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GRUPO: ALESSANDRA TAVARES MOREIRA ANDRÉA BARBOSA DE LIMA DÉBORA CRISTINA DE ANDRADE VIDAL FERNANDA CRISTINA DA SILVA PROF. DANIELLA BERGAMINI 2012.1.

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1 GRUPO: ALESSANDRA TAVARES MOREIRA ANDRÉA BARBOSA DE LIMA DÉBORA CRISTINA DE ANDRADE VIDAL FERNANDA CRISTINA DA SILVA PROF. DANIELLA BERGAMINI

2 CONCEITO ORIGEM ATIVIDADE-MEIO E ATIVIDADE FIM VANTAGENS DESVANTAGENS ÁREAS DE APOIO MAIS TERCEIRIZADAS ESTUDO DE CASO CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA

3 CONCEITO Técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa, a mudanças de cultura, procedimentos, sistemas e controles, capilarizando toda malha organizacional, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia da empresa para sua atividade principal. (GIOSA,Lívio A. Terceirização: uma abordagem estratégica. São Paulo, 1993)

4 CONCEITO É o ato de transferir algumas atividades internas e a responsabilidade de decisões de uma empresa para um fornecedor externo (CHASE; JACOB; AQUILANO. Administração da produção para a vantagem competitiva. São Paulo, 2004)

5 Terceirização = outsourcing Hoje a terceirização, também chamada de outsourcing é usada em larga escala por grandes corporações brasileiras. Esta prática visa a redução de custo e o aumento da qualidade. É observada diversos tipos de empresas, tais como telecomunicações, mineração, indústrias, entre outras.

6 ORIGEM Surgiu nos EUA, logo após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando em período de grande recessão, se fazia necessário um sistema inteligente de produção rápida, proporcionando a ocupação da mão-de-obra ociosa existente.

7 ORIGEM N aquela época, as indústrias bélicas tinham como desafio concentrar-se no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades de suporte a empresas prestadoras de serviços mediante contratação.

8 ATIVIDADE-MEIO E ATIVIDADE FIM O artigo 581, parágrafo 2° da CLT dispõe que se entende por atividade-fim a que caracterizar a unidade de produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente em regime de conexão funcional.

9 O que não se deve terceirizar? O princípio básico é que não se terceirize a sua atividade-fim. A atividade-fim de uma empresa é a razão de existir dessa empresa. Terceiriza-se: segurança limpeza transporte de funcionários logística a escrituração contábil e fiscal o departamento de pessoal a auditoria interna a guarda dos documentos, etc. O objetivo é que qualquer serviço que não esteja diretamente ligado a atividade principal da empresa seja repassado a terceiros.

10 VANTAGENS Diminuição de custo Foco na atividade-fim (máximo de excelência) Melhoria do controle de gerenciamento

11 DESVANTAGENS Perda de controle dos funcionários Desconhecimento da filosofia da empresa contratante por parte do terceirizado pode atrapalhar Dificuldade para encontrar a empresa parceira ideal

12 ÁREAS DE APOIO MAIS TERCEIRIZADAS Limpeza Restaurante Manutenção predial, de refrigeração de auto e de fábrica Transportes

13 BIBLIOGRAFIA Empresas.htm/printable Empresas.htm/printable EXTRAÍDO EM 21/05/12 se/artigos/terceirizacao/22750/ se/artigos/terceirizacao/22750/ EXTRAÍDO EM 21/05/12 negocios/terceirizacao-reducao-de-custos-e-aumento-da- qualidade/52792/ negocios/terceirizacao-reducao-de-custos-e-aumento-da- qualidade/52792/ EXTRAÍDO EM 21/05/2012 faces-da-terceirizacao-de-servicos/46348/ faces-da-terceirizacao-de-servicos/46348/ EXTRAÍDO EM 21/05/12

14 BIBLIOGRAFIA VIEIRA, Zânia Maria. Metamorfose no trabalho industrial: Um estudo sobre os impactos da Terceirização na cultura organizacional. Editora E-papers, CHASE; JACOB; AQUILANO. Administração da produção para a vantagem competitiva. São Paulo, 2004 GIOSA,Lívio A. Terceirização: uma abordagem estratégica. São Paulo, 1993


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