A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO."— Transcrição da apresentação:

1 Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO

2 O QUE É? O texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico, pois é aquele que desenvolve ou explica um assunto, discorre sobre ele.

3 Argumentativo – o que é? Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.

4 Diferença entre Tema e Título
Tema é o assunto sobre o qual você irá escrever, ou seja, a ideia que será defendida ao longo de sua composição. Título é a expressão, geralmente curta, colocada no início do trabalho; ele é na verdade, apenas uma vaga referência ao assunto que será abordado.

5 O jovem e a política TÍTULO TEMA
Ultimamente temos um enorme interesse dos jovens em participar da vida política desta nação.

6 TÍTULO A cidade e seus problemas TEMA A cidade do Rio de Janeiro enfrenta atualmente grandes problemas.

7 TÍTULO TEMA A importância da Península Arábica
Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome vem desta região.

8 TÍTULO TEMA As cotradições na era da comunicação
Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só.

9 É uma referência vaga ao assunto.
A partir dos exemplos apresentados anteriormente, constatamos que existem as seguintes diferenças entre tema e título: TEMA TÍTULO É uma referência vaga ao assunto. É uma expressão mais curta que o tema. Na maioria das vezes, não contém um verbo. É uma afirmação sobre determinado assunto , em que se percebe uma tomada de posição. É uma oração que apresenta um começo, meio e final. Por ser uma oração, deve apresentar ao menos um verbo.

10 Estrutura do texto dissertativo argumentativo
Introdução Apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a idéia principal do texto.

11 Esquema da introdução Tema: Chegando ao terceiro Milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. POR QUÊ? *arg. 1: existem populações imersas em completa miséria. *arg. 2: a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. *arg. 3: o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. 1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3

12 Texto definitivo (Introdução)
Chegando ao terceiro Milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos(tema), pois (elementos de coesão) existem populações imersas em completa miséria (argumento 1) , a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e (argumento 2), além do mais (elementos de coesão), o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. (argumento 3)

13 Desenvolvimento 2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1; 3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2. 4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3.

14 Esquema de Desenvolvimento
Assim no próximo parágrafo, escreva tudo o que souber sobre o fato de existirem populações miseráveis. Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - , encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. Como você pode perceber, convém, vez por outra, lançar mão de certos exemplos para comprovar suas afirmações.

15 Esquema de Desenvolvimento
No parágrafo seguinte desenvolve-se o segundo argumento: Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coreia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou. Note a presença da expressão Além disso no início do parágrafo, que estabelece coesão com o parágrafo anterior. Ela deve ser colocada para evidenciar o fato de que os parágrafos se relacionam.

16 Esquema de Desenvolvimento
Falemos agora do terceiro argumento: Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável. Observe expressão Outra preocupação constante, colocada no início desse parágrafo. Ela é o elemento de coesão com o parágrafo anterior do Desenvolvimento. Estabelece a conexão entre os argumentos apresentados.

17 Texto definitivo (Desenvolvimento)
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - , encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. (2º parágrafo) Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coreia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou. (3º parágrafo) Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável. (4º parágrafo)

18 Esquema de Conclusão 5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final. Com base nessa orientação, já podemos redigir o parágrafo final, ou seja, a Conclusão. Em virtude dos fatos mencionados, (expressão inicial) somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. (reafirmação do tema) É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras. (observação final)

19 Texto definitivo (Conclusão)
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras. (5º parágrafo)

20 Terra: uma preocupação constante
Texto definitivo Terra: uma preocupação constante Chegando ao terceiro Milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos,pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - , encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coreia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou. Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

21 Esquema de Dissertação nº 1
1º parágrafo TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 Introdução

22 Esquema de Dissertação nº 1
2º parágrafo Desenvolvimento do argumento 1 Desenvolvimento

23 Esquema de Dissertação nº 1
3º parágrafo Desenvolvimento do argumento 2 Desenvolvimento

24 Esquema de Dissertação nº 1
4º parágrafo Desenvolvimento do argumento 3 Desenvolvimento

25 Esquema de Dissertação nº 1
5º parágrafo Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final Conclusão

26 LEMBRE-SE: Clareza Concisão Coerência e coesão Elegância
Nem todos os textos dissertativos que circulam seguem esta estrutura, porém trata- se de uma maneira clara e compreensível de se expressar e produzir textos com: Clareza Concisão Coerência e coesão Elegância


Carregar ppt "Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google