A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I Prof. M.Sc. Mauricio Ferreira Magalhães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I Prof. M.Sc. Mauricio Ferreira Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I Prof. M.Sc. Mauricio Ferreira Magalhães

2 A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre, que nem sempre apresentou a mesma composição química.

3 Antes a atmosfera era constituída por: Hidrogênio Metano Amônia Ferro elementar Actualmente a atmosfera é constituída por: 78% de Nitrogênio 21% de Oxigênio 1% de Dióxido de Carbono, Vapor de Água, Metano, Crípton, Xénon, Ozono, Néon, Árgon …

4 Composição do ar na Troposfera

5 Importância da Atmosfera Filtra e absorve a radiação nociva Protege a terra dos corpos celestes Controla a temperatura (Equilíbrio térmico) Fonte de vida

6 Estrutura vertical da Atmosfera

7 CAMADAS DA ATMOSFERA

8 Estrutura vertical da Atmosfera Troposfera Estratosfera Mesosfera Termosfera (ionosfera) Exosfera

9 Características da Troposfera A temperatura diminui com a altitude, cerca de 0,6ºC por 100m Onde se processam todo o tipo de fenómenos meteorológicos Contém gases, vapor de água e poeiras Tem uma espessura de cerca 12 km no equador e 6 km nos pólos Tem como limite superior a tropopausa

10 Características da Estratosfera Estende-se desde o limite da troposfera até cerca dos 50 km de altitude, a estratopausa. Nesta camada, a temperatura mantém-se constante até cerca dos 25 km, subindo depois com a altitude. Este fato deve-se à existência do ozônio, gás que absorve uma parte importante da radiação ultravioleta (solar) que penetra na atmosfera (protegendo a Terra destes raios nocivos), e aí provoca um aumento da temperatura.

11 Características da Mesosfera Caracteriza-se pela descida da temperatura (80ºC negativos). É uma camada com temperaturas muito baixas porque absorve a energia solar. Tem como limite a mesopausa

12 Características da Termosfera É constituída por uma camada que se estende da menopausa até cerca de 500km a 600km de altitude, termopausa. A temperatura aumenta com a altitude, atingindo 200ºC. O nome ionosfera deve-se ao facto dos gases que a constituem, serem muito rarefeitos, apresentando-se as moléculas sob forma de partículas electrizadas, ou seja íons. Tem como limite superior a termopausa.

13 Características da Exosfera A camada que está para além da ionosfera e é a parte mais externa da atmosfera. É uma camada que faz ligação entre a atmosfera e entre o espaço interplanetário.

14 CLIMAS NO PLANETA

15 O TEMPO E O CLIMA O que é clima? É a sucessão dos estados de tempo. Qual a diferença entre tempo e clima? Tempo e o clima são conceitos usados em Meteorologia para se entender o comportamento da atmosfera em diferentes "intervalos de tempo". O tempo em uma determinada região do planeta, pode ser considerado como a soma da ação de diversas variáveis atmosféricas (por exemplo: chuva, sol e vento) num limitado e curto período. O clima de uma região é o comportamento médio da atmosfera por um longo período de tempo, que podem ser meses ou anos. Qual é a influência do clima em nossas vidas? A cada dia que passa, a influência do clima se expande mais, pois a economia gira em torno de situações climáticas, e nós somos muito dependentes dela.


Carregar ppt "Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I Prof. M.Sc. Mauricio Ferreira Magalhães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google