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GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 GESTÃO DE PESSOAS “O contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Sem organizações e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões” Chiavenato, 2004 Em resumo...

3 ORGANIZAÇÕES Sistema social: compostas de pessoas e funcionam graças à interação entre essas pessoas. Sistema aberto: interage com o ambiente à sua volta. Em resumo...

4 - CULTURA ORGANIZACIONAL -
ORGANIZAÇÕES Sistema social: compostas de pessoas e funcionam graças à interação entre essas pessoas. - CULTURA ORGANIZACIONAL - Conjunto de hábitos e crenças, delineados por normas, atitudes, valores e expectativas das pessoas. Em resumo...

5 ORGANIZAÇÕES CULTURA ORGANIZACIONAL
Ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. Em resumo...

6 Sistema aberto: interage com o ambiente à sua volta.
ORGANIZAÇÕES Sistema aberto: interage com o ambiente à sua volta. Em resumo...

7 ORGANIZAÇÕES Variáveis Ambientais (incontroláveis) Econômicos
Tecnológicos Sociais Culturais Legais Políticos Demográficos Ecológicos Organização (controlável) Resultados Entradas

8 AS PESSOAS “As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organização para dirigi-las e controlá-las e para fazê-las operar e funcionar. Não há organização sem pessoas. Toda organização é constituída de pessoas e delas depende para seu sucesso e continuidade” Chiavenato, 1998 Em resumo...

9 AS PESSOAS Como pessoas
Personalidade e individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos pessoais Como recursos Habilidades, capacidades, experiências, destrezas e conhecimentos necessários Em resumo...

10 PESSOAS COMO PARCEIROS
PESSOAS COMO RECURSOS EMPREGADOS ISOLADOS NOS CARGOS HORÁRIO RIGIDAMENTE ESTABELECIDO PREOCUPAÇÃO COM NORMAS E REGRAS SUBORDINAÇÃO AO CHEFE FIDELIDADE À ORGANIZAÇÃO DEPENDÊNCIA DA CHEFIA ALIENAÇÃO EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO ÊNFASE NA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTORES DE TAREFAS ÊNFASE NAS DESTREZAS MANUAIS MÃO DE OBRA PESSOAS COMO PARCEIROS METAS NEGOCIADAS E COMPARTILHADAS PREOCUPAÇÃO COM RESULTADOS COLABORADORES EM EQUIPES ATENDIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE VINCULAÇÃO À MISSÃO E À VISÃO INTERDEPENDÊNCIA ENTRE COLEGAS E EQUIPES PARTICIPAÇÃO E COMPROMETIMENTO ÊNFASE NA ÉTICA, RESPONSABILIDADE E NO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA E TALENTO

11 ESCOLA PROFISSÃO FAMÍLIA A PESSOA CLUBE POLÍTICA RELIGIÃO

12 Variáveis Organizacionais
AS PESSOAS MOTIVAÇÃO COMUNICAÇÃO Gestão de pessoas LIDERANÇA INTEGRAÇÃO ARTICULAÇÃO Variáveis humanas Variáveis Organizacionais Missão Objetivos Estrutura Tecnologia Planejamento Organização Direção Controle Habilidades Atitudes Valores Necessidades Ambiente Ambiente 12

13 AS PESSOAS MOTIVAÇÃO “Predisposição individual para exercer esforços que busquem o alcance de metas organizacionais, condicionada pela capacidade de esses esforços satisfazerem, simultaneamente, alguma necessidade individual” Peci & Sobral, 2008 Esforço Metas organizacionais Necessidade

14 CICLO MOTIVACIONAL EQUILÍBRIO INTERNO NECESSIDADE SATISFAÇÃO ESTÍMULO
DESEQUILÍBRIO EQUILÍBRIO INTERNO COMPORTA- MENTO NECESSIDADE SATISFAÇÃO ESTÍMULO

15 AS PESSOAS MOTIVAÇÃO Teoria da Hierarquia das Necessidades
Abraham Maslow O comportamento individual é motivado por estímulos internos, chamados de necessidades, considerados estados de carência ou privação. Apresenta relação hierárquica entre as necessidades, conforme seu nível de urgência ou prioridade.

16 AS PESSOAS MOTIVAÇÃO Teoria da Hierarquia das Necessidades
AUTO-REALIZAÇÃO: realização plena do Potencial e capacidades ESTIMA: independência, realização, reconhecimento SOCIAIS: integração, aceitação, afeto, participação SEGURANÇA: estabilidade e proteção da Integridade física e emocional FISIOLÓGICAS: alimentação, água, oxigênio, descanso Trabalho desafiante, crescimento profissional, participação nas decisões Reconhecimento, responsabilidades Amizade com colegas, chefia, interação Permanência no emprego, remuneração, trabalho seguro Horário de trabalho, intervalos de descanso, conforto

17 Maslow, 1943 (Apud Chiavenato, 1999)
AS PESSOAS MOTIVAÇÃO Teoria da Hierarquia das Necessidades Abraham Maslow O comportamento individual é motivado por estímulos internos, chamados de necessidades, considerados estados de carência ou privação. Apresenta relação hierárquica entre as necessidades, conforme seu nível de urgência ou prioridade. “O homem expande suas necessidades no decorrer da vida e, à medida que satisfaz as que são básicas, surgem outras que predominam na influência do seu comportamento” Maslow, 1943 (Apud Chiavenato, 1999)

18 AS PESSOAS MOTIVAÇÃO Teoria dos Dois Fatores Frederick Herzberg
Os fatores responsáveis pela motivação são substancialmente diferentes daqueles que determinam a insatisfação e a desmotivação no trabalho Satisfação e insatisfação decorrem de fatores diferentes Fatores Higiênicos: responsáveis pela insatisfação Fatores Motivacionais: responsáveis pela satisfação 30

19 FATORES MOTIVACIONAIS
AS PESSOAS MOTIVAÇÃO Teoria dos Dois Fatores FATORES MOTIVACIONAIS (Satisfacientes) FATORES HIGIÊNICOS (Insatiscientes) Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação a seu cargo) Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação a sua empresa) O trabalho em si Realização Reconhecimento Progresso profissional Responsabilidade As condições de trabalho Administração da empresa Salário Relações com o superior Benefícios e serviços sociais

20 AS PESSOAS MOTIVAÇÃO Teoria dos Dois Fatores FATORES MOTIVACIONAIS
SATISFAÇÃO NÃO-SATISFAÇÃO FATORES HIGIÊNICOS NÃO-INSATISFAÇÃO INSATISFAÇÃO

21 AS PESSOAS Clima Organizacional
Ambiente interno existente entre os membros da organização - Relacionado com o grau de motivação; - Influencia o seu comportamento Em resumo...

22 AS PESSOAS Comunicação Comunicação das atividades administrativas:
Atividades administrativas como: Planejamento Organização Gestão de grupos e equipes Treinamento Liderança Motivação Programação Controle Delegação Mudança organizacional Entrevista Conversas Reuniões Cartas escritas Relatórios escritos Relatórios verbais Telefonemas Memorandos Redes de comunicação interna Cumpridas Através de 22

23 AS PESSOAS Sistema telefônico Programa de televisão Componentes Fonte
Transmissor Canal Receptor Destino Ruído Voz humana Aparelho telefônico Fio condutor que liga um aparelho ao outro O outro aparelho telefônico Ouvido humano Estática, linha cruzada, chiados, interferências Palcos e atores Câmeras, vídeos e transmissores Antenas transmissoras e antenas receptoras Aparelho doméstico de TV Telespectador Estática, interferências e chiados 23

24 Comunicação eficiente
AS PESSOAS Comunicação eficiente Comunicação eficaz O emissor fala claramente. O transmissor funciona bem. O canal não apresenta ruído. O receptor funciona bem. Não há ruídos ou interferências internas ou externas. O emissor utiliza os melhores recursos para se comunicar. A mensagem é clara e objetiva. O significado é consonante. O destinatário compreende a mensagem. A comunicação é completa. A mensagem torna-se comum. O destinatário fornece retroação ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada. O que estava na cabeça do emissor está na cabeça do destinatário. 24

25 Padrões de referência do emissor Padrões de referência do receptor
AS PESSOAS O processo de comunicação Padrões de referência do emissor Significado Codificação Canal Mensagem Padrões de referência do receptor Decodificação Compreensão Retroação 25

26 AS PESSOAS * * * Barreiras à comunicação (Fontes de ruídos) Entrada
Idéias preconcebidas Interpretações pessoais Preconceitos pessoais Inabilidade de comunicação Dificuldade com o idioma Pressa ou urgência Desatenção ou negligência Desinteresse Outros interesses prioritários Emoção ou conflito Laconismo ou superficialidade Motivação Saída Mensagem tal como é enviada Mensagem tal como é recebida * * * 26

27 As Pessoas “Quando as emoções esmagam a concentração, o que está sendo esmagado é a capacidade mental cognitiva que os cientistas chamam de memória funcional, a capacidade de ter em mente toda informação relevante para a tarefa imediata” Goleman, 1995

28 Qual o papel do administrador em relação às pessoas?
GESTÃO DE PESSOAS Uma nova reflexão: Qual o papel do administrador em relação às pessoas? Em resumo...

29 ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO FINAL
- Para fins de composição do grau de A1, deverá ser confeccionado um trabalho escrito sobre o tema LIDERANÇA; - Deverá ser observada a seguinte estrutura de tópicos: Conceito; (0,3) Características do Líder; (0,3) Diferenças entre Líder e Administrador; (0,3) Fontes de poder; (0,3) Liderança situacional; (0,3) e A importância do Líder para as organizações. (0,5) Conteúdo: 2,0 Prazo: ,0 Total: ,0

30 ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO FINAL
- O trabalho deverá ter entre 3 e 5 páginas tratando daquele assunto; (-0,5) - Deverá ser fruto de uma pesquisa bibliográfica; - No trabalho deverá constar a bibliografia e fonte de dados; (-0,3 e -0,1) - Poderá ser feito em dupla; - Prazo de entrega: 17 de abril de 2012 (-1,0) - Deverá constituir-se em obra inédita; (-3,0) Dados técnicos: - Fonte Arial 12, espaçamento 1,5, margens esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm, numeração de página no rodapé e centralizada. - Utilizar capa padronizada conforme modelo do Manual de Trabalho Científico, disponível na plataforma.

31 GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz


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