A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia e Teorias da Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia e Teorias da Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Profa. Ms. Maria Cecília Galvão Carga Horária 80 horas

2 Ementa A educação, a aprendizagem e a psicologia..
Objeto e método de estudo da Psicologia da Aprendizagem. Principais condicionantes psicológicos do ato de conhecer. Teorias da Aprendizagem. Principais teorias que influenciam e/ou influenciaram o processo educacional brasileiro: estudo crítico de propostas curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O processo de ensino e aprendizagem: dificuldades de aprendizagem, intervenção e prevenção.

3 Objetivos da disciplina
Caracterizar e discutir acerca dos modelos e teorias da aprendizagem humana. Analisar as concepções da aprendizagem identificando quais fatores são determinantes para a mesma. Verificar como as principais tórias em Psicologia da prendizagem influenciam e/ou influenciaram o processo educacional brasileiro: aspectos epistemológicos, sociais e políticos da interrelação psicologia e educação. discutir questões que envolvam dificuldades de aprendizagem e técnicas de intervenção e prevenção. Justificar a importância da psicologia da aprendizagem na formação do educador.

4 Programa da Disciplina
1. Concepções de aprendizagem, tipos e fatores determinantes. 1.1. Aprendizagem: conceitos de comportamento e de aprendizagem 1.2. Fatores intrapessoais do processo de ensino e aprendizagem: inteligên- cia, personalidade, motivação; 2.O Processo de Ensino-Aprendizagem de acordo com as teorias. 2.1. A Teoria Comportamental; 2.2. A Teoria da Assimilação Significativa de Ausubel; 2.3. A Teoria Psicogenética de Piaget; 2.4. A Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky e o conceito de ZPD 2.5. Teoria Psicanalítica de Freud; 2.6. A Teoria das Inteligências Múltiplas; 2.7. A Teoria da Inteligência Emocional. 2.8. As Teorias e sua influência no processo educacional brasileiro

5 Programa da Disciplina
3. Fatores que dificultam a aprendizagem: práticas de prevenção e intervenção. 3.1. Áreas que intervém no processo de aprendizagem: pedagógicas, psicológicas, sociais e afetivas. 3.2. Utilização de Métodos e técnicas específicas para o diagnóstico 3.3. Níveis de desenvolvimento: psicomotor, perceptivo, cognitivo. 4. O educador como profissional da aprendizagem 4.1. Importância do conhecimento psicológico na prática pedagógica 4.2. O assessoramento psicopedagógico no marco da reforma do sistema educativo.

6 Avaliações A1- 08/10/2012 A2- 03/12/2012 A3- 12/12/2012

7 Bibliografia Complementar
Bibliografia Básica CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 36 ed. Petropolis: Vozes,2007. MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EDU, 2006. Bibliografia Complementar ALMEIDA, Leandro. Inteligência: defi nição e medida. Portugal: Aveiro - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional, 1994. ARANHA, M.L.A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 3 edição, São Paulo: Moderna, 2006. ASSMANN, H. Reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 1998. BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2008. CAMPOS, D.M.S. Psicologia da Aprendizagem. 36. Ed, Petrópolis – RJ: Vozes, 2007. CAPRA, F. A Teia da vida: Uma nova compreensão científi ca dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006. CHAVES, J. A compreensão da pessoa: Psicologia da Personalidade. São Paulo: Ágora, 1992.

8 FAIRSTEIN, G.A. Como se aprende? São Paulo: Loyola, 2005.
FONTANA, D. Psicologia para professores. 2. Ed. São Paulo: Manole, 1991. GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. GARDNER, H. Inteligência: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 1998. GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática, trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese, Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. GOLD, S. J. A falsa medida do homem. (trad. Valter Lellis Siqueira) 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. KAY, J.; TASMAN, A.; LIEBERMAN, J.A. Psiquiatria: Ciência comportamental e fundamentos clínicos. São Paulo: Manole, 2002. MYERS, David. Psicologia. 7 ed. Rio de Janeiro: LCT, 2006. NÉRICI, I. Educação e Ensino. São Paulo: IBRASA, 1985. OLIVEIRA, M. Kohl de. Piaget e Vygotsky. São Paulo: Ática, 1996. TAPIA, J.A. ; FITA,E.C. A motivação em sala de aula: o que é , como se faz. 7. Ed. São Paulo: Loyola, 2006. VISCA, Jorge. Psicopedagogia: novas contribuições. RJ.:Nova Fronteira, 2006.


Carregar ppt "Psicologia e Teorias da Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google