A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 8 - Relação entre a Ciência e a sociedade: o impacto ambiental do desenvolvimento científico-tecnológico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 8 - Relação entre a Ciência e a sociedade: o impacto ambiental do desenvolvimento científico-tecnológico."— Transcrição da apresentação:

1 Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 8 - Relação entre a Ciência e a sociedade: o impacto ambiental do desenvolvimento científico-tecnológico – parte 2 Profª Lucia Amim

2 Homem e o Meio Ambiente Com a evolução da raça humana, notaram-se importantes avanços na tecnologia das ferramentas e o rápido crescimento da população. O rápido crescimento demográfico ocasionou o impacto do homem sobre o meio ambiente.

3 O crescimento contínuo das sociedades humanas remonta as sociedades pré-capitalistas e permanece em nossa concepção, causando danos irreversíveis à natureza.

4 A Revolução Industrial, ocorrida nos séculos XVIII e XIX, estabelece a necessidade social da expansão permanente do mercado e com isso, o crescente poder de compra, o consumismo. Começou-se a consumir aceleradamente os recursos naturais não-renováveis, como os minérios e combustíveis fósseis.

5 A questão tecnológica apresenta-se também como outro fator importante na questão ambiental. A tecnologia é o reflexo do modelo sócio-econômico e se desenvolve segundo os seus princípios.

6 No cenário internacional, a partir da Convenção de Viena,1985 principais objetivos eram o de proteger a saúde humana e o meio ambiente contra os efeitos adversos, possivelmente, resultantes das atividades que modificavam a camada de ozônio.

7 A camada de ozônio A destruição da Camada de Ozônio é um dos mais severos problemas ambientais da nossa era. Sua destruição ainda que parcial, diminui a resistência natural que oferece à passagem dos raios solares nocivos à saúde de homens, animais e plantas. As consequências mais citadas seriam o câncer de pele, problemas oculares, diminuição da capacidade imunológica, etc.

8 A parte azul mais escura representa o buraco da camada de ozônio A camada de ozônio

9 O ozônio (O 3 ) encontra-se na estratosfera. Está situado entre 10 e 50 Km de altitude. É indispensável para o desenvolvimento e manutenção da vida na Terra. Realiza uma espécie de filtragem dos raios solares Promove a retenção dos raios ultravioletas Vídeo- Camada de ozônio- Globo Ecologia. A camada de ozônio

10 Os recursos naturais (animais e vegetais) continuaram a ser muito explorados, surgindo a contínua extinção de espécies Macaco barrigudo Saqui cabeça de algodão Onça preta Panda gigante Cervo do pantanal

11 Outros recursos passam a ser ameaçados em grande escala pela primeira vez, como o ar, o solo e a água. Surgem novos tipos de poluição: a sonora, a térmica, a visual e a radioativa.

12 Trânsito nas grandes cidades: poluição sonora no dia-a-dia. Efeitos negativos da poluição sonora na Saúde dos seres humanos: · Insônia · Estresse · Depressão · Perda de audição · Agressividade · Perda de atenção e concentração · Perda de memória · Dores de Cabeça · Aumento da pressão arterial · Cansaço · Gastrite e úlcera · Queda de rendimento escolar e no trabalho · Surdez Poluição sonora

13 Recomendações importantes para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora : evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de Rock, fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento. Poluição sonora

14 Poluição do ar Poluição do ar: gerador de problemas respiratórios para a população Principais poluentes do ar: CO 2, CH 4, NO,NO 2, CFCs, CO, SO, O 3

15 Algumas medidas para solucionar os problemas da Poluição do Ar A existência de uma rigorosa legislação antipoluição, que obrigue as fábricas a instalarem filtros nas suas chaminés, a tratar os seus resíduos e a usar processos menos poluentes. Penalizações para as indústrias que não estiverem de acordo com as Leis; Controle rigoroso dos combustíveis e sobre seu grau de pureza; Criação de dispositivos de controle de poluição; Vistoria nos veículos automotores para retirar de circulação os desregulados; Aplicação de rodízio de carros diariamente;

16 Poluição das águas Água, líquido incolor, inodoro, essencial à vida humana, Um homem de 70 kg deve ingerir diariamente, cerca de 2,5 litros de água por dia Ela é usada para os mais diversos objetivos, como gerar energia elétrica, industrialização ou agricultura. A humanidade, entretanto, habituou-se a tratar a água como algo inesgotável na natureza. O desperdício é enorme e os recursos finitos.

17 O SUPERAQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS Elevação do nível dos mares Alterações climáticas em todo o planeta Aumento da biomassa terrestre e oceânica Modificações profundas na vegetação característica de certas regiões e típicas de determinadas altitudes Aumento na incidência de doenças e proliferação de insetos nocivos ou vetores de doenças

18 O PROTOCOLO DE KYOTO Acordo internacional, assinado por 84 países, em 1997, em Kyoto no Japão, que estabelece, entre 2008 e 2012, a redução de 5,2% dos gases-estufa, em relação aos níveis em Metas de redução: Países da União Européia – 8% Estados Unidos – 7% Japão – 6% Para a China e os países em desenvolvimento, como Brasil, Índia e México, ainda não foram estabelecidos níveis de redução.

19 O Planeta Terra Pede Socorro


Carregar ppt "Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 8 - Relação entre a Ciência e a sociedade: o impacto ambiental do desenvolvimento científico-tecnológico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google