A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedagogia Teoria da Prática Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedagogia Teoria da Prática Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Pedagogia Teoria da Prática Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem

3

4 Primeira Prioridade à teoria sobre a prática. Prioridade à teoria sobre a prática. PEDAGOGIA TRADICIONAL

5 Segunda Subordinam a teoria à prática. Subordinam a teoria à prática. PEDAGOGIA NOVA

6

7

8 Liberal Liberal Progressista. Progressista. As tendências

9 A adoção de uma determinada tendência ou de outra depende, diretamente, dos condicionantes sócio-políticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. A adoção de uma determinada tendência ou de outra depende, diretamente, dos condicionantes sócio-políticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Libâneo

10 E, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor- alunos, técnicas pedagógicas etc. E, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor- alunos, técnicas pedagógicas etc. Libâneo

11 Preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais Preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais Adaptá-los aos valores e às normas vigentes Adaptá-los aos valores e às normas vigentes Pedagogia liberal

12 Análise critica das realidades sociais; Análise critica das realidades sociais; finalidade política; finalidade política; contra o autoritarismo; contra o autoritarismo; valoriza a experiência vivida; valoriza a experiência vivida; ênfase ao processo de aprendizagem grupal. ênfase ao processo de aprendizagem grupal. Pedagogia progressista

13 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PEDAGOGIA LIBERAL PEDAGOGIA PROGRESSISTA 1 – Tradicional 1 – Libertadora 2 – Renovada Progressivista 2 – Libertária 3- Renovada Não- Diretiva 3 – Crítico–social dos conteúdos 4 – Tecnicista

14 Pedagogia Liberal O termo liberal não tem o sentido de aberto; O termo liberal não tem o sentido de aberto; Defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade; Defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade; Vem sendo dotada nas últimas décadas. Vem sendo dotada nas últimas décadas.

15 Centrada na figura do professor; Centrada na figura do professor; O professor utiliza-se da oralidade para transmitir seus conhecimentos aos alunos; O professor utiliza-se da oralidade para transmitir seus conhecimentos aos alunos; O aluno passivo. O aluno passivo. Pedagogia Liberal Tradicional

16 Acredita-se que o aluno aprende por ouvir o professor, visualizar objetos, mapas, gravuras e por realizar exercícios repetitivos. Acredita-se que o aluno aprende por ouvir o professor, visualizar objetos, mapas, gravuras e por realizar exercícios repetitivos. Pedagogia Liberal Tradicional

17 John Dewey – crença na relação entre a teoria e a prática; John Dewey – crença na relação entre a teoria e a prática; Entende que o conhecimento é construído quando compartilhamos experiências. Entende que o conhecimento é construído quando compartilhamos experiências. PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA

18 A teoria Piagetiana O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.

19 A teoria Piagetiana A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas; A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas; construtivismo sequencial. construtivismo sequencial.

20 Emilia Ferreiro e o construtivismo Pesquisou o processo mental pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever. Restringiu-se a desenvolver uma teoria científica. Pesquisou o processo mental pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever. Restringiu-se a desenvolver uma teoria científica.

21 Maria Montessori Importância aos materiais didáticos com o objetivo de despertar um interesse espontâneo na criança; Importância aos materiais didáticos com o objetivo de despertar um interesse espontâneo na criança; Obter concentração natural nas tarefas; Obter concentração natural nas tarefas; Criar ambiente propício à auto- educação. Criar ambiente propício à auto- educação.

22 A escola tem o papel de formar atitudes, para tanto o professor deve ser um facilitador como diz Carl Rogers. A escola tem o papel de formar atitudes, para tanto o professor deve ser um facilitador como diz Carl Rogers. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA

23 O professor deve aceitar a pessoa do aluno; O professor deve aceitar a pessoa do aluno; Permitir o autodesenvolvimento; Permitir o autodesenvolvimento; Adequar a pessoa àquilo que o ambiente solicita. Adequar a pessoa àquilo que o ambiente solicita. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA

24 Rogers se opôs à teoria de B.F.Skinner de que o homem nasceria como uma máquina e que a sua personalidade seria moldada pelo meio através de repetições e condicionamentos. Rogers se opôs à teoria de B.F.Skinner de que o homem nasceria como uma máquina e que a sua personalidade seria moldada pelo meio através de repetições e condicionamentos.B.F.Skinner Oposição a Skinner

25 A essência da humanidade Para Rogers todos os homens são bons na sua essência; Para Rogers todos os homens são bons na sua essência; O aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio. O aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio.

26 Baseada na técnica; Baseada na técnica; A preocupação com o mercado de trabalho; A preocupação com o mercado de trabalho; Colaborar com a ordem vigente. Colaborar com a ordem vigente. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

27 Embasada pela análise comportamental de Skinner, o que garante a objetividade da prática escolar. Embasada pela análise comportamental de Skinner, o que garante a objetividade da prática escolar. O objetivo é transmitir ao aluno eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. O objetivo é transmitir ao aluno eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

28 As Leis 5.540/68 e 5.692/71 Caracterizadas por uma visão utilitarista de educação; Caracterizadas por uma visão utilitarista de educação; reformas se inspiraram na Teoria do Capital Humano; reformas se inspiraram na Teoria do Capital Humano; relação direta entre educação e sistema produtivo - escola-empresa; relação direta entre educação e sistema produtivo - escola-empresa; Formação de mão-de- obra,consumidores, etc. Formação de mão-de- obra,consumidores, etc.

29 A Lei 5.540/68 - Reforma Universitária Estabeleceu o fim da cátedra e a departamentalização; Estabeleceu o fim da cátedra e a departamentalização; instituiu os cursos parcelados através dos créditos. instituiu os cursos parcelados através dos créditos.

30 A Lei 5.692/71 Objetivou o ensino profissionalizante - ginásios orientados para o trabalho (GOT); Objetivou o ensino profissionalizante - ginásios orientados para o trabalho (GOT); profissionalização compulsória no ensino de 2º grau; profissionalização compulsória no ensino de 2º grau; Relação com o modelo de industrialização associado ao capital estrangeiro. Relação com o modelo de industrialização associado ao capital estrangeiro.

31 O termo progressista (...) é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sóciopolíticas da educação (LIBÂNEO, 1992:32). O termo progressista (...) é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sóciopolíticas da educação (LIBÂNEO, 1992:32). PEDAGOGIA PROGRESSISTA

32 Estas tendências analisam, criticam e discutem os aspectos sóciopolíticos e econômicos da sociedade. Estas tendências analisam, criticam e discutem os aspectos sóciopolíticos e econômicos da sociedade. PEDAGOGIA PROGRESSISTA

33 Educação crítica - busca entender as relações do homem com a natureza e dos homens entre si; Educação crítica - busca entender as relações do homem com a natureza e dos homens entre si; interferir no processo de transformação da realidade; interferir no processo de transformação da realidade; esta pedagogia tem um caráter político intenso. esta pedagogia tem um caráter político intenso. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA

34 O Método Paulo Freire Consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. Consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. alfabetização cartilha didática alfabetização cartilha didática

35 Conscientização A partir da discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. A partir da discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação.

36 A conscientização Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social. conscientização

37 As pedagogias Paulo Freire ( ) refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido, na qual a educação surgiria como prática da liberdade. Paulo Freire ( ) refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido, na qual a educação surgiria como prática da liberdade.

38 Objetivo de transformar a personalidade do aluno para atuar no sistema. Objetivo de transformar a personalidade do aluno para atuar no sistema. Tem um caráter político também, mas voltado à autogestão. Tem um caráter político também, mas voltado à autogestão. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

39 Modificações institucionais a partir dos níveis subalternos; Modificações institucionais a partir dos níveis subalternos; contaminar todo o sistema; contaminar todo o sistema; Contra qualquer forma de poder ou autoridade. Contra qualquer forma de poder ou autoridade. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

40 O conhecimento não é a investigação cognitiva do real mas, sim, a descoberta de respostas relacionadas às exigências da vida social. O conhecimento não é a investigação cognitiva do real mas, sim, a descoberta de respostas relacionadas às exigências da vida social. acredita na liberdade total; acredita na liberdade total; importância ao processo de aprendizagem grupal. importância ao processo de aprendizagem grupal. TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA

41 Mudanças necessárias e profundas na educação deveriam ser feitas pela base, ou seja, pelos próprios professores. Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos. Concepção Freinetiana

42 O objetivo primordial desta tendência é a difusão de conteúdos, mas não qualquer conteúdo, e sim de um conteúdo contextualizado O objetivo primordial desta tendência é a difusão de conteúdos, mas não qualquer conteúdo, e sim de um conteúdo contextualizado TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO- SOCIAL DOS CONTEÚDOS

43 ... um conteúdo que não pode se dissociar da realidade social, porque a escola é parte integrante da sociedade, portanto, agir dentro dela é também agir no rumo da transformação (LIBÂNEO, 1992:39).... um conteúdo que não pode se dissociar da realidade social, porque a escola é parte integrante da sociedade, portanto, agir dentro dela é também agir no rumo da transformação (LIBÂNEO, 1992:39). TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO- SOCIAL DOS CONTEÚDOS

44 Demerval Saviani Modelo que deriva de uma concepção que articula educação e sociedade Modelo que deriva de uma concepção que articula educação e sociedade parte da constatação de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos. parte da constatação de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos.

45 PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola ConteúdosMétodos Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade Conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Exposição e demonstração conceitos da matéria e / ou por meios de modelos. Professor x aluno AprendizagemManifestações Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.

46 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA PROGRESSIVA Papel da Escola ConteúdosMétodos A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. Professor x aluno AprendizagemManifestações O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança É baseada na motivação e na estimulação de problemas Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima

47 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA NÃO-DIRETIVA TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA NÃO-DIRETIVA Papel da Escola ConteúdosMétodos Formação de atitudes. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos Método baseado na facilitação da aprendizagem Professor x aluno AprendizagemManifestações Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito Aprender é modificar as percepções da realidade. Carl Rogers, "Summerhill" escola de A. Neill

48 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA Papel da Escola ConteúdosMétodos É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações Professor x aluno AprendizagemManifestações Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Aprendizagem baseada no desempenho. Leis 5.540/68 e 5.692/71.

49 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA Papel da Escola ConteúdosMétodos Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Grupos de discussão. Professor x aluno AprendizagemManifestações A relação é de igual para igual, horizontalmente Resolução da situação problema Paulo Freire.

50 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA Papel da Escola ConteúdosMétodos Transformação da personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. Transformação da personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. As matérias são colocadas mas não exigidas. Vivência grupal na forma de auto- gestão. Professor x aluno AprendizagemManifestações É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres Aprendizagem informal, via grupo. C. Freinet. Miguel Gonzalez Arroyo.

51 TENDÊNCIA PROGRESSISTA "CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS OU "HISTÓRICO-CRÍTICA" Papel da Escola ConteúdosMétodos Difusão dos conteúdos Difusão dos conteúdos Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber Professor x aluno AprendizagemManifestações Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani.

52 Vamos identificar as Tendências? 1. Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos e a assimilação passiva. É ainda intuitivo, baseado na estimulação dos sentidos e na observação. Através da memorização, da repetição e da exposição verbal, o professor chega a um interrogatório (tipo socrático), estimulando o individualismo e a competição. 1. Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos e a assimilação passiva. É ainda intuitivo, baseado na estimulação dos sentidos e na observação. Através da memorização, da repetição e da exposição verbal, o professor chega a um interrogatório (tipo socrático), estimulando o individualismo e a competição. Pedagogia Liberal Tradicional

53 2. Para essa tendência o papel da escola é o de atender as diferenças individuais, as necessidades e interesses dos alunos, enfatizando os processos mentais e habilidades cognitivas necessárias a adaptação do homem ao meio social. Sendo o aluno o centro e sujeito do conhecimento. 2. Para essa tendência o papel da escola é o de atender as diferenças individuais, as necessidades e interesses dos alunos, enfatizando os processos mentais e habilidades cognitivas necessárias a adaptação do homem ao meio social. Sendo o aluno o centro e sujeito do conhecimento. PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA

54 3. Negando os determinantes sociais, tem como princípios à racionalidade, a eficiência, a produtividade e a neutralidade científica produzindo no âmbito educacional, uma enorme distância entre o planejamento, preparado por especialistas e não por professores, seus meros executores, e a prática educativa. 3. Negando os determinantes sociais, tem como princípios à racionalidade, a eficiência, a produtividade e a neutralidade científica produzindo no âmbito educacional, uma enorme distância entre o planejamento, preparado por especialistas e não por professores, seus meros executores, e a prática educativa. TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA


Carregar ppt "Pedagogia Teoria da Prática Equacionar Relação educador e educando Orientar Processo de ensino e aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google