A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia e Teorias da Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia e Teorias da Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
OBJETIVOS 1- Caracterizar e discutir acerca dos modelos e teorias da aprendizagem humana 2- Analisar as concepções da aprendizagem identificando quais fatores são determinantes para a mesma

2 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
OBJETIVOS 3- Verificar como as principais teorias em Psicologia da Aprendizagem influenciam e/ou influenciaram o processo educacional brasileiro: aspectos epistemológicos, sociais e políticos da interrelação psicologia e educação 4- Discutir questões que envolvam dificuldades de aprendizagem e técnicas de intervenção e prevenção.

3 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
OBJETIVOS 5- Justificar a importância da psicologia da aprendizagem na formação do educador

4 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
EMENTA A educação, a aprendizagem e a psicologia.. Objeto e método de estudo da Psicologia da Aprendizagem. Principais condicionantes psicológicos do ato de conhecer. Teorias da Aprendizagem. Principais teorias que influenciam e/ou influenciaram o processo educacional brasileiro: estudo crítico de propostas curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O processo de ensino e aprendizagem: dificuldades de aprendizagem, intervenção e prevenção.

5 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
PROGRAMA 1. Concepções de aprendizagem, tipos e fatores determinantes Aprendizagem: conceitos de comportamento e de aprendizagem 1.2. Fatores intrapessoais do processo de ensino e aprendizagem: inteligência, personalidade, motivação;

6 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
PROGRAMA 2.O Processo de Ensino-Aprendizagem de acordo com as teorias A Teoria Comportamental; A Teoria da Assimilação Significativa de Ausubel; A Teoria Psicogenética de Piaget; A Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky e o conceito de ZPD 2.5. Teoria Psicanalítica de Freud; A Teoria das Inteligências Múltiplas; A Teoria da Inteligência Emocional As Teorias e sua influência no processo educacional brasileiro

7 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
PROGRAMA 3. Fatores que dificultam a aprendizagem: práticas de prevenção e intervenção Áreas que intervém no processo de aprendizagem: pedagógicas, psicológicas, sociais e afetivas Utilização de Métodos e técnicas específicas para o diagnóstico Níveis de desenvolvimento: psicomotor, perceptivo, cognitivo.

8 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
PROGRAMA 4. O educador como profissional da aprendizagem 4.1. Importância do conhecimento psicológico na prática pedagógica O assessoramento psicopedagógico no marco da reforma do sistema educativo.

9 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 30. ed. Petropolis: Vozes,2000. MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EDU, 1999. 

10 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FONSECA, Vitor da. Introducao as dificuldades de aprendizagem. 2. ed. rev. e aumentada. Porto Alegre: ARTMED, 1995. GARDNER, H. Estruturas mentais da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. OLIVEIRA, M. Kohl de. Piaget e Vygotsky. São Paulo: Ática, 1996.

11 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
1- Quais as suas expectativas em relação a disciplina? 2- Em que aspecto a disciplina Psicologia e Teorias da Aprendizagem pode favorecer a sua formação? 3- Quais as Teorias da Aprendizagem que você conhece? 4- Qual a aplicabilidade prática dessas teorias?

12 Psicologia e Teorias da Aprendizagem
AVALIAÇÕES: A1: 30/04/2012 A2: 02/07/2012 A3: 16/07/2012


Carregar ppt "Psicologia e Teorias da Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google