A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas"— Transcrição da apresentação:

1 A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Matemática x Língua Portuguesa Matemática x Geografia Matemática x Ciências

2 OBJETIVOS Refletir sobre a importância da interdisciplinaridade;
Identificar a presença da matemática em diversas outras matérias.

3 A inter-relação da matemática com outras disciplinas
(...) ensinar matemática é, antes de mais nada, ensinar a ‘pensar matematicamente’, a fazer uma leitura matemática do mundo e de si mesmo. “É uma forma de ampliar a possibilidade de comunicação e expressão, contribuindo para a interação social, se pensada interdisciplinarmente” (FAZENDA, 2003, p.62).

4 Primeiras séries do fundamental: aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Ciências, Geografia, Artes, etc. Inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas já nas séries iniciais do Ensino Fundamental Estimular os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas Mostrar que ao se calcular altitude na aula de Geografia, também esta sendo utilizada a Matemática.

5 PROJETOS DIDÁTICOS Tática de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar O professores podem inserir o estudo de temas entre matérias que não pertencem a mesma disciplina em questão, mas que envolvam duas ou mais delas. Projetos didáticos não devem ter a obrigatoriedade de juntar disciplinas, porém seria de extrema importância a realização dessa inter-relação. Projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos alunos Qual decisão tomar? Que caminho seguir? Fazer cronogramas, considerando metas e condições iniciais

6 PROJETOS DIDÁTICOS Um projeto é bom pelas aprendizagens que proporciona a seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final. Fazer uma apresentação considerada linda pelos pais pode ser até importante para as relações da escola com eles, mas não garante a realização das aprendizagens que justificaram o projeto, quando de seu planejamento.

7 Séries Iniciais Professor trabalha todas as disciplinas
No desenvolvimento de projetos didáticos fica mais fácil definir e executar os objetivos em Língua Portuguesa, História e Geografia.

8 EXEMPLO Realizar um projeto onde os alunos possam por em prática seus conhecimentos relacionando as características da matéria de forma lúdica; Fazer uma pesquisa sobre a história da matemática; Identificar os locais onde aconteceram os grandes fatos marcantes na história da matemática.

9 EXEMPLO Alunos do 4ª ou 5ª ano realizam pesquisa onde eles analisem a quantidade de água que uma pessoa consome Além de estudar a questão da obtenção, produção e distribuição de água potável por pessoa, eles aprendem também a fazer e utilizar as médias aritméticas em Matemática. É muito comum, nessas discussões, o uso do “consumo médio” e “consumo médio per capita”. Assim, se incluem neste caso os temas transversais saúde e meio ambiente.

10 Evitar, em Ciências Naturais, evitar a compartimentalização do conhecimento.
Exemplo: com o tema corpo humano, é comum estudarmos com as crianças os sistemas orgânicos de forma isolada, que impede os alunos de relacionarem o que estão aprendendo com hábitos relativos à sua própria saúde.

11 Matemática X Língua Portuguesa
Poesia Matemática - Millôr Fernandes

12 EXPRESSÕES MATEMÁTICAS CONSTANTES NA LINGUAGEM COTIDIANA
 “ chegar a um denominador comum “; “ dar as coordenadas “; “ sair pela tangente “; “ ver de um outro ângulo “; “ numa fração de segundo”.

13 Matemática X Geografia
A geografia, vista interdisciplinarmente, ao lado das habilidades de descrever, observar e localizar pode contribuir também para um processo de comparação que conduza a novas explicações. (FAZENDA, 2003, p.62).

14 Trabalhando tanto meio ambiente (reciclagem), quanto o sistema de numeração (número 9)

15 Matemática X Ciências Trabalhando o sistema solar (Ciências) e o sistema de numeração

16 Atividade de Avaliação
Página 21 do Material Didático

17 Atividade Complementar
Faça uma resenha critica, dos tópicos, do artigo: Interdisciplinaridade e Matemática” publicado no site: Tópicos: A escola e as disciplinas (metade de uma pág. 24); Interdisciplinaridade: consenso (metade de uma pág. 24); Interdisciplinaridade: Obstáculos (metade de uma pág. 25); Interdisciplinaridade:sistemas filosóficos (metade de uma pág. 25/26; Transdisciplinaridade (metade de uma pág. 32/33); O caso da Matemática (três quartos da pág.33);

18 REFLITAM!!


Carregar ppt "A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google