A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é O que é Aprendizagem?. um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta, como se verifica na teoria na teoria conexionista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é O que é Aprendizagem?. um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta, como se verifica na teoria na teoria conexionista."— Transcrição da apresentação:

1 O que é O que é Aprendizagem?

2 um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta, como se verifica na teoria na teoria conexionista da aprendizagem; O ajustamento ou adaptação do indivíduo ao ambiente, conforme a teoria funcionalista; Um processo de reforço do comportamento, segundo a teoria baseada em um sistema dedutivo-hipotético, formulada por Hull;

3 Um condicionamento de reações, realizado por diversas formas, tal como se verifica, por exemplo, no condicionamento contíguo de Guthrie ou no condicionamento operante de Skinner; Um processo perceptivo, em que se dá uma mudança na estrutura cognitiva, de acordo com as proposições das teorias gestaltistas.

4 Se confundem com os modelos de aprendizagem ou seja, com tipos de aprendizagem; Meios pelos quais a aprendizagem acontece. Fenômeno da aprendizagem é um só, condicionado por três elementos básicos: cognição, psicomotricidade e afetividade; Cada modalidade de aprendizagem é caracterizada pelo predomínio de um desses três aspectos;

5 O elemento básico de toda e qualquer aprendizagem é a memória; Vias de aprendizagem Aprendizagem por experiência de vida ou vivencial; Aprendizagem por tradição; Aprendizagem por imitação; Aprendizagem por reflexão pessoal; Aprendizagem por diálogo; Aprendizagem por pesquisa científica; Aprendizagem por intuição; Aprendizagem por hábito; Aprendizagem por condicionamento

6 A aprendizagem cognitiva é aquela em cujo processamento predominam os elementos de natureza intelectual tais como percepção, raciocínio, memória, etc, e constituem uma aprendizagem do tipo ideativo onde se pode-se distinguir conhecimento de informação; A aprendizadem ideativa não pode prescindir das funções cognitivas: - percepção refere-se a forma como o indivíduo interpreta os estímulos do meio ambiente utilizando sua experiência e vivência anteriores e necessidades presentes, diretamente através dos órgãos dos sentidos;

7 Atenção entre os muitos estímulos do meio ambiente, o indivíduo seleciona e percebe somente alguns aspectos ambientais. - 2 tipos de atenção : voluntária e involuntária. Na atenção involuntária ou espontânea a pessoa parece ter menos atuação sobre a escolha de sua atenção Na atenção voluntária o indivíduo escolhe o foco da sua atenção que exige um esforço mental para determinado fim. É uma atividade psíquica que permite as representações dos conceitos dos objetos da atenção para que permaneçam por maior ou menor tempo no campo da consciência.

8 Formação de conceitos – aquisição de conhecimentos organizados sob a forma de conceitos ou ideias gerais: 1ª etapa- percepção do objeto; mais tarde na ausência do objeto sua imagem é evocada; Memória- constitui um dos fatores que colabora para o exercício das funções do raciocínio e da generalização Na aprendizagem ideativa, isto é de conceitos e princípios, podem assinalar os processos de insigth e do ensaio-erro

9 Execução de movimentos ou tarefas motoras com base cognitiva e afetiva é representada pela aquisição de habilidades e destrezas para realizar determinadas tarefas; Habilidade representa a potencialidade; A destreza a efetivação desta potencialidade; Através das habilidades de destrezas o indivíduo adquire o automatismo que são padrões fixos de condutas selecionadas;

10 Os padrões podem se classificar em 2: primários e secundários; Padrões primários movimentos globais do corpo; Padrões secundários envolve o controle do músculos menores; Fatores que contribuem para que essa aprendizagem ocorra: A- compreensão da situação B- a coordenação de movimentos C-automatização da aprendizagem

11 Aprendizagem de valores que estruturam a maneira de ver e de sentir. Valores que marcam a individualidade comportamental e todos os setores da vida. Aspecto afetivo - emocional participa mais afetivamente no processo de aprendizagem, como que estado de aceitação, não aceitação ou de expectativa a algo. Muitas experiências que ocorrem em momentos difíceis e conturbados de nossa vida acabam influenciando nossa aprendizagem.

12 São dois processos básicos: 1- processo de condicionamento de reação- uma resposta afetiva agradável por determinada situação, ou à situação semelhante; 2- processo de imitação – quando alguém imita, age propositadamente para atingir um objetivo ou para evitar consequências desagráveis.


Carregar ppt "O que é O que é Aprendizagem?. um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta, como se verifica na teoria na teoria conexionista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google