A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Profª Maria Fátima Aucar Soler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Profª Maria Fátima Aucar Soler."— Transcrição da apresentação:

1 O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Profª Maria Fátima Aucar Soler

2 O QUE É UMA TEORIA DE C URRÍCULO ? Onde começa e começa e como se desenvolve à história das teorias do currículo? Que implicações uma determinada concepção de currículo tem sobre a seleção do conhecimento escolar presente nas diferentes instâncias sociais que sustentam? Que implicações uma teoria de currículo tem sobre o conhecimento escolar presente nos livros didáticos e no Projeto pedagógico da escola? Que implicações uma teoria de currículo tem sobre o processo ensino aprendizagem?

3 C URRÍCULO Etimologia - vem do grego que significa - Significa - posta de corrida Conceito: É a expressão de uma concepção de mundo de homem e de sociedade Diz respeito a seleção, sequênciação e dosagem da cultura a serem desenvolvidos em situação ensino - aprendizagem Compreende conhecimentos, idéias, hábitos, valores, convicções, técnicas, recursos, artefatos, procedimentos, símbolos,etc... Dispostos em conjuntos de matérias/disciplinas escolares e respectivos programas, com indicações de atividades/experiências para sua consolidação e avaliação.

4 C URRÍCULO Compreende também os programas, que dispõem os conteúdos básicos de cada componente e as indicações metodológicas para seu desenvolvimento. Por conseguinte, a organização curricular supõe a organização do trabalho pedagógico. ( SAVIANI, 2002) É o saber escolar organizado e disposto especialmente para fins de ensino-aprendizagem, compreende não só aspectos ligados à seleção dos conteúdos mas também os referentes a métodos, procedimentos, técnicas, recursos empregados na educação escolar, no currículo e na didática. ( SAVIANI, 2002)

5 C URRÍCULO DEVE SER ENTENDIDO COMO UM PROCESSO Que envolve uma multiplicidade de relações abertas ou tácita, em diversos ambiente que vão: - da prescrição à ação - das decisões administrativas às práticas pedagógicas,na escola como instituição. A ESCOLA para elaborar e implementar o currículo de modo a transformar o ensino, é preciso é preciso refletir sobre grandes questões... Como que teorias de currículo deverá assumir... ( SACRISTAN, 1998)

6 A S TEORIAS DE CURRÍCULO SUSTENTAM O PROCESSO DE ENSINO O que são as teorias de currículo? São conjuntos de representações, imagens, reflexões, signos que produzem e descrevem uma realidade sobre o currículo. Onde começa e como se desenvolve a história das teorias de currículo? NOS ANOS 20 nos Estados Unidos da América

7 A S PRINCIPAIS TEORIAS DE CURRÍCULO Teorias tradicionais de currículo Teorias Críticas de Currículo Teorias Pós Críticas de Currículos

8 T EORIAS T RADICIONAIS Contexto da sociedade: Processo de industrialização Movimentos migratórios Massificação da escolarização Racionalização da construção Desenvolvimento e testagem dos conteúdos Revolução Industrial – Europa (Séc. XVIII) Incorporação de tecnologia no processo produtivo Êxodo rural Formação de cidades Concentração de renda X aumento de pobreza

9 A divisão do trabalho torna o trabalhador cada vez unilateral e dependente por exigir especializações sempre crescente que têm como objetivo a adaptação dos sujeitos às máquinas e aos processos industriais ( MARX ) BOBBIT 1918 escreve The currículum escolarização da massa Utiliza o princípio da administração científica: Taylorismo aplicado à escola – princípios da administração, da racionalidade técnica Cientificismo e padronização nos processos pedagógicos

10 TYLER( 1949) PREOCUPAÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO Modelos de produção industrial Taylorismo / Fordismo Sistema mecânico de produção - O trabalhador age sozinho - Os trabalhadores dependem de um supervisor central Através do Currículo a escola ensina o controle do campo e do espaço

11 T EORIAS TRADICIONAIS : OBJETIVOS EDUCACIONAIS A escola como via de adaptação aos preceitos mercadológicos baseados no controle dos resultados e na explicitação de objetivos com base na formação para a base mercantil. Preparação de mão de obra para o mercado de trabalho.

12 T EORIAS C RÍTICAS Contraposição ao empirismo e ao pragmatismo das teorias tradicionais; Critica aos processos de convencimento, adaptação e repressão da hegemonia dominante; Crítica a razão iluminista e as teorias tradicionais Busca da ruptura do status quo Fundamentos das Teorias Críticas Materialismo Histórico / Dialético – crítica da organização social pautada na propriedade privada dos meios de produção ( MARX e GRAMSCI) Critica à escola como reprodutora da hegemonia dominante e das desigualdades sociais ( MICHAEL APPLE)

13 TEORIAS CRÍTICAS P RINCIPAIS F UNDAMENTOS Escola Francesa: Teoria da reprodução cultural Capital Cultural Currículo da escola está baseado na cultura dominante, na linguagem dominante, transmitido através do código cultural ( BOURDIEU e PASSERON) Teóricos: Pierre Bourdieu Luis Althusser Bourdieu Passeron Bourdieu / Establet Bowlese Gentis

14 E SCOLA DE F RANKFOURT Crítica à racionalidade técnica da escola pedagogia da possibilidade da resistência: Currículo como emancipação e libertação ( GIROUX e FREIRE) Teóricos: Teodor Adorno Herbert Marcuse Walter Benjamin Max Horkheimer Jurgen Habermans

15

16 T EORIAS C RÍTICAS : O CURRÍCULO OCULTO Crítica a reprodução não expressa no currículo oficial, mas é manifestada pelas relações sociais na escola ( currículo oculto) BOWLES e GINTIS – As relações sociais na escola mais que o conteúdo eram responsáveis pela socialização necessárias para boa adaptação às exigências do trabalho capitalista.

17 T EORIAS P ÓS C RÍTICAS Fundamentadas no pós estruturalismo Multiculturalismo : movimento ambíguo de adaptação e resistência No contexto de mudança de paradigmas Crítica aos padrões considerados rígidos da modernidade- rompimento à lógica positivista, tecnocrática e racionalista Fim das metanarrativas e tentativa de dar voz aos subalternos excluídos de um sistema totalizante e padronizados.

18 P ÓS M ODERNIDADE Superação das verdades absolutas primazia do discurso sobre a realidade explicada em sua concretude. Currículo Multiculturalista ( FOUCAULT, DERRIDA, LYOTARD, DELUZE E CHERYHOLMES ) Contexto da Pós Modernidade : Busca da superação da visão de mundo positivista, tecnocrática e racionalista de conhecimentos padronizados e das verdades científicas; A vida cultural é vista sob a pós modernidade como uma série de textos em intersecção com outros textos, produzindo mais textos... Harvev

19 T EORIAS P ÓS C RÍTICA S Fundamentadas no Pós Estruturalistas O significado não é centrado ou fixo porque está preso num jogo de referências ou de palavras. Os significados estão dispersos indo da palavra à definição e vice versa, assim por diante. ( Cheryholmes1993) A existência do objeto é inseparável da trama linguística que supostamente o descreve ( Silva, 2007) Superação de verdades totalizantes e absoluta Democratização cultural Volatilidade de discussão Diversidades Culturais Pulverização Social.... Como se as classes sociais não mais existissem...

20 LOGO... AS TEORIAS SÃO DEFINIDAS A PARTIR DE CONCEITOS QUE UTILIZAMOS PARA PERCEBERMOS À REALIDADE Conceitos que ajudam a perceber as teorias de currículo Pedagógico, Ideológicos Discurso de ensino e e de poder aprendizagem Teorias Teorias Teorias Tradicionais Críticas Pós Criticas

21 O S C ONCEITOS E AS TEORIAS DE C URRÍCULO Teorias Tradicionais - ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização,planejamento, eficiência e objetivos; Teorias Críticas – ideologia, reprodução cultural e social, poder classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência Teorias Pós Críticas - Identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo.


Carregar ppt "O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Profª Maria Fátima Aucar Soler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google