dos fatos a que se referem. Fonte: Mário Bunge

17 Ciência Formal Factual Lógica Matemática Natural Cultural Física Química Biologia Psicologia Individual Psicologia Social Sociologia Economia Ciência Política História Material História das Idéias Classificação e Divisão da Ciência Fonte: Mário Bunge

18 Ciências Matemáticas Físico-Químicas Biológicas Morais Metafísicas Teóricas: Aritmética, Geometria, Álgebra Aplicadas: Mecânica Racional, Astronomia Física, Química, Mineralogia, Geologia, Geografia Física Botânica, Zoologia, Antropologia Psicológicas Históricas Sociais e Políticas Psicologia, Lógica, Estética, Moral História, Geografia Humana, Arqueologia Sociologia, Direito, Economia, Política Cosmologia Racional, Psicologia Racional, Teologia Racional Fonte: Augusto Comte Classificação e Divisão da Ciência

19 Ciências Reais Ciências da Natureza Ciências de Espírito Formais - Matemática Fenomenológicas Genéticas Sistemáticas Química Física Fisiologia Cosmologia Geologia Embriologia Filogênese Mineralogia Zoologia Botânica Fenomenológica Genética Sistemáticas Psicologia História Direito Economia Política Classificação e Divisão da Ciência Fonte: Wundt

20 Não se pode ingenuamente acreditar que a ciência, como um conjunto de conhecimentos (ciência-disciplina) e de atividades (ciência- processo), seja algo independente do meio social, alheio a influências estranhas e neutro em relação às várias disputas que envolvem a sociedade.

21 E agora, sintetizando... O problema político essencial para o intelectual não é criticar os conteúdos ideológicos que estariam ligados à ciência ou fazer com que sua prática científica seja acompanhada por uma ideologia justa; mas saber se é possível constituir uma nova política da verdade. O problema não é mudar a consciência das pessoas, ou o que elas têm na cabeça, mas o regime político, econômico, institucional de produção da verdade.

22

23

24 Vamos ao vídeo e texto complementar???? Até a Próxima Aula!!!


Carregar ppt "1 AULA 3 O Conceito de Ciência. O que é ciência? A ciência pode ser concebida como uma prática, pois sua ação fundamental é a descoberta de respostas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google