A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 07 Prof. Marcelo Muzi Silva

2 GESTÃO CIENTÍFICA DO TRABALHO HUMANO: Trabalho Humano no Brasil

3 TRABALHO HUMANO NO BRASIL
Paradoxalmente, no Brasil, com todo desenvolvimento econômico, trabalha-se mais e ganha-se menos! Sem contar o aumento da instabilidade que paira sobre os postos de trabalho.

4 Dados gerais sobre a realidade do mercado de trabalho no Brasil
O período de 1992 a 2007 foi marcado por um crescimento do nível de ocupação das mulheres (de 52,2% para 57,0%). Vis a vis uma diminuição da ocupação masculina (de 85,0% para 81,0%), refletindo a mesma tendência já apontada em relação à taxa de participação. Em consequência, reduz-se o diferencial entre os níveis de ocupação de homens e mulheres: de 32,8 pontos percentuais, em 1992, para 24,0 em 2007, ou seja, de 8,8 pontos percentuais em 15 anos.

5 Dados gerais sobre a realidade do mercado de trabalho no Brasil
O nível de ocupação dos trabalhadores brancos aumentou ligeiramente de 67,8% para 69,5% entre 1992 e 2007, ao passo em que entre os ocupados negros foi observado um ligeiro declínio (de 68,5% para 67,6%);

6

7

8

9 PRINCIPAIS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO A PARTIR DOS ANOS 80
Considerável aumento de trabalhadores não registrados nas regiões metropolitanas; Terceirização no mercado de mão-de-obra; Acentuado aumento de trabalhadores autônomos, após 1986, indicando um Crescimento significativo do setor informal. Aumento da mão de obra feminina;

10 PRINCIPAIS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO A PARTIR DOS ANOS 80
Melhores níveis de escolaridade; Concentração ainda maior em atividades urbanas e não agrícolas; Crescimento do setor terciário; Crescimento acentuado de atividades que demandam mais qualificação; Acelerada redução da ocupação nas atividades agrícolas.

11 NEOLIBERALISMO E INFLUÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
Neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de ideais políticos e econômicos que defende a separação do Estado na economia.

12 PROPÓSITOS DO NEOLIBERALISMO
Total liberdade às leis de mercado; Limitação da intervenção do Estado na economia; Privatização de empresas estatais; Abertura comercial, reduzindo ou eliminando as taxas alfandegárias sobre as importações; Total liberdade de ação aos capitais internacionais;

13 FUNDAMENTAÇÃO Segundo os neoliberais, essas medidas estimulam a livre concorrência, fazendo aumentar a produtividade e acelerando o crescimento econômico. O neoliberalismo expandiu-se rapidamente ao longo da década de 1980; Ao iniciar-se a década de 1990, o neoliberalismo espalhou-se pelo mundo, e foi nesse tempo que o Brasil, governado por Collor, aderiu a essas idéias.

14 NEOLIBERALISMO NO BRASIL
O modelo neoliberal só foi introduzido no Brasil pelo fracasso do modelo econômico anterior, que era a industrialização por substituição de importações, com forte participação estatal;

15 Críticas ao neoliberalismo
- Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais; - Os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

16

17 Pontos positivos Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem. 

18 Neoliberalismo precariza relações de trabalho
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo estão em condições indecentes de trabalho; Com a globalização econômica e o neoliberalismo, existe a precarização das relações trabalhistas e a conseqüente perda dos direitos sociais como a falta de proteção social.

19 Neoliberalismo precariza relações de trabalho
Com a evolução rápida da economia internacional com grande ênfase no comércio exterior e na competição do mercado, acaba tornando os empregos inseguros para grande parte dos trabalhadores com a exclusão social; Apenas 20% da população economicamente ativa mundial tem proteção social, que piora com as privatizações dos sistemas de seguridade social públicos, revela o relatório da OIT

20 Neoliberalismo precariza relações de trabalho
O trabalho infantil também é uma chaga internacional. Pelos cálculos da OIT, são cerca de 250 milhões de crianças que trabalham em todo o mundo e para que a nova geração consiga espaço no mercado de trabalho mundial, nos próximos dez anos, são necessários a criação de 500 milhões de vagas.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google