A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc"— Transcrição da apresentação:

1 Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc
Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli

2 Método Científico O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conhecimentos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

3 Método Científico ETAPAS 1º Observação do fato (fenômeno natural)
2ª Levantamento de um problema (Por quê?) 3a Elaboração de Hipóteses (tentativas de respostas) 4ª Experimentação (fase da indução) 5ª Conclusões (fechamento do trabalho)

4 Etapas do Método Científico

5 Etapas do Método Científico
Etapa 1: Observação Quase todas as investigações científicas começam por uma observação que desperta a curiosidade ou suscita uma questão. Charles Darwin ao visitar as Ilhas Galápagos observou diversas espécies de tentilhões. Os seus bicos apresentavam largas variações e pareciam desempenhar papel importante na maneira pela qual o animal obtinha alimento. Os pássaros cativaram Darwin. Suas observações o levaram a formular uma pergunta que poderia ser submetida a teste.

6 Etapas do Método Científico
Etapa 2: Formulação da pergunta O objetivo da pergunta é estreitar o foco da investigação e identificar o problema em termos específicos. A pergunta que Darwin poderia ter feito, depois de ver tantos tentilhões diferentes, talvez fosse expressa assim: o que causou a diversificação dos tentilhões das ilhas Galápagos?

7 Etapas do Método Científico
Eis algumas outras questões científicas: O que faz com que as raízes de uma planta cresçam para baixo e o seu caule cresça para cima? Que marca de desinfetante bucal mata mais germes? Que forma de carroceria de automóvel reduz com mais eficiência a resistência do ar? Encontrar perguntas científicas não é difícil e não requer treinamento científico. Se você já se sentiu curioso sobre algo, se já quis saber o que causou algum acontecimento, então provavelmente já formulou uma pergunta que poderia servir de base a uma investigação científica.

8 Etapas do Método Científico
Etapa 3: Formulação da hipótese Perguntas anseiam por respostas e o próximo passo no método científico é sugerir uma possível resposta em forma de hipótese. Uma hipótese é, muitas vezes definida, como um palpite informado porque quase sempre se baseia nas informações que você dispõe sobre um tópico.

9 Etapas do Método Científico
Por exemplo, se você desejasse estudar o problema relacionado à resistência do ar, poderia já ter a sensação intuitiva de que um carro em forma de pássaro poderia enfrentar menos resistência do ar do que um carro em forma de caixa. Essa intuição pode ser usada para ajudar a formular uma hipótese. Em termos gerais, uma hipótese é expressa na forma de uma declaração "se... então".

10 Etapas do Método Científico
Ao fazer uma declaração como essa, os cientistas estão praticando o raciocínio dedutivo, que é o oposto do raciocínio indutivo. A dedução, na lógica, requer movimento do geral para o específico. Exemplo: se o perfil da carroceria de um carro se relaciona à resistência do ar que ele encontra, então um carro em forma de pássaro será mais aerodinâmico do que um carro em forma de caixa.

11 Etapas do Método Científico
Para formularmos uma hipótese devemos: - usar a dedução; - ir do geral para o específico; - poder testá-la; - poder contestá-la.

12 Etapas do Método Científico
Etapa 4: Experiência controlada Muitas pessoas pensam em uma experiência como algo que acontece em um laboratório. Mas as experiências não necessariamente envolvem as bancadas de um laboratório ou tubos de ensaio. No entanto, elas precisam ser montadas de forma a testar uma hipótese específica e precisam ser controladas. Controlar uma experiência significa controlar todas as variáveis, de modo que apenas uma esteja aberta a estudo.

13 Etapas do Método Científico
Etapa 5: Análise os dados e conclusão Durante uma experiência, os cientistas reúnem dados quantitativos e qualitativos. Em meio a essas informações, se eles tiverem sorte, terão indícios que podem ajudar a sustentar ou a rejeitar uma hipótese. O volume de análise necessário para chegar a uma conclusão pode variar amplamente. Ocasionalmente, é preciso usar ferramentas analíticas sofisticadas para analisar os dados. De qualquer forma, o objetivo final é provar ou negar uma hipótese e, ao fazê-lo, responder à pergunta original.

14 “Estar em sintonia com a produção científica contemporânea – para além daquela que tradicionalmente é abordada – e com resultados da pesquisa em ensino de Ciência é algo imprescindível para uma atuação docente consistente, seja a dos professores de Ciências, seja a de seus formadores.” Delizoicov, Angotti & Pernambuco

15 “Você sabia que o homem pré-histórico não conseguia entender os fenômenos da natureza, por isso tinha reações de medo? “


Carregar ppt "Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google